Coleta Seletiva de Lixo :Coleta Seletiva de Lixo Professor Carlos Henrique Beckman
O que é a coleta seletiva de lixo? :O que é a coleta seletiva de lixo? A coleta seletiva de lixo é a separação dos materiais reciclÔveis do restante do lixo, e começa na nossa própria casa, onde devemos separar os materiais reciclÔveis do restante do lixo e entregar nos postos de coleta mais próximos. Os principais materiais reciclÔveis são os papéis, plÔsticos e metais que podem ser transformados e serem utilizados como objetos de decoração, por exemplo.
O que Ć© lixo? :O que Ć© lixo? Lixo Ć© qualquer resto que resulta de atividade humana, podendo ser de origem industrial, domĆ©stica, hospitalar, comercial, agrĆcola, de serviƧos, de varrição, entre muitos outros.Ā
O lixo pode ser classificado como orgânico e inorgânico:
orgânico - Entre os orgânicos, encontramos resto de comida, plantas mortas, papel higiênico, restos de frutas e verduras.
inorgânico - Entre os lixos inorgânicos encontramos os metais, plÔsticos, e papéis que podem ser reciclados.
Cuidados no momento de eliminar o lixo: :Cuidados no momento de eliminar o lixo: 1Āŗ - Remover o excesso de lĆquido do lixo e por em um saco transparente, depois deixe os sacos atĆ© Ć s 9hrs da manhĆ£, no dia de coleta de lixo domĆ©stico.
2º - Espetos de bambu, estilhaços de vidro e giletes devem ser embrulhados em papel resistente. Nestas embalagens escreva frases como "perigoso".
3Āŗ - Quando jogar fora fósforos, fogos de artifĆcio, isqueiros e outros produtos que produzem fogo, devem jogar depois de usĆ”-los completamente.
Cuidados no momento de eliminar o lixo: :Cuidados no momento de eliminar o lixo: 4º - Latas de gases e de spray devem ser usados completamente, e fazer furos em locais onde não existem fogos por perto para escapar os gases, pois podem ser considerados causas de explosão e de incêndio no momento da coleta ou incineração.
5º - No caso de jogar óleo de cozinha e outros óleos, use papel absorvente ou pano para absorver óleo, ou faça com que eles se tornem sólidos antes de jogÔ-los no lixo.
6º - No caso de jogar fralda, tire a sujeira e embrulhe em saco de plÔstico para não cheirar.
Cuidados no momento de eliminar o lixo: :Cuidados no momento de eliminar o lixo: 7º - Latas, garrafas de vidro e pet bottles, devem ser esvaziadas e depois enxague-as com Ôgua.
8Āŗ - No caso de jogar "Lixo reciclado", latas, garrafas de vidro e pet bottles devem colocar em saco transparente de lixo e grudar a etiqueta necessĆ”ria ou escrevendo frase como ālixo reciclĆ”velā.
Lixos que não podem ser coletados como lixo reciclado: :Lixos que não podem ser coletados como lixo reciclado: 1º - Latas de gases usados em fogões portÔteis e de spray, que são considerados extremamente perigosos, pois podem ser causas de ignição e explosão.
2Āŗ - Produtos feito de vidro como tubo de maquiagem,
vidro contra o calor, lâmpada fluorescente, lâmpada,
e placa de vidro. Artigos afiados como facas de cozinha e similares.
3º - Recipientes feitos de plÔstico, com exceção de artigos feitos de porcelana e pet bottles.
Lixos que nĆ£o podem ser coletados como lixo reciclado: :Lixos que nĆ£o podem ser coletados como lixo reciclado: 4Āŗ - NĆ£o podem ser coletados os produtos, que podem ser considerados perigosos pelas propriedades de explosĆ£o e ignição, como extintores de incĆŖndios, querosene, óleos usados, produtos quĆmicos perigosos, latas de tintas e baterias. Caso tenha estes produtos, realiza-se pedido da coleta ao fabricante ou ao vendedor.
Cores para a reciclagem: :Cores para a reciclagem: Azul - Papel e papelĆ£o; Vermelho ā PlĆ”stico;
Verde ā Vidro; Amarelo ā Metal;
Preto ā Madeira; Laranja ā ResĆduos Perigosos;
Branco - Serviços ambulatoriais e de saúde;
Roxo - ResĆduos radioativos;
Marrom - ResĆduos orgĆ¢nicos;
Cinza - ResĆduo geral nĆ£o reciclĆ”vel ou misturado, ou contaminado nĆ£o passĆvel de separação;
Tempo de decomposição do lixo: :Tempo de decomposição do lixo: Papel: 2 a 4 semanas
Tecido de algodão: 1 a 5 meses
Corda: 3 a 4 meses
Meia de lã: 1 ano
Vara de bambu: 1 a 3 anos
Goma de mascar: 5 anos
Estaca de madeira pintada: 13 anos
Lata de conserva: 100 anos
Lata de alumĆnio: 500 anos
PlƔstico: 450 anos
Vidro e pneus: tempo indeterminado
Natureza dos resĆduos domiciliares: :Natureza dos resĆduos domiciliares: Lixo orgĆ¢nico ā Papel, papelĆ£o, plĆ”stico, madeira, resto de alimentos e tecidos;
Natureza dos resĆduos domiciliares: :Natureza dos resĆduos domiciliares: Lixo inorgĆ¢nico ā Metal, vidro, areia, terra e pedras;
Natureza dos resĆduos domiciliares: :Natureza dos resĆduos domiciliares: Lixo BiodegradĆ”vel: Lixo nĆ£o-biodegradĆ”vel:
papel, papelão, restos Borracha, plÔstico de alimentos e tecidos; e isopor;
Natureza dos resĆduos domiciliares: :Natureza dos resĆduos domiciliares: Lixo de degradação rĆ”pida ā Alimentos, papel e papelĆ£o;
Natureza dos resĆduos domiciliares: :Natureza dos resĆduos domiciliares: Lixo de degradação lenta ā couro, madeira e tecidos;
Recicle!!! :Recicle!!! Além de reduzir a poluição ambiental contribuindo para a saúde da população, a coleta seletiva de lixo, bem como a redução do lixo gerado por cada residência é uma lição de cidadania!