A Origem Da Terra E Do Homem

Download as
 PPT
Presentation Description 

O projeto trabalhou tanto a origem do homem, como a origem do universo.

Views: 2996
Like it  ( Likes) Dislike it  ( Dislikes)
Added: November 20, 2008 This Presentation is Public 
Presentation Category : Education All Rights Reserved
Presentation Transcript

Slide 1:E. E. Braz Sinigáglia Batayporã/MS 2008


Slide 2: PROJETO: A ORIGEM DA TERRA E DO SER HUMANO E SUA CHEGADA NO CONTINENTE AMERICANO


Slide 3:PROJETO: A ORIGEM DA TERRA E DO SER HUMANO E SUA CHEGADA NO CONTINENTE AMERICANO ESTE PROJETO NASCEU COM O OBJETIVO DE CONTEXTUALIZAR DE MANEIRA INTERDISCIPLINAR TANTO A ORIGEM DA TERRA QUANTO A DO HOMEM E COMO ESTE CHEGOU AO NOSSO CONTINENTE, O CONTINENTE AMERICANO. A INTERDISCIPLINARIDADE FEZ COM OS CONTEÚDOS ABORDADOS EM HISTÓRIA E GOEGRAFIA FOSSEM MELHOR COMPREENDIDAS PELOS DISCINTES, POIS O PROJETO ABORDOU AS TEMÁTICAS TRABALHADAS EM SALA DE AULA COMO UM TODO E NÃO EM PARTES FRAGMENTADAS.


Slide 4:DIRETOR: JOSÉ MIGUEL DA ROCHA DIRETOR ADJUNTO: MOACIR ALVES TEIXEIRA COORDENADORAS: ERI SOUZA LUIS FARIA VÂNIA Apª DE ALAMEIDA BAGI


Slide 5:PROFESSORAS COORDENADORAS DO PROJETO: LEANDRA REGINA BENEDITO VANÇAN MARIA DE LOURDES VAZ MOREIRA


Slide 6:ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO: 6º ANO TURMAS “A” - “B” - “C” E “D”


Slide 7:ALINE AMANDA AMAURI ANDRÉ ANDRESSA BRUNA BRUNO CAMILA CAROLAINE CLEITON DEVID DOUGLA FERNANDO GABRIEL HERNANDES ISMAEL JHONI JOICE MARIA MATHEUS MAURICIO NUBIA KAROLINE PAULO HENRIQUE RAFAEL DA ROCHA RAFAEL VIDOTO RAFAELY DE PAULA RITIELI RODRIGO TATIANE TIAGO 6º ANO TURMA A - MATUTINO


Slide 9:6º ANO TURMA“C” - VESPERTINO ALINE ALIS BRUNO DEIVISON ERICO FERNANDA FERNANDO GABRIELA GUSTAVO JAQUELINE LUANA MATHEUS NELSON PAULO RAFAEL THIAGO DIEGO


Slide 10:6°ANO TURMA “D”-VESPETINO ALLINI ANA GABRIELA ANDRESSA CAMILA CLEITON DANIELA EDERSON ERICA FRANCIELE GABRIEL HUGO JAQUELINE JEFERSO JENIFFER KAMILA KLEBERSON LUAN LUANA LUIS RAEL SUELY TAINÁ THAÍS


Slide 11:INTRODUÇÃO A ORIGEM DO UNIVERSO E DA TERRA


Slide 12:A TEORIA DO BIG BANG Onde ocorreu o Big Bang no Universo? Há uma suposição que o Big Bang foi uma explosão que ocorreu no espaço vazio e que a explosão expandiu no espaço vazio. Isto é errado. O espaço e o tempo foram criados no Big Bang. No começo do universo o espaço era preenchido completamente com a matéria. A matéria estava originalmente muito quente e muito densa e então expandiu e esfriou para eventualmente produzir as estrelas e as galáxias que nós vemos no universo hoje. Embora o espaço possa ter sido concentrado em um único ponto no Big Bang, é igualmente possível que o espaço fosse infinito no Big Bang. Em ambos os cenários, o espaço foi enchido completamente com a matéria que começou a expandir.


Slide 13:Escala do tempo geológico Escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta.


