Coleta Seletiva do Lixo

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Apresentação sobre Coleta Seletiva do Lixo.

Comments

By: lillianod (155 month(s) ago)

otimo

Presentation Transcript

Coleta Seletiva de Lixo : 

Coleta Seletiva de Lixo Professor Carlos Henrique Beckman

O que é a coleta seletiva de lixo? : 

O que é a coleta seletiva de lixo? A coleta seletiva de lixo é a separação dos materiais recicláveis do restante do lixo, e começa na nossa própria casa, onde devemos separar os materiais recicláveis do restante do lixo e entregar nos postos de coleta mais próximos. Os principais materiais recicláveis são os papéis, plásticos e metais que podem ser transformados e serem utilizados como objetos de decoração, por exemplo.

O que é lixo? : 

O que é lixo? Lixo é qualquer resto que resulta de atividade humana, podendo ser de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços, de varrição, entre muitos outros.  O lixo pode ser classificado como orgânico e inorgânico: orgânico - Entre os orgânicos, encontramos resto de comida, plantas mortas, papel higiênico, restos de frutas e verduras. inorgânico - Entre os lixos inorgânicos encontramos os metais, plásticos, e papéis que podem ser reciclados.

Cuidados no momento de eliminar o lixo: : 

Cuidados no momento de eliminar o lixo: 1º - Remover o excesso de líquido do lixo e por em um saco transparente, depois deixe os sacos até às 9hrs da manhã, no dia de coleta de lixo doméstico. 2º - Espetos de bambu, estilhaços de vidro e giletes devem ser embrulhados em papel resistente. Nestas embalagens escreva frases como "perigoso". 3º - Quando jogar fora fósforos, fogos de artifício, isqueiros e outros produtos que produzem fogo, devem jogar depois de usá-los completamente.

Cuidados no momento de eliminar o lixo: : 

Cuidados no momento de eliminar o lixo: 4º - Latas de gases e de spray devem ser usados completamente, e fazer furos em locais onde não existem fogos por perto para escapar os gases, pois podem ser considerados causas de explosão e de incêndio no momento da coleta ou incineração. 5º - No caso de jogar óleo de cozinha e outros óleos, use papel absorvente ou pano para absorver óleo, ou faça com que eles se tornem sólidos antes de jogá-los no lixo. 6º - No caso de jogar fralda, tire a sujeira e embrulhe em saco de plástico para não cheirar.

Cuidados no momento de eliminar o lixo: : 

Cuidados no momento de eliminar o lixo: 7º - Latas, garrafas de vidro e pet bottles, devem ser esvaziadas e depois enxague-as com água. 8º - No caso de jogar "Lixo reciclado", latas, garrafas de vidro e pet bottles devem colocar em saco transparente de lixo e grudar a etiqueta necessária ou escrevendo frase como “lixo reciclável”.

Lixos que não podem ser coletados como lixo reciclado: : 

Lixos que não podem ser coletados como lixo reciclado: 1º - Latas de gases usados em fogões portáteis e de spray, que são considerados extremamente perigosos, pois podem ser causas de ignição e explosão. 2º - Produtos feito de vidro como tubo de maquiagem, vidro contra o calor, lâmpada fluorescente, lâmpada, e placa de vidro. Artigos afiados como facas de cozinha e similares. 3º - Recipientes feitos de plástico, com exceção de artigos feitos de porcelana e pet bottles.

Lixos que não podem ser coletados como lixo reciclado: : 

Lixos que não podem ser coletados como lixo reciclado: 4º - Não podem ser coletados os produtos, que podem ser considerados perigosos pelas propriedades de explosão e ignição, como extintores de incêndios, querosene, óleos usados, produtos químicos perigosos, latas de tintas e baterias. Caso tenha estes produtos, realiza-se pedido da coleta ao fabricante ou ao vendedor.

Cores para a reciclagem: : 

Cores para a reciclagem: Azul - Papel e papelão; Vermelho – Plástico; Verde – Vidro; Amarelo – Metal; Preto – Madeira; Laranja – Resíduos Perigosos; Branco - Serviços ambulatoriais e de saúde; Roxo - Resíduos radioativos; Marrom - Resíduos orgânicos; Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação;

Tempo de decomposição do lixo: : 

Tempo de decomposição do lixo: Papel: 2 a 4 semanas Tecido de algodão: 1 a 5 meses Corda: 3 a 4 meses Meia de lã: 1 ano Vara de bambu: 1 a 3 anos Goma de mascar: 5 anos Estaca de madeira pintada: 13 anos Lata de conserva: 100 anos Lata de alumínio: 500 anos Plástico: 450 anos Vidro e pneus: tempo indeterminado

Natureza dos resíduos domiciliares: : 

Natureza dos resíduos domiciliares: Lixo orgânico – Papel, papelão, plástico, madeira, resto de alimentos e tecidos;

Natureza dos resíduos domiciliares: : 

Natureza dos resíduos domiciliares: Lixo inorgânico – Metal, vidro, areia, terra e pedras;

Natureza dos resíduos domiciliares: : 

Natureza dos resíduos domiciliares: Lixo Biodegradável: Lixo não-biodegradável: papel, papelão, restos Borracha, plástico de alimentos e tecidos; e isopor;

Natureza dos resíduos domiciliares: : 

Natureza dos resíduos domiciliares: Lixo de degradação rápida – Alimentos, papel e papelão;

Natureza dos resíduos domiciliares: : 

Natureza dos resíduos domiciliares: Lixo de degradação lenta – couro, madeira e tecidos;

Recicle!!! : 

Recicle!!! Além de reduzir a poluição ambiental contribuindo para a saúde da população, a coleta seletiva de lixo, bem como a redução do lixo gerado por cada residência é uma lição de cidadania!

authorStream Live Help