INTRODUÇÃO CITOLOGIA E MEMBRANA PLASMÁTI

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

ORGANIZAÇÃO GERAL DAS CÉLULAS : 

ORGANIZAÇÃO GERAL DAS CÉLULAS PROFESSOR JOÃO HENRIQUE DE S. BARROS

A CÉLULA : 

A CÉLULA A DESCOBERTA E O ESTUDO DA CÉLULA SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS DESCOBERTA E DESENVOLVIMENTO DO MICROSCÓPIO EM 1663 POR ROBERT HOOKE.

TEORIA CELULAR : 

TEORIA CELULAR APÓIA-SE EM 3 PREMISSAS FUNDAMENTAIS:

Slide 4: 

1. TODOS OS SERES VIVOS SÃO FORMADOS POR CÉLULAS E POR ESTRUTURAS QUE ELAS PRODUZEM; AS CÉLULAS SÃO, PORTANTO, AS UNIDADES MORFOLÓGICAS DOS SERES VIVOS.

Slide 5: 

2. AS ATIVIDADES ESSENCIAIS QUE CARACTERIZAM A VIDA OCORRE NO INTERIOR DAS CÉLULAS; ESTAS SÃO, PORTANTO, AS UNIDADES FUNCIONAIS DOS SERES VIVOS.

Slide 6: 

3. NOVAS CÉLULAS SE FORMAM PELA DIVISÃO DE CÉLULAS PREEXISTENTES, POR MEIO DA DIVISÃO CELULAR; A CONTINUIDADE DA VIDA DEPENDE, PORTANTO, DA REPRODUÇÃO CELULAR.

ORGANIZAÇÃO GERAL : 

ORGANIZAÇÃO GERAL APESAR DA GRANDE DIVERSIDADE DE CÉLULAS EXISTENTES, TODAS AS CÉLULAS COMPARTILHAM AO MENOS 3 CARACTERÍSTICAS:

Slide 8: 

1º) APRESENTAM MEMBRANA PLASMÁTICA, QUE ISOLA A CÉLULA DO AMBIENTE EXTERNO E CONTROLA A PASSAGEM DE SUBSTÂNCIAS; 2º) CONTÊM O CITOPLASMA, FORMADO POR UM LÍQUIDO GELATINOSO E POR ESTRUTURAS E SUBSTÂNCIAS NECESSÁRIAS ÀS FUNÇÕES VITAIS;

Slide 9: 

3º) POSSUEM MATERIAL GENÉTICO (DNA), NO QUAL ESTÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES EM CÓDIGO QUE CONTROLAM TODO O FUNCIONAMENTO CELULAR.

MEMBRANA PLASMÁTICA : 

MEMBRANA PLASMÁTICA

CARACTERÍSTICAS : 

CARACTERÍSTICAS PERMITE QUE O MEIO INTERNO (INTRACELULAR) SEJA DIFERENTE DO MEIO EXTERNO (EXTRACELULAR); POSSUI CONSTITUIÇÃO LIPOPROTÉICA (FOSFOLIPÍDIOS E PROTEÍNAS), E EM CÉLULAS ANIMAIS TAMBÉM APRESENTAM O COLESTEROL COMO COMPONENTE.

Slide 12: 

APRESENTA PERMEABILIDADE SELETIVA (SEMIPERMEÁVEL).

ESTRUTURA DA MEMBRANA E O MODELO MOSAICO FLUIDO : 

ESTRUTURA DA MEMBRANA E O MODELO MOSAICO FLUIDO

ESQUEMA DO MODELO : 

ESQUEMA DO MODELO

Slide 15: 

CRIADO EM 1972 POR SINGER E NICOLSON; AS MOLÉCULAS DE FOSFOLIPÍDIOS DISPÕEM-SE LADO A LADO, COMO PESSOAS EM UMA MULTIDÃO; AS PROTEÍNAS DA MEMBRANA ESTÃO INCRUSTADAS NA DUPLA LÂMINA DE FOSFOLIPÍDIOS COMO SE FOSSEM PEDRINHAS DE UM MOSAICO.