Slide 14:A s Eras Geológicas


Slide 15:Era Proterozóica Também chamada de Era Primitiva ou Era Pré-Cambriana. A mais antiga e mais vasta divisão do tempo geológico(gr. proteros = primeiro + zoé= vida). O seu início não é ainda definitivamente conhecido, ultrapassando, entretanto, a casa dos quatro bilhões de anos (estimativa baseada na radioatividade); o seu término deu-se aproximadamente há 500 milhões de anos. AS ERAS GEOLÓGICAS


Slide 16: Era Paleozóica Também chamada de Era Primária. Divisão do tempo geológico seguinte à Era Proterozóica e a antecedente à Era Mesozóica. A sua duração foi de aproximadamente 380 milhões de anos. Embora a vida já se achasse presente na Era Proterozóica, é nos terrenos mais antigos da Era Paleozóica que os vestígios de organismos se mostram mais abundantes.


Slide 17:ERA MESOZÓICA Também chamada de Era Secundária. Penúltima das eras em que se divide a história da Terra. Conhecida como a Idade dos Répteis ou Idade dos Amonides, pela importância que esses dois grupos atingiram durante os 140 milhões de anos da sua duração. O nome vem do grego mesos que significa meio, e zoé que indica vida, isto é, vida intermediária


Slide 18:ERA CENOZÓICA O princípio da Era Cenozóica marca a abertura do capítulo mais recente da história da Terra. O nome desta era provém de duas palavras gregas que significavam vida recente. Durante a Era Cenozóica, que principiou há cerca de 60 milhões de anos, a face da Terra assumiu sua forma atual.


Slide 19:A ESTRUTURA DA TERRA Resumidamente, a estrutura da Terra pode ser entendida como uma série de esferas conscêntricas de raio crescente (como em uma cebola). As Camadas da Terra


Slide 20:Crosta terrestre •É dividida em crosta continental e crosta oceânica; •A crosta continental varia de 30-40 km nos crátonsaté60-80 km nas cadeias de montanhas; •A crosta oceânica varia de 7 a 30 km.


Slide 21:Manto Dividi-se em Manto Superior, manto Transicional e Manto Inferior.


Slide 22:Núcleo •Divide-se em Núcleo Interno e externo; •O núcleo externo deve ser mais liquefeito, constituído predominantemente por uma liga de ferro e níquel, mais algum elemento de baixo número atômico ainda não identificado; •O núcleo interno deve ser sólido, composto por uma liga de ferro e níquel.


Slide 24:TEORIA DE PLACAS TECTÔNICAS


Slide 25:Placas tectônicas A teoria da Tectônica de Placas afirma que o planeta Terra é dividido em várias placas tectônicas (como uma bola de capotão, mas com gomos irregulares e de diferentes tamanhos) que se movimentam, pois estão flutuando sobre o magma (como a lava vulcânica derretida que sai dos vulcões). Ao se movimentarem, formam as montanhas mais recentes (dobramentos modernos), fossas oceânicas, atividade vulcânica, terremotos, cordilheiras meso-oceânicas, tsunamis.


Slide 26:A teoria que os continentes não estiveram sempre nas suas posições atuais, foi conjuturada muito antes do século vinte; este modelo foi sugerido, pela primeira vez, em 1596 por um fabricante holandês, Abraham Ortelius. Ortelius sugeriu de que as Américas " foram rasgadas e afastadas da Europa e África por terramotos e inundações " e acrescentou: " os vestígios da ruptura revelam-se, se alguém trouxer para a sua frente um mapa do mundo e observar com cuidado as costas dos três continentes." A idéia de Ortelius foi retomada no século dezanove. TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL


Slide 27:Entretanto, só em 1912 é que a idéia do movimento dos continentes foi seriamente considerada como uma teoria científica designada por Deriva dos Continentes, escrita em dois artigos publicados por um meteorologista alemão chamado Alfred Lothar Wegener.


Slide 28:Argumentou que, há cerca de 200 milhões de anos, havia um supercontinente - Pangeia=Pangea - que começou a fragmentar-se.


Slide 29:O SUPERCONTINENTE PANGÉIA Alexander Du Toit, professor de geologia na Universidade de Joanesburgo e um dos defensores mais acérrimos das idéias de Wegener, propôs que a Pangeia, primeiro, se dividiu em dois grandes continentes, a Laurásia no hemisfério norte e a Gondwana no hemisfério sul.


Slide 30: O INÍCIO DA SEPARAÇÃO DOS CONTINENTES Laurásia e Gondwana continuaram então a fragmentar-se, ao longo dos tempos, dando origem aos vários continentes que existem hoje.


