AULA 1 - Conversacion

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

Aula de conversação 1 Curso de Portugués On-line

PowerPoint Presentation:

Duração do curso : 6 semanas Espaços de trabalho : cantinho do aluno; sala de bate-papo; facebook. Dinâmica de estudo recomendada : Primeiramente recomendamos que entre no “ cantinho do aluno ” para consultar o material de apoio às aulas de conversação (incluído o powerpoint que será apresentado na aula “ ao vivo ” ) e realizar algumas atividades sobre a temática de estudo da semana. Tanto a leitura do material de apoio quanto a realização dos exercícios propostos o ajudará a desempenhar um papel muito mais ativo e produtivo nas aulas de conversação, realizadas uma vez por semana na nossa sala de bate-papo. É importante que você entre na “ sala de bate-papo ” na hora e data predeterminada para a nossa aula ao vivo de conversação. A sua participação nesta aula é fundamental, posto que está desenhada para que o aluno seja o grande protagonista da nossa conversa ou “ bate papo ” em Língua Portuguesa. Para enriquecer ainda mais as nossas aulas, também criaremos um grupo em “ facebook ” com todos os integrantes do curso, para que possamos intercambiar idéias, refletir sobre temas afins aos tópicos trabalhados nas aulas e dispor de mais um espaço para conversar. “ Dinâmica das aulas de conversação: ”

PowerPoint Presentation:

Temática das aulas: As nossas aulas de conversação consistem em um convite a uma viagem pelo Brasil, de Norte a Sul. Em cada semana de curso você terá a oportunidade de conhecer melhor as diferentes regiões do país bem como trocar idéias e refletir sobre diversas questões (geográficas, sociais, lingüísticas, culturais, etc.) relacionadas com o Brasil. Vejamos agora os temas que serão trabalhados no nosso curso ao longo das próximas semanas: CURSO DE CONVERSAÇÃO: CONHECENDO O BRASIL DO OIAPOQUE AO CHUÍ SEMANA 1 . O Brasil e suas regiões. SEMANA 2 . O Nordeste do Brasil: sinônimo de diversidade. SEMANA 3 . O Norte do Brasil: a civilização das águas. SEMANA 4 . O Centro-Oeste do Brasil: um paraíso desconhecido. SEMANA 5 . O Sudeste do Brasil: o rosto mais urbano do país. SEMANA 6 . O Sul do Brasil: O Brasil mais europeu

PowerPoint Presentation:

Para que possamos nos conhecer melhor, eu gostaria que cada um de vocês se apresentasse aos demais colegas comentando: Seu nome Seu país de origem e a cidade onde mora Sua profissão Por quê começou a estudar português? O que costuma fazer no seu tempo livre Qual é o seu passatempo favorito? “ Conhecendo-nos melhor ”

PowerPoint Presentation:

Conhecendo o Brasil do Oiapoque ao Chuí. O Brasil e suas regiões  Chuí  Oiapoque Mapa adaptado: fonte Mapa: fonte Você sabe o que significa a expressão “ do Oiapoque ao Chuí ” ?

PowerPoint Presentation:

BRASIL. REPRESENTAÇÕES MENTAIS. Quando escutamos a palavra “ Brasil ” , automaticamente algumas imagens e conceitos se reproduzem em nossa mente. Este tipo de imagens que temos de um lugar, de um povo e/ou de uma cultura costumam representar as características mais destacadas de um determinado grupo social, ou um modelo (preconcebido) de qualidades e condutas de um coletivo. Por outro lado, veremos que estas representações sociais nos conduzem muitas vezes a conceitos limitados e inclusive errôneos da realidade de um povo e de um território. Ao longo desta série de encontros dedicados ao Brasil, teremos a oportunidade de conhecer as peculiaridades de um país que destaca por sua homogeneidade e ao mesmo tempo diversidade (linguística, geográfica, social, racial, etc.). Começaremos a nossa viagem percorrendo as diferentes regiões do país e analisando “ em linhas gerais ” os traços mais conhecidos e característicos do Brasil e do seu povo.

PowerPoint Presentation:

QUE IMAGEM VOCÊ TEM DO BRASIL? BRASIL

PowerPoint Presentation:

No “ cantinho do aluno ” , no material de introdução à tematica da semana “ O Brasil e suas regiões ” apresentamos um vídeo que mostra o Brasil e suas cinco regiões mediante uma sequência de imagens ilustrativas. Vídeo: As cinco regiões do Brasil O que achou do vídeo? / Você já esteve no Brasil? Se sim, fale-nos das cidades que já visitou / Qual região do Brasil gostaria de conhecer? Por quê? Viajando pelo Brasil

PowerPoint Presentation:

Estereótipos nacionais Muitas vezes formamos uma imagem de um povo que nem sempre corresponde à realidade. É comum escutarmos qualificativos de um determinado coletivo do tipo: é preguiçoso, tem um sotaque engraçado, é trabalhador, são “ bicho do mato ” , são estressados, etc.. E no seu país, quais são os estereótipos nacionais e regionais? O brasileiro é descrito em diferentes tipos de manifestações artísticas (na literatura, na música popular brasileira, no cinema, etc.) como um ser com muita “ malandragem ” Sabe o que isto significa?

PowerPoint Presentation:

TRAILER: DOCUMENTÁRIO “ OLHAR ESTRANGEIRO ” Mulheres bonitas, praias e carnaval. Mas é só isso mesmo que o Brasil tem? Os gringos acham que sim. Segundo a Wikipédia , Estereótipo é a “ imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação ” . É fonte de inspiração de muitas piadas, sendo algumas de conteúdo racista, como as que relacionam os judeus à avareza, os negros à malandragem e os portugueses à falta de inteligência. O estereótipo, então, pode estar ligado diretamente ao preconceito e não deixa de andar lado a lado muitas vezes com o clichê. (…) O estereótipo não inventa uma mentira, ele deturpa uma verdade. Não tira uma fotografia da realidade, ele exagera ou minimiza pontos – negativos ou positivos – que acabam por passar uma idéia equivocada. Afinal de contas, o estereótipo vem como um rótulo que acaba por vender de forma errada um produto. Fermentado com doses de verdade e misturado com preconceitos e superficialidades, pode passar despercebido ou ser até engraçado, mas também atinge níveis sérios, interferindo na vida de pessoas e provocando comportamentos adversos. Material produzido por Maíra Suspiro Para ler a publicação completa, ir a: http://www.cinemacomrapadura.com.br/especiais/a_imagem_estereotipada_do_brasil_no_cinema/estereotipos/ A imagem estereotipada do Brasil na mídia

PowerPoint Presentation:

Que fatores na sua opinião favorecem a construção deste tipo de imagens estereotipadas de um país? Que medidas você acha que poderiam ser adotadas para evitar a construção e divulgação destas imagens estereotipadas? Debate: O que achou do trailer do filme “ Olhar estrangeiro ” ?

authorStream Live Help