MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP12C

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP12C : 

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM HP12C O site do HP Museum (http://www.hpmuseum.org) a apresenta como a calculadora que não morreria, sendo a mais antiga e mais bem vendida calculadora de todo o mundo. Embora outros modelos mais novos e com muito mais recursos tenham sido lançados posteriormente, as vendas da velha HP 12C seguem de vento em popa.

De um modo geral, as duas principais características da calculadora poderiam ser representadas por suarobustez (bem cuidada, a máquina dura indeterminadamente) e simplicidade (é fácil de operar, possuindoas principais funções necessárias em matemática financeira, veja a seguir... : 

De um modo geral, as duas principais características da calculadora poderiam ser representadas por suarobustez (bem cuidada, a máquina dura indeterminadamente) e simplicidade (é fácil de operar, possuindoas principais funções necessárias em matemática financeira, veja a seguir...

Ligar e desligar a calculadoraPara ligar e desligar a calculadora, basta pressionar a tecla [ON]. : 

Ligar e desligar a calculadoraPara ligar e desligar a calculadora, basta pressionar a tecla [ON]. Operações Fundamentais

Funções amarelas e azuis Lógica RPN e PilhasAs duas principais características das calculadoras HP12C consistem na lógica RPN (no inglês ReversePolonish Notation, ou Notação Polonesa Reversa) e na pilha de registradores. : 

Funções amarelas e azuis Lógica RPN e PilhasAs duas principais características das calculadoras HP12C consistem na lógica RPN (no inglês ReversePolonish Notation, ou Notação Polonesa Reversa) e na pilha de registradores.

Lógica RPNNote que a HP12C não possui uma das principais teclas de calculadoras algébricas comuns que é a teclade igualdade. A razão dessa inexistência consiste no fato da HP trabalhar com uma lógica matemáticadiferente : a lógica RPN. Enquanto em uma operação algébrica comum, os operandos devem serintercalados por operadores, na lógica RPN os operandos devem ser colocados primeiramente e, depois,devem ser colocados os operadores. : 

Lógica RPNNote que a HP12C não possui uma das principais teclas de calculadoras algébricas comuns que é a teclade igualdade. A razão dessa inexistência consiste no fato da HP trabalhar com uma lógica matemáticadiferente : a lógica RPN. Enquanto em uma operação algébrica comum, os operandos devem serintercalados por operadores, na lógica RPN os operandos devem ser colocados primeiramente e, depois,devem ser colocados os operadores.

Slide 6: 

Vamos pôr a mão na massa, fazendo a operação 2 + 3 na HP-12C: Primeiro ligue a máquina, né!!! ( pressione a tecla ON) Achou? (Aquela do canto inferior esquerdo) Caso o visor apresente um número diferente de zero, limpe-o usando a tecla CLx. (Clear x = limpa o visor) Depois pressione a tecla f (aquela douradinha ou amarelinha depois que desbotou) e a seguir a tecla 2 para o visor apresentar 2 casas decimais Agora aperte 2, pressione ENTER e em seguida 3. Por último, a tecla +. Resultado 5. Deu o mesmo que antes! A calculadora calcula certo mesmo !!!

Slide 7: 

Vamos agora conhecer o teclado e suas funções. Olhe atentamente para ele (o 5 continua lá). Mas quem pediu para você olhar para o visor? Olhe para o teclado cara. Observe que uma mesma tecla pode ter até 3 funções diferentes, reconhecidas pelos caracteres impressos: Em branco (face superior da tecla) Em azul (abaixo da tecla) Em dourado (acima da tecla)

Slide 8: 

Procure a tecla FV. Ela tem as seguintes funções: IRR ....... função dourada. Serve para calcular a taxa interna de retorno (Nossa!!!!!) FV......... função branca. Serve para calcular o valor futuro (Future Value) Nj.......... função azul. Serve para entrada de fluxo de caixa (Ave-Maria!!!!!!!!!!!!)

Slide 9: 

Por isso a calculadora é pequena ! Uma mesma tecla é capaz de fazer várias coisas !!!!! Para utilizarmos as funções alternativas dourada ou azul de determinada tecla, basta pressionarmos antes as teclas de prefixo correspondentes f (dourada) e g (azul). OBS:- Não se preocupe com as possíveis indicações do visor (BEGIN, DMY, C, etc.), elas serão discutidas no decorrer do curso. Conhecido os códigos das cores, vamos conhecer as funções do teclado mais utilizadas no nosso cotidiano. Tudo pronto ? Então, vamos à apresentação de mais alguns segredos da HP-12C

Slide 10: 

COMO FIXAR O NÚMERO DE CASAS DECIMAIS? Basta pressionarmos a tecla de prefixo f e o número de casas decimais que desejamos após a vírgula. Ex: f 2 – fixa duas casas decimais após a vírgula f 4 – fixa quatro casas decimais após a vírgula simples não !!!!

Slide 11: 

COMO LIMPAR SUA CALCULADORA ? Teclas Significado CLX Limpa os valores contidos no visor f CLEAR REG (f CLX) Limpa “tudo”, exceto a memória de programação f CLEAR  Limpa os registros estatísticos, os registros da pilha operacional e o visor f CLEAR FIN Limpa os registros financeiros f CLEAR PRGM Limpa a memória de programação (quando no modo PRGM)

Slide 13: 

OBS:- A danada da economia de espaço levou o fabricante a botar só 1 visor ! Isso complica um pouco, mas em contrapartida a calculadora cabe no bolso !!! T Z Y X São os apelidos dos registros (memórias) A ordem é importante ! Para efetuar qualquer cálculo, é fundamental saber como introduzir dados nestes registros (compartimentos) e como eles se relacionam.

Exercício 1Calcule na HP 12C os resultados das operações :a) 45+52 =b) 23-89 =c) 47*5,21 =d) 45/4,23 = : 

Exercício 1Calcule na HP 12C os resultados das operações :a) 45+52 =b) 23-89 =c) 47*5,21 =d) 45/4,23 =

Slide 17: 

Resposta : a) 45 [ENTER] 52 + => 97,0000; b) 23 [ENTER] 89 - => -66,0000; c) 47 [ENTER] 5,21 x =>244,8700; d) 45 [ENTER] 4,23 / => 10,6383

Slide 18: 

Toda operação aritmética é realizada nos conteúdos de Y e X Para que serve o Z e o T? Calma! Só estamos resolvendo cálculos simples. Relaxe! Faça uma pausa, tome um cafezinho e em seguida retorne ao assunto. Pronto? De agora em diante faremos cálculos em cadeia para usarmos o Z e o T. Fique frio que ninguém será preso! EXEMPLO: Fazer o cálculo da expressão numérica abaixo: (2 + 3) + (12 – 8) x (7 – 1)

Slide 21: 

X

authorStream Live Help