europa

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Europa em crise

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

E.E. Braz Sinigáglia BATAYPORÃ/MS 2008

Slide 2: 

Trabalho de Geografia your text Alunas: Gleise Evelin Nogueira da Silva Priscila Nascimento Profª Maria de Lourdes

Slide 3: 

A Europa Oriental e a crise do socialismo

Slide 4: 

O LESTE EUROPEU A CLASSIFICAÇÃO DO CONTINENTE EUROPEU EM OCIDENTAL E ORIENTAL SURGIU APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, NUMA REFERENCIA Á BIPOLARIZAÇÃO DO MUNDO,QUE COLOCAVA EM OPOSIÇAO O CAPITALISMO E O SOCIALISMO .

Slide 5: 

O QUE É O SOCIALISMO O Socialismo é um sistema sócio-político caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade. Abolida a sua propriedade privada destes meios, todos se tornariam trabalhadores, tomando parte na produção, e as desigualdades sociais tenderiam a ser drasticamente reduzidas uma vez que a produção, sendo social, poderia ser equitativamente distribuída.

Slide 6: 

O QUE É O CAPITALISMO: Capitalismo é comumente definido como um sistema de organização de sociedade baseado na propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual, e na liberdade de contrato sobre estes bens (livre-mercado). "Capitalismo" é o nome que se dá às atitudes econômicas decorrentes naturalmente numa sociedade que respeita a propriedade privada e a liberdade de contrato.

Slide 7: 

A EUROPA ORIENTAL O LESTE EUROPEU CORRESPONDIAM OS ENTÃO PAÍSES SOCIALISTAS, LIGADOS A UNIÃO SOVIETICA,INCLUINDO A ALEMANHA ORIENTAL.

Slide 8: 

UNIÃO SOVIÉTICA

Slide 9: 

ALEMANHA

Slide 10: 

OS PAÍSES DO LESTE EUROPEU FORAM OBJETO DE DISPUTA PELAS TRES PRINCIPAIS POTÊNCIAS QUE DOMINARAM A REGIÃO ATÉ 1918: O IMPÉRIO AUSTRIACO, O IMPÉRIO TURCO -OTOMANO E O IMPÉRIO RUSSO. AINDA HOJE, SÃO EVIDENTES AS INFLUENCIAS GERMÃNICAS, MUÇULMANAS E ESLAVAS NESSA PARTE DO CONTINENTE. BREVE HISTÓRICO

Slide 11: 

O IMPERIOP TURCO - OTOMANO

Slide 12: 

O IMPÉRIO AUSTRÍACO

Slide 13: 

O IMPÉRIO RUSSO

Slide 14: 

A DOMINAÇÃO RUSSA FEZ – SE EM VÁRIAS ETAPAS DESDE O SÉCULO XVIII,E SUA INFLUÊNCIA É AINDA UMA REALIDADE NA REGIÃO.NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,A UNIÃO SOVIÉTICA CONSEGUIU ALARGAR SUAS FRONTEIRAS MEDIANTE A OCUPAÇÃO MILITAR DAS REPÚBLICAS BÁLTICAS (ESTÔNIA,LETOÑIA E LITUANIA). QUANDO ACABOU A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,EVIDENCIOU-SE QUE O CONTINENTE EUROPEU ESTAVA DIVIDIDO POR UMA “CORTINA DE FERRO”,NA EXPRESSÃO DE WINSTON CHURCHILL,O ENTÃO PRIMEIRO – MINISTRO BRITÃNICO.OS PAÍSES DO LESTE FICARAM SOB DOMINAÇÃO SVIÉTICA,ONDE FOI PROIBIDO O PLURALISMO POLÍTICO E IMPOSTA A ECONOMIA PLANIFICADA. A DOMINAÇÃO RUSSA E SOVIÉTICA

Slide 15: 

EM 1989 COMEÇOU UMA IMIGRAÇÃO EM MASSA DE CIDADÃOS DA ALEMANHA ORIENTAL PARA A ALEMANHA OCIDENTAL .ESSE FLUXU MIGRATÓRIO VIU-SE FAVORECIDO PELA DECISÃO DOS GOVERNOS DA HUNGRIA E DA ENTÃO TCHECOSLOVÁQUIA DE ABRIR SUAS FRONTEIRAS EM RELAÇÃO À EUROPA OCIDENTAL.A TENSÃO POLÍTICA E SOCIAL DO LADO ORIENTAL CHEGOU A TAL PONTO QUE O GOVERNO COMUNISTA DECIDIU ABRIR AS FRONTEIRAS COM O LADO OCIDENTAL.EM POUCAS SEMANAS,O MURO DE BERLIM FOI DERRUBADO E,UM ANO MAIS TARDE, AS DUAS ALEMANHAS SE REUNIFICARAM.

Slide 16: 

EM 1985, MIKHAIL GORBATCHOV CHEGOU AO PODER DA UNIÃO SOVIÉTICA DANDO INÍCIO A UMA SÉRIE DE REFORMAS ESTRUTURAIS.COM ELAS AS RELAÇÕES DOS SOVIÉTICOS COM OS PAÍSES OCIDENTAIS SOFRERAM GRANDES MUDANÇAS FORAM ASSINADOS ACORDOS PARA A REDUÇÃO DE ARMAMENTOS E ELIMINARAM-SE ALGUNS ENTRAVES Á LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE INFORMAÇÃO.AS CHAMADAS PERESTROIKA (REESTRUTURAÇÃO) E GLASNOST (TRANSPARENCIA) ALENTARAM A ESPERANÇA DE LIBERDADE EM MUITOS PAÍSES DO BLOCO SOCIALISTA EUROPEU.

authorStream Live Help