SIMULADO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

SIMULADO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO : 

SIMULADO PEDAGÓGICO E LEGISLAÇÃO

Slide 2: 

1) (VUNESP) Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno, buscando encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber, significa desenvolver uma ação avaliativa a) contínua. b) mediadora. c) científica. d) supervisora. e) tradicional.

Slide 3: 

2) (FCC) As Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio apresentam como princípios de organização curricular a Interdisciplinaridade e a Contextualização. Sobre o princípio da Contextualização, assinale os contextos explicitamente valorizados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e presentes nas Diretrizes. a) Ética e cidadania. b) Diversidade e sociedade. c) Trabalho e cidadania. d) Sensibilidade e Igualdade. e) Ética, Política e Estética.

Slide 4: 

3) (FUNADEPI) Segundo a LDB em seu art. 26, os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo currículo escolar, em especial nas áreas de: a) Arte e de literatura e história brasileira; b) Arte, ciências, literatura e história brasileira; c) Arte e de literatura; d) Literatura e história brasileira; e) Arte e ciências.

Slide 5: 

4) (CONSULTEX) Assinale a alternativa que não corresponde à característica do currículo tradicional. a) O aluno é um ser passivo, devido a sua imaturidade e inexperiência. b) O conhecimento é fragmentado, dividido por disciplinas de caráter enciclopédico, memorizador e acumulativo. c) O ensino é meramente transmissivo, centrado no professor e na matéria. d) Busca a integração do conhecimento e experiências que facilitem a compreensão mais reflexiva e crítica da realidade. e) O professor acredita firmemente em livro-texto.

Slide 6: 

5) (IDECAN) Considere a organização da Educação Nacional, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº. 9394/96, que estabelece as incumbências da União, dos Estados, do Distrito Federal, do Município, dos estabelecimentos de ensino e dos docentes. No que se refere aos docentes, a LDB incumbe-os de, EXCETO: a) Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidas, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional. b) Zelar pela aprendizagem dos alunos. c) Informar aos pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica. d) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento. e) Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

Slide 7: 

6) (CONSULTEX) O professor, como comunicador, deve saber quais os recursos mais apropriados para melhor ensinar. Assinale a alternativa que não corresponde aos objetivos dos recursos de ensino. a) Estimular a imaginação. b) Incentivar as atividades didáticas. c) Fornecer informações complementares. d) Auxiliar na sistematização de assuntos. e) Substituir a atuação do professor.

Slide 8: 

7) (ADVISE) Sobre comunidade e escola é incorreto afirmar que: a) a escola pode dar o seu melhor sem que a comunidade não esteja inserida nela; b) a escola não faz parte da comunidade; c) a comunidade não tem o direito de participar dos projetos realizados dentro da escola; d) a escola e a comunidade quando trabalham em conjunto os alunos aprendem mais e melhor; e) alunos bem comportados dentro da escola é resultado do afastamento da comunidade na escola.

Slide 9: 

8) (METTA) Os Parâmetros Curriculares Nacionais auxiliam o professor na tarefa de reflexão e discussão de aspectos do cotidiano da prática pedagógica, a serem transformados continuamente pelo professor. Das alternativas abaixo, apenas uma, NÃO se enquadra dentro desta perspectiva. Aponte-a. a) Rever objetivos, conteúdos, formas de encaminhamento das atividades, expectativas de aprendizagem e maneiras de avaliar; b) Refletir sobre a prática pedagógica, tendo em vista uma incongruência com os planos de aulas propostos; c) Discutir com a equipe de trabalho as razões que levam os alunos a terem maior ou menor participação nas atividades escolares; d) Identificar, produzir ou solicitar novos materiais que possibilitem contextos mais significativos de aprendizagem; e) Subsidiar as discussões de temas educacionais com os pais e responsáveis.

Slide 10: 

9) (ASPERHS) Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é INCORRETO afirmar que: a) É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, exclusivamente o atendimento pré-natal. b) O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. c) Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação. d) Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação. e) A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

Slide 11: 

10) (IMA) A LDB atual estabelece sobre os profissionais da educação, exceto: a) A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional. b) Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos. c) Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, ou na avaliação do desempenho; d) Período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho; e) A experiência docente deixa de ser pré- requisito para o exercício profissional de quaisquer outras funções de magistério, nos termos das normas de cada sistema de ensino.