A Terra no espaço (L1 - L3)

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

1 - Condições da Terra que permitem a existência de vida 1.1 A Terra no espaço :

1 - Condições da Terra que permitem a existência de vida 1.1 A Terra no espaço Profª Adelaide Sedas 2012-2013

PowerPoint Presentation:

PARA ALÉM DA TERRA… Profª Adelaide Sedas

Observando o Céu:

Observando o Céu Vivemos num planeta a que chamamos Terra. Do nosso planeta podemos observar o céu… … todo o espaço por cima de nós. E ele é deslumbrante! Desde sempre a humanidade o contemplou com curiosidade e admiração… … e tentou desvendar os seus mistérios .

PowerPoint Presentation:

Quando olhas para o céu, à noite, o que vês? Profª Adelaide Sedas

ESTRELAS, MILHARES E MILHARES DE ESTRELAS! MAS SERÃO SÓ ESTRELAS??:

ESTRELAS, MILHARES DE ESTRELAS! MAS SERÃO SÓ ESTRELAS? Profª Adelaide Sedas ESTRELAS, MILHARES E MILHARES DE ESTRELAS! MAS SERÃO SÓ ESTRELAS??

O que vemos?:

O que vemos? Quais os astros que se destacam? Durante o dia… O Sol Durante a noite… A Lua a “nossa” estrela É um corpo luminoso , astro com luz própria. o nosso satélite É um corpo iluminado , não tem luz própria, reflecte a luz do Sol.

PowerPoint Presentation:

Conjuntos de estrelas - as constelações e outros planetas, cometas, … … galáxias … Profª Adelaide Sedas Podemos ainda ver…

PowerPoint Presentation:

 O Sol é a nossa estrela que nos ilumina e aquece.  É uma estrela semelhante a muitas outras que vemos a brilhar no céu!  Para nós é a maior e a mais brilhante porque é a que está mais perto da Terra. Uma estrela é um astro/corpo celeste, gasoso, de grande dimensão, com luz própria e cintilante. É um corpo luminoso. O UNIVERSO - Estrelas O que é, então, uma estrela?

PowerPoint Presentation:

As estrelas são astros que emitem luz própria , calor e outras radiações , devido à existência de constantes reacções nucleares .

PowerPoint Presentation:

Porque se diz que as estrelas nascem, vivem e morrem ? ? Hoje sabe-se que todas as estrelas morrem quando se esgota o seu “combustível”. Quando uma estrela pequena como o Sol morre, origina… Quando uma estrela com massa superior a cerca de oito vezes a massa do Sol morre, pode originar… …uma anã branca . …uma estrela de neutrões ou pulsar . …após a fase de supernova, um buraco negro . Quando uma estrela com massa superior a cerca de oito vezes a massa do Sol morre, pode originar… O UNIVERSO - Estrelas

PowerPoint Presentation:

Um outro olhar sobre o Universo Constituição do Universo

O que é o Universo?:

O que é o Universo? É tudo o que existe à nossa volta… … incluindo nós próprios! Do Sistema Solar às estrelas mais distantes, dos seres vivos, até às partículas que os constituem. Astronomia é a ciência que estuda os astros.

O que é o Universo ??:

O que é o Universo ?? É o conjunto dos astros/corpos celestes (estrelas, planetas, satélites naturais, cometas, etc), além dos espaços “vazios” que existem entre eles . Os espaços “vazios”, embora não contenham ar (atmosfera), em geral contém minúsculas partículas de poeira, chamada de poeira cósmica. Profª Adelaide Sedas

BIG BANG…:

BIG BANG… Profª Adelaide Sedas

PowerPoint Presentation:

O Big Bang Os físicos criaram um modelo para explicar o afastamento das galáxias umas das outras. Estas foram espalhadas devido a uma grande explosão, o Big Bang (Grande Explosão), que se deu no início do Universo, há cerca de 15 000 milhões de anos (figura ). Há vários outros dados da observação que comprovam a teoria do Big Bang , pelo que os cientistas  a consideram a teoria física do início do mundo. Dizemos que o universo está em expansão ! Profª Adelaide Sedas

PowerPoint Presentation:

Profª Adelaide Sedas Há 14 mil milhões de anos… (15x10 9 anos) (BIG BANG - a grande explosão seguida da expansão )

Resumindo… Como se formou evoluiu o Universo?:

Resumindo… Como se formou evoluiu o Universo? Os cientistas pensam que: O Universo resultou de uma explosão há cerca de 15 mil milhões de anos , a partir de algo mais pequeno que um átomo. Foi o… Big Bang Desde esse instante o Universo está em expansão. Será que vai continuar a expandir-se para sempre? Ou, a certa altura, vai parar e começar a contrair-se, num Big Crunch ? E voltará novamente a explodir, originando novo Universo?

PowerPoint Presentation:

Localização da Terra no espaço A nossa galáxia: Via Láctea . Tem a forma de espiral. Todas as estrelas visíveis a olho nu estão na Via Láctea. O Sistema Solar encontra-se num dos braços da espiral. A Galáxia roda em torno do seu centro demorando 225 milhões de anos a dar uma volta completa. Nas noites escuras pode ver-se no céu, parecendo uma enorme mancha esbranquiçada.

