NÚCLEO CELULAR

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

CITOPLASMA E NÚCLEO CELULAR : 

CITOPLASMA E NÚCLEO CELULAR PROFESSOR JOÃO HENRIQUE BARROS

CITOPLASMA : 

CITOPLASMA TAMBÉM CHAMADO DE HIALOPLASMA, É COMPOSTO DE 80% DE ÁGUA E MILHARES DE TIPOS DE PROTEÍNAS, LIPÍDIOS, GLICÍDIOS, AMINOÁCIDOS, VITAMINAS, ETC; FORMANDO UM COLÓIDE.

DIFERENÇAS ENTRE OS CITOPLASMAS DAS DIFERENTES CÉLULAS : 

DIFERENÇAS ENTRE OS CITOPLASMAS DAS DIFERENTES CÉLULAS CÉLULAS PROCARIÓTICAS CÉLULAS EUCARIÓTICAS VEGETAIS ANIMAIS

PROCARIÓTICAS : 

PROCARIÓTICAS mais primitivas, menores e menos complexas. parede celular não celulósica. não possuem núcleo organizado (sem membrana nuclear ou carioteca). possuem cromossomo circular e único. sem citoesqueleto. não possuem organelas membranosas. podem possuir plasmídeo.

EUCARIÓTICA : 

EUCARIÓTICA maiores e mais complexas. parede celular celulósica. núcleo organizado e delimitado por uma membrana. Cromossomos múltiplos não circulares. presença de citoesqueleto. possuem organelas membranosas. sem plasmídeo. Podem ser vegetais ou animais.

CÉLULA VEGETAL : 

CÉLULA VEGETAL PRESENÇA DE PAREDE CELULÓSICA. PRESENÇA DE PLASTOS. NÃO POSSUEM CENTRÍOLOS. PRESENÇA DE GRANDES VACÚOLOS. NÃO POSSUEM LISOSSOMOS. PRESENÇA DE PLASMODESMOS. CITOCINESE CENTRÍFUGA.

Slide 11: 

Confere proteção à célula Armazenamento de substâncias Onde ocorre a fotossíntese

CÉLULA ANIMAL : 

CÉLULA ANIMAL PRESENÇA DE CENTRÍOLOS. POSSUEM LISOSSOMOS. CITOCINESE CENTRÍPETA

NÚCLEO CELULAR : 

NÚCLEO CELULAR

NÚCLEO : 

NÚCLEO PRESENTE APENAS EM CÉLULAS EUCARIONTES; PODE APRESENTAR-SE SOB VÁRIOS FORMATOS, PORÉM NA MAIORIA DAS VEZES SÃO ESFÉRICOS;

FASES : 

FASES NÚCLEO INTERFÁSICO ► TAMBÉM CHAMADO DE NÚCLEO METABÓLICO. OCORRE QUANDO A CÉLULA NÃO ESTÁ EM DIVISÃO. NÚCLEO MITÓTICO/MEIÓTICO ► DURANTE A DIVISÃO CELULAR.

FUNÇÃO : 

FUNÇÃO CONTROLE DE TODAS AS FUNÇÕES CELULARES; SEDE DO MATERIAL GENÉTICO (DNA E RNAm);

Slide 20: 

AS CÉLULAS PODEM SER ANUCLEADAS (SEM NÚCLEO) ►hemáceas de mamíferos; MONONUCLEADAS (1 NÚCLEO) ► adipócitos OU MULTINUCLEADAS (VÁRIOS NÚCLEOS) ► células musculares. A QUANTIDADE VARIA DE ACORDO COM O METABOLISMO DA CÉLULA.

ESTRUTURA DO NÚCLEO INTERFÁSICO : 

ESTRUTURA DO NÚCLEO INTERFÁSICO MEMBRANA NUCLEAR OU CARIOTECA OU CARIOMEMBRANA; SUCO NUCLEAR OU CARIOLINFA OU CARIOPLASMA OU NUCLEOPLASMA; RETÍCULO NUCLEAR OU CROMATINA; NUCLÉOLO

CARIOTECA : 

CARIOTECA DUPLA CAMADA DE CONSTITUIÇÃO SEMELHANTE À MEMBRANA PLASMÁTICA (LIPOPROTÉICA); O ESPAÇO ENTRE AS DUAS CAMADAS É CHAMADO DE ESPAÇO PERINUCLEAR; POSSUI POROS PARA A COMUNICAÇÃO COM O CITOPLASMA; QUANTO MAIOR FOR O METABOLISMO MAIOR A QUANTIDADE DE POROS; PODE APRESENTAR RIBOSSOMOS NA SUPERFÍCIE EXTERNA.

