Aula 9_NB1_2013-1

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

Aula 9 - Crônica Curso de Português a Distância – Nível Intermediário – B1

PowerPoint Presentation:

Crônica para ler PAULÃO Luís Fernando Veríssimo Todos tinham entre 40 e 50 anos, aquela faixa de idade em que o homem subitamente descobre a própria mortalidade. Para entrar na academia do Paulão, todos tinham passado pelo mesmo ritual. O Paulão dava um soco no ombro do novato e gritava, com seu jeito expansivo de ex-remador do Flamengo: - Te conheço! O novato massageava o ombro, meio sem graça , e dizia: - Não estou me lembrando... - Nunca nos vimos antes, mas sei tudo sobre você e sua barriga. Você passa o dia inteiro sentado. Só anda de carro. Em casa, fica atirado na frente da televisão, comendo porcaria. Bebe demais. Fuma. Agora que passou dos 40, decidiu tomar jeito. Por isso veio ao Paulão. Estou certo ou estou errado? - Está certo. Paulão dava uma gargalhada e outro soco no ombro do novato inscrito, que naquela noite não conseguiria mover os braços. Mas dormiria feliz, porque o sofrimento já começara. E se estava doendo era porque estava fazendo bem. Paulão não dava folga às suas turmas de ginástica. - Vamos lá, seus moles ! Estão pensando que isto aqui é o quê? Aula de expressão corporal? Mexam esses traseiros de baiana !

PowerPoint Presentation:

Crônica para ler PAULÃO Luís Fernando Veríssimo O próprio Paulão, com mais de 50 anos, não tinha gordura e conservava seu corpo de atleta. Com a camiseta esticada sobre o tórax estufado , caminhava entre as suas vítimas, sem parar de falar: cada centímetro a mais na cintura é um ano menos de vida. E dando um soco na própria barriga: - Olhem aqui. Uma tábua . O grupo olhava para Paulão com um misto de ódio e adoração. Paulão os estava redimindo pelo martírio. Purgava, gota a gota, cada gole de chope indevido, cada garfada de fritura, cada excesso cometido no passado. Paulão os estava salvando da morte. As ginásticas eram feitas no ritmo de uma ladainha macabra . - Cigarro! Gritava Paulão. E o grupo tinha que gritar: - Mata! - Gordura! - Mata! - Indolência ! - Mata! - Bebida! - Mata!

PowerPoint Presentation:

Crônica para ler PAULÃO Luís Fernando Veríssimo Um dia Paulão não apareceu na academia, que ficou fechada. No bar ao lado ninguém sabia do Paulão ou da recepcionista, a dona Neiva. O que teria acontecido? Ninguém sabia. Pela cabeça de todos passou a mesma coisa: Mulher! - Mata! Mas em seguida chegou a dona Neiva com os olhos injetados e a informação. O Paulão tinha morrido naquela madrugada. Coração. Ficou todo mundo paralisado em volta da notícia, estátuas de boca aberta. O Paulão?! Aos poucos o grupo foi se dispersando. Um grupo de quatro ou cinco ficou por ali, em estado de choque, e quase sem sentir foi derivando para o bar: alinharam-se contra o balcão . Um pediu uma cerveja. Dali a pouco um pediu um bolinho de bacalhau. Outro pediu batatinhas. E alguém, tomado de uma súbita fúria contra o inevitável, bateu no balcão e pediu: “bacon”! O assunto, claro, era o Paulão, e o refrão: “quem diria”. E teve um momento em que todos ficaram em silêncio, mastigando e olhando para nada, pensando: “que merda”.

PowerPoint Presentation:

Crônica para ler PAULÃO Luís Fernando Veríssimo 1. Como era o ritual com que Paulão recebia seus alunos? 2. Que atitudes de Paulão confirmam seu jeito expansivo? 3. Para Paulão, o que significava tomar jeito? 4. Contra que vícios (ou “excessos”) o Paulão investia? 5. Qual foi a verdadeira causa mortis do Paulão, na sua opinião? 6. Interprete o desabafo do grupo: “Que m...” 7. Você se considera uma pessoa de hábitos saudáveis? 8. Que devemos fazer para melhorar nossa qualidade de vida? 9. Você tem o hábito de praticar esportes? Quais? 10. Que esportes são mais comuns em seu país?

PowerPoint Presentation:

Regras de acentuação Aula 9 - Gramática PROPAROXÍTONAS : Todas levam acento!!! PAROXÍTONAS : UM (uns)- álbum, álbuns X - tórax, ônix I (s)- júri, lápis, tênis, grátis *R - caráter, líder, dólar US - Vênus, bônus N - hífen, abdômen, pólen ÃO /Ã(s)- órgão, ímã, órfãs *L - sensível, têxtil, amável PS - fórceps, bíceps *Terminadas em ditongo – farmácia, área, série, gêmeo, relógio, tábua, água, assíduo, OXÍTONAS - Terminadas em : O (s)- bangalô, após, propôs E (s)- português, você, através A (s) - alvará, atrás, Tomás em (ens)- além, refém, alguém, parabéns MONOSSÍLABOS TÔNICOS - Terminadas em : O (s)- dó, só, pó E (s)- mês, pé, fé A (s) - pá, gás, dá DITONGOS ABERTOS (oxítonos): eu (s) – céu, ilhéu oi (s)– herói, Niterói, sóis ei (s) – pastéis, hotéis HIATOS : vogais - i(s), u(s): proíbe, uísque, Luísa, saída, baús, gaúcho Mas, antes de “nh”: rainha, bainha, campainha

PowerPoint Presentation:

Aula 9 - Compreensão Curso de Português a Distância – Nível Intermediário – B1

PowerPoint Presentation:

Compreensão do Vídeo O sonho de Anderson Silva Aula 9 Compreensão Depois de assistir duas vezes ao vídeo responda as seguintes perguntas: 1 – Em qual esporte ele se virou? 2 – Quem sabe o caminho do gol? 3 – Quantas regras o futebol tem? 4 – Comente com suas palavras o vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=mdX-5u129Q0

authorStream Live Help