SOS-Fome

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1:

MISÉRIA E FOME NO MUNDO

Slide 2:

1,1 bilhão de pessoas vivem na pobreza, desta 630 milhões são extremamente pobres, com renda per capita anual bem menor que 275 dólares; 1,5 bilhão de pessoas sem água potável; 1 bilhão de pessoas passando fome; 150 milhões de crianças subnutridas com menos de 5 anos (1 para cada 3 no mundo);

Slide 4:

FOME NO BRASIL Seriam necessários R$ 1,69 milhões/mês para acabar com a fome no Brasil ; Para se chegar neste número, bastaria cada brasileiro 'não-miserável' ceder R$ 14 por mês para os indigentes. O estudo da FGV-SP revela que o problema da miséria no País é uma questão de má distribuição de renda, e não de falta de recursos.

Slide 5:

CAUSAS REAIS OU ILUSÓRIAS DA POBREZA???? O mundo não pode produzir alimentos suficientes; A fome é devida ao fato de que somos “demais”; No mundo há poucas terras cultiváveis;

Slide 7:

MISÉRIA

Slide 10:

A FOME NO MUNDO

Slide 11:

A população do mundo atinge cerca de 6 bilhões de habitantes.

Slide 12:

Este número equivale praticamente a toda população da América, ou da Europa ou da África. (UNESCO) Estima-se 1bilhão de pessoas famintas no planeta (17%).

Slide 13:

Dados da ONU Dos 4,5 bilhões habitantes dos países em via de desenvolvimento, cerca de um terço não tem acesso à água potável.

Slide 14:

Dados da ONU Um quinto das crianças não ingerem uma quantidade de calorias e proteínas suficientes para uma vida sã, e cerca de 2 bilhões de indivíduos (1/3 da humanidade) sofrem de anemia.

Slide 15:

As estatísticas são conflitantes No The Hunger site: “24.000 pessoas morrem de fome por dia ou seja, aproximadamente 9 milhões por ano !”

Slide 16:

A ONU relata: “8 milhões só de crianças morrem de fome !” No Géopolitique de la Faim - éd.2000 / Presses Universitares de France : “ Cada ano, 30 milhões de pessoas morrem de fome no planeta ! ”

Slide 17:

Usando um valor intermediário entre estas duas fontes de dados: O número de pessoas que morrem de fome por ano equivalem a cerca de 9 World Trade Center por dia !

Slide 18:

Chegar à meta de satisfazer as necessidades básicas nutricionais e sanitárias em escala mundial não custaria mais que 13 bilhões de dólares, ou seja, o que a população dos Estados Unidos e Europa gastam anualmente com perfumes.

Slide 19:

A Fome no Brasil Somos cerca de 170 milhões de brasileiros, sendo quase 50 milhões (30%) de indigentes, vivendo abaixo da linha de pobreza e miséria. (FGV)

Slide 20:

População por região e de indigentes no Brasil 28% 53% 23% 16% 17% 169.544.443 47.108.192 ( 27,8%)

Slide 21:

A FOME EM CAMPINAS Imigração de famílias de zona rural com esperança de trabalho e vida digna. A população cresceu, hoje com 970.000 habitantes, e a população de indigentes gira ao redor de 47.000 (FGV).

Slide 22:

“Apesar do grande avanço científico e tecnológico, a civilização moderna não superou o drama da fome. Milhões de seres humanos vivem em estado de pobreza absoluta, pois sua renda é tão baixa que ficam impedidos de ter uma alimentação mínima diária satisfatória, condenados a uma crônica subnutrição.” Melhem Adas

Slide 23:

1,2 bilhões de pessoas (20% da população mundial) vivem com menos de 1 dólar por dia. Fonte: www.worldhunger.org

Slide 24:

Não podemos ser meros espectadores da dramática situação em que vivemos.

authorStream Live Help