Revolucao agricola I

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: adrianosoares (67 month(s) ago)

Poderia enviar para adrianos759@gmail.com

By: isilda (79 month(s) ago)

óptima apresentação

By: alice_lopes (80 month(s) ago)

esqueci-me do mail alicelopes@esmlamas.edu.pt

By: alice_lopes (80 month(s) ago)

A sua apresentação é espectacular. Sou professora de História com algumas dificuldades no domínio das novas tecnologias. Será que me poderia disponibilizar as apresentações para usar como recurso nas aulas. Agradeço desde já. Obrigada

By: efabeatriz (86 month(s) ago)

Boa tarde, pedia o favor caso pudesse enviar-me esta apresentação excelente. Muito obrigada.

See all

Presentation Transcript

Slide1: 

HISTÓRIA - 2008

Slide2: 

Durante os séculos XVII e XVIII, a nobreza rural inglesa levou a cabo transformações nas suas propriedades que provocaram uma verdadeira REVOLUÇÃO AGRÍCOLA na Europa.

Slide3: 

REVOLUÇÃO AGRÍCOLA

Slide4: 

Alargamento das áreas de cultivo

Slide5: 

ENCLOSURES: emparcelamento e vedação dos campos por parte dos grandes proprietários rurais. VANTAGENS DAS «ENCLOSURES» De há mais de cem anos para cá tem sido concedido um tão grande número de licenças para dividir e vedar as terras comunais que se calcula haver um terço a mais de terras cultivadas do que havia anteriormente […]. As terras vedadas têm vantagens sobre os campos abertos porque fornecem abrigo para o gado, que fica cercado nos campos, e defendem as searas, impedindo os animais e as pessoas de as atravessarem. D’ Éon de Beaumont, Os Ócios do Cavaleiro (1775)

Slide6: 

Introdução de novas culturas

Slide7: 

Desenvolvimento da criação de gado Cruzamento e aperfeiçoamento das raças Maior rendimento de carne, leite e lã Campos mais estrumados

Slide8: 

Novas técnicas agrícolas . Fertilização dos campos com estrume dos animais e o uso de argila e calcário para juntar aos terrenos mais arenosos . Selecção das melhores sementes . Aplicação ao trabalho agrícola de algumas máquinas que possibilitaram a redução de mão-de-obra. . O afolhamento quadrienal, que dispensava o pousio.

Slide9: 

Ficha de trabalho:

Slide10: 

O novo regime demográfico do século XVIII caracterizou-se por uma elevada natalidade e uma descida acentuada da mortalidade (especialmente da infantil). Esta situação possibilitou um rejuvenescimento da população e um saldo fisiológico positivo.

Slide11: 

Taxa de natalidade elevada devido à:

Slide12: 

Diminuição da taxa de mortalidade devido à:

Slide13: 

Um dos progressos ocorridos na medicina, nos finais do século XVIII, foi a invenção de vacinas. A primeira vacina foi descoberta, em 1796, por Edward Jenner, um médico inglês. Este descobriu que o vírus de uma determinada doença das vacas (vaccinia), quando injectado nos humanos, provocava imunidade à varíola, uma doença febril infecto-contagiosa.

Slide14: 

O efeito da pressão demográfica sobre as populações rurais e a redução da necessidade de mão-de-obra, provocada pelas mudanças introduzidas na agricultura e pelo novo regime de propriedade, fizeram com que muitas pessoas procurassem, nas cidades, saídas para as suas miseráveis condições de vida. Deu-se, então, um êxodo rural que fez crescer as cidades, disponibilizando gente para trabalhar nas indústrias que começavam a surgir.

Slide15: 

A existência de excedentes agrícolas em algumas regiões e os progressos na área dos transportes determinaram o desenvolvimento do comércio. O aumento demográfico provocou um aumento dos consumidores e da procura de produtos.

authorStream Live Help