PORÍF. CNID.

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

AULA INTRODUÇÃO A ZOOLOGIAAAA FILO PORÍFEROS E CNIDÁRIOS

Comments

Presentation Transcript

Calibri:

ZOOLOGIA

Design padrão:

O que é? Zoologia é a ciência que estuda os animais (zoo = animal; logia = estudo). Estuda todos os grupos animais (REINO ANIMALIA ou METAZOA), e engloba todos os aspectos de sua biologia, anatomia, ecologia, biogeografia e evolução.

ZOOLOGIA:

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS ANIMAIS PLURICELULARES HETERÓTROFOS EUCARIONTES

O que é?:

Folhetos Embrionários Diblásticos – Ectoderme e Endoderme Triblásticos – Ectoderme, Mesoderme e Endoderme.

Folhetos Embrionários:

Classificação - SIMETRIA

PowerPoint Presentation:

Classificação - CELOMA

PowerPoint Presentation:

FILOS DE INVERTEBRADOS Porifera Cnidaria Platyhelminthes Nematelminthes Mollusca Annelida Arthropoda

PowerPoint Presentation:

FILO PORIFERA-PORÍFEROS

FILOS DE INVERTEBRADOS:

FILO DAS ESPONJAS

FILO PORIFERA-PORÍFEROS:

CARACTERÍSTICAS GERAIS EXCLUSIVAMENTE AQUÁTICOS (maioria marinhos); O CORPO APRESENTA INÚMEROS POROS; VIVEM FIXOS A UM SUBSTRATO; NÃO FORMAM TECIDOS VERDADEIROS, NEM ÓRGÃOS, NEM SISTEMAS (parazoários); DIGESTÃO INTRACELULAR; FILTRADORES; O FUNCIONAMENTO DO CORPO DEPENDE DO MOVIMENTO DA ÁGUA.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

A ÁGUA TRAZ NUTRIENTES E GASES E LEVAM EXCRETAS; A ÁGUA TAMBÉM SERVE COMO TRANSPORTADORA DE GAMETAS; A maioria não passa de 30 cm porém existem espécies com 2 m; SÃO ANIMAIS ASSIMÉTRICOS. O sentido do fluxo é: porócito – espongiocela - ósculo

PowerPoint Presentation:

SÃO DIBLÁSTICOS – apresentam apenas 2 folhetos embrionários (ectoderme e endoderme).

PowerPoint Presentation:

ANATOMIA

ANATOMIA:

TIPOS CELULARES

PowerPoint Presentation:

PORÓCITOS – células que formam os poros. PINACÓCITOS – revestimento do corpo; COANÓCITOS – células flageladas que promovem o movimento da água pelo corpo do animal e promovem a digestão intracelular (endocitose);

TIPOS CELULARES:

AMEBÓCITOS OU ARQUEÓCITOS – Células totipotentes com função de reposição celular, reprodução e distribuição de nutrientes. ESPÍCULAS E ESPONGINA – fibras que dão sustentação esquelética; Meso-hilo – local entre os pinacócitos onde estão as fibras de sustentação e os amebócitos.

PowerPoint Presentation:

REPRODUÇÃO ASSEXUADA – Brotamento, Regeneração, Fragmentação, Gemulação. SEXUADA – Monóicos(maioria) ou dióicos com fecundação externa e desenvolvimento indireto (larva anfiblástula )

PowerPoint Presentation:

BROTAMENTO

BROTAMENTO:

sexuada

PowerPoint Presentation:

TIPOS MORFOLÓGICOS

sexuada:

ÁSCON ou ASCONÓIDE SÍCON ou SICONÓIDE LÊUCON OU LEUCONÓIDE

TIPOS MORFOLÓGICOS :

UFMS (2004) As esponjas (Filo Porifera) representam um grupo de animais sésseis, com organização corpórea simplificada e a maioria das espécies vivendo no ambiente marinho. Sobre os espongiários, é correto afirmar que (001) as esponjas calcáreas possuem espículas silicosas e a proteína denominada espongina. (002) as esponjas possuem os coanócitos, que são células flageladas com colarinho. (004) as esponjas apresentam baixa capacidade de regeneração. (008) o alimento das esponjas é capturado e digerido pelos coanócitos. (016) algumas espécies de espongiários são hermafroditas enquanto outras são dióicas. (032) as esponjas possuem desenvolvimento direto, ou seja, não exibem estágio larval.

PowerPoint Presentation:

FILO CNIDARIA ou COELENTERATA

UFMS (2004):

CARACTERÍSTICAS GERAIS Celen=cavidade; enteron=intestino Cnide=urtiga São conhecidos por apresentarem células urticantes chamadas CNIDOBLASTOS. Também são chamados de cnidários; Representados principalmente por águas-vivas, medusas, corais e hidras; Primeiros a apresentar tecidos verdadeiros;

FILO CNIDARIA ou COELENTERATA:

AQUÁTICOS (maioria marinhos) Podem viver fixos ou móveis; Também podem formar colônias (corais); SISTEMA NERVOSO DIFUSO; POSSUEM SISTEMA DIGESTÓRIO INCOMPLETO (com boca e sem ânus); Não possuem sistema excretor, respiratório e circulatório;

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

As trocas gasosas, a excreção e circulação dos nutrientes dá-se por difusão; A digestão é inicialmente EXTRA CELULAR e depois INTRACELULAR. SÃO DIBLÁSTICOS (apresentam apenas 2 folhetos embrionários – ectoderma e endoderma); Os adultos apresentam simetria radial.