Slide 16: 

AS PROTEÍNAS, EM GERAL, SERVEM COMO TRANSPORTADORES E/OU RECEPTORES QUÍMICOS DAS MEMBRANAS.

PASSAGEM (transporte) DE SUBSTÂNCIAS ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA: : 

PASSAGEM (transporte) DE SUBSTÂNCIAS ATRAVÉS DA MEMBRANA PLASMÁTICA:

RECORDANDO QUÍMICA!! :) : 

RECORDANDO QUÍMICA!! :) QUANDO COMPARAMOS DUAS SOLUÇÕES, A SOLUÇÃO QUE POSSUIR MENOR QUANTIDADE DE SOLUTO, É CHAMADA DE HIPOTÔNICA; PORTANTO A OUTRA SOLUÇÃO SERÁ HIPERTÔNICA, POR POSSUIR MAIS SOLUTO. SE ELES TIVEREM AS MESMAS QUANTIDADES DE SOLUTO SERÃO CHAMADAS DE ISOTÔNICAS.

Gradiente de concentração : 

Gradiente de concentração quando há diferença na concentração de uma substância dentro e fora da célula.

NAS MEMBRANAS CELULARES PODE-SE CARACTERIZAR 2 TIPOS DE TRANSPORTE: : 

NAS MEMBRANAS CELULARES PODE-SE CARACTERIZAR 2 TIPOS DE TRANSPORTE: TRANSPORTE PASSIVO → SEM GASTO DE ENERGIA CELULAR (SEM GASTO DE ATP); OCORRE A FAVOR DE UM GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO; TRANSPORTE ATIVO → QUANDO HÁ GASTO DE ATP; CONTRA O GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO.

TIPOS DE TRANSPORTE PASSIVO : 

TIPOS DE TRANSPORTE PASSIVO DIFUSÃO SIMPLES: Condições básicas para que ocorra!! 1º) A membrana deve ser permeável a esta substância; 2º) deve haver diferença na concentração da substância dentro e fora da célula (a favor do gradiente de concentração). Gases como o O2 e o CO2 atravessam a membrana desta maneira.

Osmose : 

Osmose TIPO ESPECIAL DE DIFUSÃO EM QUE A ÁGUA É QUE SE MOVIMENTA ATRAVÉS DA MEMBRANA; É MUITO IMPORTANTE LEMBRAR QUE ELA SÓ SE MOVIMENTA PASSIVAMENTE DO MEIO HIPOTÔNICO (MENOS CONCENTRADO) PARA O MEIO HIPERTÔNICO (MAIS CONCENTRADO). EM CONSEQÜÊNCIA DESSE PROCESSO, AS CÉLULAS PODEM FICAR TÚRGIDAS E SE ROMPEREM (LISE CELULAR) OU MURCHAR.

Difusão facilitada : 

Difusão facilitada Transporte passivo feito por proteínas de membrana chamadas de proteínas transportadoras ou carregadoras. Aminoácidos, íons e açúcares atravessam a membrana desta maneira.

TRANSPORTE ATIVO: : 

TRANSPORTE ATIVO: OCORRE CONTRA O GRADIENTE DE CONCENTRAÇÃO, EXIGINDO GASTO DE ATP; O PRINCIPAL EXEMPLO É A BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO (BOMBA DE NA+ / K+).

ENDOCITOSE E EXOCITOSE : 

ENDOCITOSE E EXOCITOSE ALÉM DO TRANSPORTE PASSIVO E ATIVO, OUTRAS SUBSTÂNCIAS COMO MACROMOLÉCULAS, POLIPEPTÍDEOS, ÁCIDOS NUCLÉICOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS E ATÉ MESMO OUTRAS CÉLULAS PRECISAM PASSAR PELA MEMBRANA.