SUCO NUCLEAR : 

SUCO NUCLEAR LÍQUIDO CLARO E HOMOGÊNEO DE CONSTITUIÇÃO SEMELHANTE AO CITOPLASMA, PORÉM POSSUI MAIOR CONCENTRAÇÃO DE PROTEÍNAS, RNA E NUCLEOTÍDEOS LIVRES.

CROMATINA : 

CROMATINA FORMADA POR DNA E PROTEÍNAS HISTONAS; AS PROTEÍNAS HISTONAS ESTÃO ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE COMPACTAÇÃO DO DNA; EUCROMATINA → PARTE FUNCIONAL E MENOS CONDENSADA DA CROMATINA; HETEROCROMATINA → REGIÃO MAIS CONDENSADA.

NUCLÉOLO : 

NUCLÉOLO CORPÚSCULO DENSO E NÃO MEBRANOSO GERALMENTE ESFÉRICO; COMPOSTO POR RNAr E PROTEÍNAS; LOCAL DE SÍNTESE DE RNAr.

NÚCLEO MITÓTICO : 

NÚCLEO MITÓTICO O DNA É DUPLICADO (CROMATINA DUPLICADA); A CROMATINA SE CONDENSA FORMANDO OS CROMOSSOMOS;

ESTRUTURA CROMOSSÔMICA : 

ESTRUTURA CROMOSSÔMICA

Slide 31: 

CENTRÔMERO → UNIÃO DAS CROMÁTIDES (CONSTRIÇÃO PRIMÁRIA); CINETÓCORO → DISCO PROTÉICO QUE SINTETIZA FIBRAS CROMOSSOMAIS; TELÔMEROS → EVITAM A UNIÃO ENTRE CROMOSSOMOS; SATÉLITE → PODE ESTAR RELACIONADO A SÍNTESE DE NUCLÉOLOS

CLASSIFICAÇÃO QUANTO A FORMA : 

CLASSIFICAÇÃO QUANTO A FORMA Metacêntrico: possui braços aproximadamente do mesmo tamanho; Submetacêntrico: possui um dos braços menor que o outro; Acrocêntrico: possui um dos braços muito pequeno em relação ao outro; Telocêntrico: possui apenas um braço, pois o centrômero se localiza na extremidade do filamento do cromossomo.

CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS : 

CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS SÃO PARES DE CROMOSSOMOS DE MESMO TAMANHO E MESMA POSIÇÃO DO CENTRÔMERO. SÃO IDÊNTICOS ATÉ COM RELAÇÃO A POSIÇÃO DOS GENES.

PLOIDIA!!! : 

PLOIDIA!!! Ploidia é o conjunto de cromossomos característico de cada espécie. Existem células com apenas um conjunto de cromossomos  HAPLÓIDES (n); Existem células com dois conjuntos de cromossomos  DIPLÓIDES (2n).

GENE : 

GENE Segmento de DNA que contém instrução para a fabricação de polipeptídeos e proteínas.

GENOMA : 

GENOMA O CONJUNTO DE GENES TÍPICO DA ESPÉCIE É O GENOMA. Na espécie humana, por exemplo, o genoma está distribuído entre 23 tipos de cromossomos. Cada pessoa possui, em suas células, 23 pares de cromossomos, portanto, dois genomas completos em cada célula.

CROMOSSOMOS SEXUAIS : 

CROMOSSOMOS SEXUAIS Células diplóides possuem um par; NA MULHER, EM CÉLULAS DIPLÓIDES, OS DOIS CROMOSSOMOS SÃO DO TIPO “X”; (XX) OS HOMENS POSSUEM UM X E UM Y; (XY)

CROMOSSOMOS AUTOSSOMOS : 

CROMOSSOMOS AUTOSSOMOS NA ESPÉCIE HUMANA SÃO 22 PARES; ESTÃO PRESENTES EM AMBOS OS SEXOS;

CARIÓTIPO HUMANO NORMAL : 

CARIÓTIPO HUMANO NORMAL CARIÓTIPO É O CONJUNTO DE CROMOSSOMOS PRESENTE NAS CÉLULAS DE UM ORGANISMO; NA ESPÉCIE HUMANA: HOMEM → 22 pares de autossomos, um cromossomo X e um cromossomo Y (44A + XY). MULHER → (44A + XX)