PowerPoint Presentation:

O que conhecemos mais no Universo? Galáxias As galáxias são aglomerados de milhões e milhões de estrelas, entre as quais existem grandes quantidades de gases e poeiras . As galáxias podem ter tamanhos e formas diferentes . Há galáxias em forma de espiral , outras elípticas , outras irregulares . Galáxia em espiral Galáxia elíptica Galáxia irregular O UNIVERSO - Galáxias

PowerPoint Presentation:

A Via Láctea A Via Láctea é uma galáxia em espiral . Vista de lado Vista de cima O nosso Sistema Solar encontra-se num dos braços da Via Láctea. Numa noite de céu limpo, podemos ver parte da Via Láctea como uma faixa esbranquiçada no céu . O UNIVERSO - Galáxias

PowerPoint Presentation:

Outros objectos surpreendentes que hoje se conhecem no Universo Gigante vermelha Supernova Nebulosa planetária Quasar (figura esquemática) O UNIVERSO

PowerPoint Presentation:

Nebulosas Nuvens gigantes de gás (sobretudo hidrogénio) e poeiras, resultantes da explosão de estrelas. Umas são escuras – nebulosas difusas e outras brilhantes – nebulosas planetárias. As nebulosas difusas são berçários de novas estrelas. Buracos Negros Restos de uma estrela grande, no final da sua vida, muito densos, que “sugam” tudo à sua volta…até a luz! Quasares Objectos (quase-estelares) nos confins do Universo. Parecem estrelas muito brilhantes mas são galáxias muito distantes e intensamente activas. São os objectos mais longínquos e continuam a afastar-se.

PowerPoint Presentation:

Onde me encontro no Universo? Na Terra,… … um dos planetas do Sistema Solar , … … que se encontra num dos braços da Via Láctea , … … galáxia do Grupo Local. O UNIVERSO – Onde nos encontramos no Universo?

PowerPoint Presentation:

Sistema solar O Sistema Solar é o conjunto de planetas , satélites e outros fragmentos do espaço que se movimentam à volta do Sol. O sol é considerado uma estrela anã , com cerca de 4,6 mil milhões de anos de idade , distribuídos numa grande região de quase vinte mil milhões de km.

PowerPoint Presentation:

Descobrindo os planetas do Sistema Solar

SISTEMA SOLAR:

SISTEMA SOLAR Vénus Sol Asteróides Cometas Mercúrio Úrano Marte Saturno Júpiter Poeiras e gases cósmicos Neptuno Terra

Os planetas principais que fazem parte do Sistema Solar são: :

Os planetas principais que fazem parte do Sistema Solar são: Marte, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno , Mercúrio, Vénus, Terra, À volta de alguns planetas giram satélites naturais . O movimento dos planetas em redor do Sol ou de outros planetas chama-se translação . O movimento do planeta em redor do seu eixo chama-se rotação .

PowerPoint Presentation:

A Terra ... ... é o nosso Planeta Azul . e a Lua ... ... é o planeta que se encontra mais próximo da Terra ; A Lua é um satélite natural da Terra. acompanha-a sempre no seu movimento à volta do Sol. O UNIVERSO – Terra e Lua

PowerPoint Presentation:

 A Lua não tem luz própria; ela vê-se porque emite parte da luz que recebe do Sol.  O que se passa com a Lua, passa-se com todos os planetas. Um planeta é um astro ou corpo, em geral rochoso, com movimento de rotação e de translação e que é iluminado pelas estrelas. Não tem luz própria. Numa noite límpida e escura, é possível observar-se no céu nocturno cerca de 2000 estrelas e cinco planetas , para além da Lua. São eles: Mercúrio , Vénus , Marte , Júpiter e Saturno . O UNIVERSO - Planetas O que é, então, um planeta?

Exercícios:

Exercícios Página 13 do manual “ Resolve ” Página 28 do manual – Exerc . 1 Dúvidas??

Exercícios:

Exercícios Página 13 do manual “ Resolve ” 1. 1 – Mercúrio; 2 – Vénus; 3 – Terra; 4 – Marte; 5 – Júpiter; 6 – Saturno; 7 – Úrano; 8 – Neptuno 2. Sol 3. É o Sol que fornece a energia. 4. Mercúrio é o planeta que recebe mais radiação à superfície, porque é o planeta que está mais próximo do Sol. Obs : …no entanto a temperatura à superfície é superior em Vénus devido ao facto deste planeta apresentar uma atmosfera rica em CO 2 entre outro gases. Página 28 do manual – Exerc . 1 1.1 – Via Láctea 1.2 - 1 – Sol; 2 - Mercúrio; 3 – Vénus ; 4 – Terra; 5 – Marte; 6 – Júpiter; 7 – Saturno ; 8 – Úrano ; 9 – Neptuno 1.3 – Entre Marte e Júpiter. 1.4 – b) Correção dos

PowerPoint Presentation:

- O planeta Terra pertence ao Sistema Solar, localizado na galáxia Via Láctea. - O Sistema Solar é constituído pelo Sol, oito planetas principais, planetas secundários, planetas anões, cometas, asteróides, meteoróides, gases e poeiras. A Terra apresenta características únicas que permitem a existência de vida. APRENDI (conteúdos que deves saber) O que é o Universo; O que são galáxias, estrelas e planetas; Como se chama a galáxia onde se situa a Terra; O que é o Sistema Solar; Como é constituído o Sistema Solar. SÍNTESE Profª Adelaide Sedas

authorStream Live Help