EXOCITOSE E ENDOCITOSE : 

EXOCITOSE E ENDOCITOSE

ENDOCITOSE : 

ENDOCITOSE

ENDOCITOSE : 

ENDOCITOSE PROCESSO QUE TRANSPORTA QUALQUER SUBSTÂNCIA PARA DENTRO DA CÉLULA. EXISTEM 2 TIPOS PRINCIPAIS DE ENDOCITOSE: FAGOCITOSE (SÓLIDOS) PINOCITOSE (LÍQUIDOS)

FAGOCITOSE : 

FAGOCITOSE

FAGOCITOSE : 

FAGOCITOSE ENGLOBAMENTO DE PARTÍCULAS SÓLIDAS; É UM PROCESSO COMUM DO NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO; PRINCIPAL MÉTODO DE ALIMENTAÇÃO DE PROTOZOÁRIOS COMO AS AMEBAS; OCORRE ATRAVÉS DE EVAGINAÇÕES (projeções) DA MEMBRANA (PSEUDÓPODES); FORMA FAGOSSOMO.

PINOCITOSE : 

PINOCITOSE ENGLOBAMENTO DE PARTÍCULAS LÍQUIDAS POR INVAGINAÇÕES DA MEMBRANA; FORMA PINOSSOMO;

PINOCITOSE : 

PINOCITOSE

EXOCITOSE (clasmocitose) : 

EXOCITOSE (clasmocitose) → É A ELIMINAÇÃO OU EXPURGO DE SUBSTÂNCIAS PARA FORA DA CÉLULA. MECANISMO TAMBÉM CHAMADO DE DEFECAÇÃO CELULAR.

EXOCITOSE NO TERMINAL AXÔNICO : 

EXOCITOSE NO TERMINAL AXÔNICO

Slide 47: 

1 - Das afirmações que se seguem diga quais são verdadeiras e quais são falsas: a) A difusão facilitada ocorre contra o gradiente de concentração com consumo de energia pela célula. b) As proteínas transportadoras, que fazem parte da membrana plasmática, são específicas para cada tipo de substâncias a transportar. c) A travessia da membrana plasmática de uma substância no sentido da menor para a maior concentração denomina-se transporte passivo. d) No transporte activo a substância movimenta-se através da membrana plasmática do meio menos concentrado para o meio mais concentrado.

Slide 48: 

e) O transporte ativo ocorre com consumo de energia por parte da célula. f) O transporte em que há inclusão de material na célula por invaginação da membrana plasmática denomina-se exocitose. g) Através da endocitose a célula pode incluir dentro de si partículas com dimensões consideráveis. h) A fagocitose é um caso de endocitose. i) A pinocitose é um caso de exocitose.

Slide 49: 

Sobre o mecanismo de transporte ativo, através da membrana celular, são feitas as seguintes afirmações:I - Para que moléculas sejam transportadas a partir de uma solução mais concentrada para uma menos concentrada, através da membrana celular, a célula deve despender energia, e isto é denominado transporte ativoII - Dentre as diferentes substâncias que são, com freqüência, transportadas ativamente através da membrana celular estão:aminoácidos, íons sódio, íons potássio, íons hidrogênio e vários monossacarídeosIII - O mecanismo básico envolvido no transporte ativo depende de transportadores específicos, que reagem de maneira reversível com as substâncias transportadas, sob a ação de enzimas e com consumo de energiaEscreveu-se corretamente em:

Slide 50: 

Descreva o modelo de mosaico fluído proposto por Singer e Nicholson para a estrutura da membrana plasmática.a)Uma camada lipídica, na qual se movimentam moléculas protéicas b)Dupla camada lipídica, na qual se movimentam membranas celulares c)Dupla camada lipídica, na qual se movimentam moléculas protéicasd)Uma camada lipídica, na qual se movimentam moléculas protéicas

authorStream Live Help