Aula 8_NB2_2013

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

Aula 8 – Voz Passiva Curso de Português a Distância – Intermediário Superior – B2

PowerPoint Presentation:

Voz passiva analítica/ Voz passiva sintética Aula 8 Exercício Reescreva as sentenças abaixo segundo o modelo : Exemplo 1: Foi montada nova fábrica no perímetro urbano. Montou-se nova fábrica no perímetro urbano. Exemplo 2: Foram montadas novas fábricas no perímetro urbano. Montaram-se novas fábricas no perímetro urbano. 1 . Foi estabelecida programação mais popular. 2. É comentado novamente o problema do café . 3. Foram construídos belos edifícios em Brasília. 4. São realizadas semanalmente importantes partidas de futebol . 5. Convém que sejam mantidos os horários do ano passado. 6. Foi feita importante pesquisa de opinião pública. 7 . Foram descobertas as diversas tendências do gosto popular. 8 . Basta que seja estabelecido um teto , no tocante ao aumento dos salários.

PowerPoint Presentation:

Aula 8 – Compreensão Curso de Português a Distância – Intermediário Superior – B2

PowerPoint Presentation:

Campanha de combate a violência no trânsito http://www.youtube.com/watch?v=ZE3PzWkYWeg Aula 8 Compreensão

PowerPoint Presentation:

Trecho do livro Mar Morto de Jorge Amado Dê sinônimos às palavras destacadas: Aula 8 Compreensão A noite se antecipou. Os homens ainda não a esperavam quando ela desabou sobre a cidade em nuvens carregadas . Ainda não estavam acesas as luzes do cais , no Farol das Estrelas não brilhavam ainda as lâmpadas pobres que iluminavam os copos de cachaça, muitos saveiros ainda cortavam as águas do mar quando o vento trouxe a noite de nuvens pretas. Os homens se olharam e como que se interrogavam . Fitavam o azul do oceano a perguntar de onde vinha aquela noite adiantada no tempo. Não era a hora ainda. No entanto, ela vinha carregada de nuvens, precedida do vento frio do crepúsculo, embaciando o sol, como num milagre terrível. A noite veio, nesse dia, sem música que a saudasse . Não ecoara pela cidade a voz clara dos sinos do fim da tarde. Nenhum negro aparecera ainda de violão na areia do cais. Nenhuma harmônica saudava a noite da proa de um saveiro . Não rolara sequer pelas ladeiras o baticum monótono dos candomblés e macumbas. Por que então a noite já chegara sem esperar a música, sem esperar o aviso dos sinos, a cadência das violas e harmônicas, o misterioso bater dos instrumentos religiosos? Por que viera assim antes da hora, fora do tempo? Aquela era uma noite diferente e angustiante. Sim, porque os homens tinham um ar de desassossego e o marinheiro que bebia solitário no Farol das Estrelas correu para o seu navio como se o fosse salvar de um desastre irremediável. E a mulher, que no pequeno cais do mercado esperava o saveiro onde vinha o seu amor, começou a tremer , não do frio do vento, não do frio da chuva, mas de um frio que lhe vinha do coração amante cheio dos maus presságios da noite que se estendia repentinamente.

PowerPoint Presentation:

Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples e Composto Composto Simples Eu tinha vendido Eu vendera Naquele dia eu tinha saído mais cedo. Naquele dia eu saíra mais cedo. A forma simples do Pretérito mais-que-perfeito é usada somente na linguagem escrita. Substitua os verbos extraídos do texto no pretérito mais-que-perfeito simples pelo composto: Ecoara Aparecera Rolara Chegara Viera Aula 8

authorStream Live Help