PowerPoint Presentation:

PRIMEIROS ANIMAIS A APRESENTAREM UMA CAVIDADE DIGESTIVA.

PowerPoint Presentation:

TIPOS ANATÔMICOS PÓLIPOS – são fixos a um substrato pelo disco basal. Podem viver isolados ou em colônias. Apresentam tentáculos ao redor da boca voltados para cima. Ex: corais.

PowerPoint Presentation:

MEDUSAS – Possuem vida livre e apresentam o aspecto de um guarda-chuva aberto. A boca e os tentáculos estão voltados para baixo. O corpo tem aspecto gelatinoso. Ex: água-viva.

PowerPoint Presentation:

ORGANIZAÇÃO CORPORAL Revestimento externo – epiderme; Revestimento interno – gastroderme; Entre a epiderme e a gastroderme encontramos a MESOGLÉIA (gelatinosa); Possuem células para defesa e captura de alimentos chamadas CNIDOBLASTOS, do grego Cnide=urtiga

PowerPoint Presentation:

CNIDOBLASTO

CNIDOBLASTO:

A estrutura do cnidoblasto consiste em uma cápsula (nematocisto), um gatilho (cnidocílio), que quando tocado dispara um filamento com uma substância chamada ACTINOCONGESTINA , que paralisa e intoxica as vítimas.

PowerPoint Presentation:

REPRODUÇÃO MONÓICOS OU DIÓICOS FUCUNDAÇÃO EXTERNA(água) OU INTERNA(espermatozóides entram pela boca); Desenvolvimento direto ou indireto(larva plânula ); ASSEXUADA – por brotamento cujos brotos podem se destacar ou permanecer presos formando colônias.

REPRODUÇÃO:

ALTERNÂNCIA DE GERAÇÕES NOS CNIDÁRIOS (metagênese) com ESTROBILIZAÇÃO

ALTERNÂNCIA DE GERAÇÕES NOS CNIDÁRIOS (metagênese) com ESTROBILIZAÇÃO:

(UFMS-2008v) Anêmonas e corais ... podem causar dermatites tão severas como aquelas provocadas por águas-vivas e caravelas. No local estabelecem-se edema e eritema que podem persistir por dias, sendo o acidente muito doloroso no início. Todos os animais citados no trecho acima estão incluídos no Filo Cnidaria. Sobre os cnidários, é correto afirmar: (001) São animais triploblásticos. (002) No ciclo de vida, há uma forma livre natante, a medusa, e uma forma fixa com pouco movimento, o pólipo. Uma das formas pode estar ausente em algumas espécies.

PowerPoint Presentation:

(004) Todas as espécies se alimentam de partículas de origem vegetal. (008) Possuem células chamadas de cnidócitos que abrigam estruturas urticantes localizadas principalmente nos tentáculos. (016) Possuem um sistema nervoso periférico em forma de malha e um cérebro pouco desenvolvido próximo da boca. (032) Todas as espécies são aquáticas, sendo a maioria marinha.

PowerPoint Presentation:

FILO PLATYHELMINTES - PLATELMINTOS

PowerPoint Presentation:

NOVIDADES EVOLUTIVAS TAIS COMO: Simetria bilateral; São triblásticos; São acelomados; Sistema excretor - A excreção é realizada através das células-flama (protonefrídios ou solenócitos ), que realizam a excreção para a superfície do corpo. Os platelmintos secretam amônia.

FILO PLATYHELMINTES - PLATELMINTOS:

O SISTEMA NERVOSO É CENTRALIZADO DO TIPO GANGLIONAR; Gânglios são aglomerados de neurônios; Na região cefálica existem dois gânglios cerebróides interligados, dos quais partem dois cordões nervosos longitudinais. Estes possuem conexões transversais e ramos periféricos.

PowerPoint Presentation:

CARACTERÍSTICAS GERAIS Os platelmintos são animais que possuem o corpo alongado e achatado, com aspectos de fita .São conhecidos por'' vermes chatos'', ( plati = chato,  helmintos = vermes); O termo verme é usado para designar invertebrados que possuem o corpo alongado e de pequena espessura. No entanto, não tem significado para as classificações oficiais.

PowerPoint Presentation:

Podem ter vida livre ou parasitária Não possuem: - sistema circulatório (tubo digestivo ramificado); - sistema respiratório (trocas gasosas por difusão); O sistema digestório é incompleto; Possuem OCELOS, que são estruturas que captam luminosidade porém não formam imagens.

authorStream Live Help