Slide 31: A FORMAÇÃO DOS CONTINENTES ATUAIS


Slide 32:OS CONTINENTES ATUALMENTE


Slide 33: A ORIGEM E A EVOLUCÃO DO HOMEM


Slide 34:A Origem do Homem As nossas origens estão diretamente ligadas com o desaparecimento dos dinossauros. Os mamíferos, nossos antecessores, já existiam há milhares de anos ,antes do fim dos grandes répteis. Os acontecimentos que ditaram o fim dos dinossauros pouparam tudo o que vivia sob a água e os animais de pequeno porte escondidos nas tocas ou sob uma densa vegetação, assim se salvando os muito pequenos mamíferos de apenas alguns centímetros de tamanho.


Slide 35:Os vestígios deste hominídeo foram encontrados nos montes Siwalick na Índia e, mais tarde, em África. Aparentemente andava erecto e não tinha maxilas alongadas ou salientes. Com um cérebro ainda pequeno, podia agarrar e manejar paus e pedras para afastar os seus inimigos. Há 6 milhões de anos, dos Ramapithecus derivaram três ramos. Veja a seguir nos slides.


Slide 36:Australopithecus Boisei Os Australopithecus tinham um volume de cérebro idêntico ao de um macaco moderno, andavam erectos e serviam-se de utensílios, possivelmente ossos e seixos naturalmente aguçados.


Slide 37:Australopithecus africanus


Slide 38:e o Homo habilis O Homo habilis tinha um cérebro mais volumoso, andava erecto e fabricava utensílios de pedra.


Slide 39:Homo habilis Australopithecus


Slide 40:Australopithecus e Homo habilis chegaram a co-habitar em algumas regiões, possivelmente num relacionamento não pacífico, em nichos ecológicos diferentes e com esporádicos cruzamentos. Os Australopithecus acabam por se extinguir há 2 Ma e o género Homo vai evoluindo. Assim, há 500.000 anos, surgia o Homo erectus que viveu na Ásia, África e Europa. Utilizava o fogo e caçava animais de grande envergadura, atuando em grupo.


Slide 41:Há 100.000 anos a espécie Homo erectus teria evoluído para duas linhagens: Veja a seguir no slides.


Slide 42:Homo neanderthal O homem de Neanderthal contemporâneo do último período glacial, deve ter-se extinguido há 40.000 anos


Slide 43:Os Neanderthais, enterravam os seus mortos segundo um ritual que leva a admitir uma crença religiosa. Por vezes enterravam, juntamente com os mortos, alimentos e utensílios, o que indica acreditarem numa vida do além. As sepulturas eram cobertas com pedras, para evitar profanação por parte de animais


Slide 44:O homem de Neanderthal caçava renas, bovinos, bisontes e veados. Usavam raspadores de silex próprios para tirar a gordura das peles, com que se vestiam rudimentarmente. Fabricavam pequenas pontas de lança e bifaces em silex,chegando ao ponto de criar uma faca com serrilha,destinada a cortar os alimentos. É possível que tivessem praticado canibalismo para herdar a força e a magia dos seus inimigos.


Slide 45:E o Homo sapiens Homo sapiens foi evoluindo até dar o homem moderno (Homo sapiens,sapiens), o que deve ter acontecido há 35.000 anos.


Slide 46:O Homo sapiens ,sapiens, revelou-se hábil a trabalhar a pedra e criou uma nova série de utensílios mais complexamente trabalhados com a ajuda de um punção de madeira ou de osso que funcionava como martelo. Possuiam furadores,ou sovelas, com que furavam as peles , e buris com que trabalhavam o osso, uma forma de arte. O osso e o marfim eram utilizados para pontas de lança, anzois, agulhas e arpões.


Slide 47:A origem do homem americano


Slide 48:A Origem do Homem Americano Foi no continente africano que surgiram os primeiros humanos, segundo muitos cientistas. Nossos ancestrais deslocaram-se da África para outras regiões da Terra. Esses deslocamentos se deram no decorrer de milhares de anos. Uma dessas regiões foi a América. O continente americano foi provavelmente um dos últimos a ser ocupado pelo ser humano.


Slide 50:Várias teorias explicam a presença humana na América e também no Brasil, dentre elas as mais aceitas são: a teoria de Bering e a teoria Transoceânica.


Slide 51:A teoria de Bering    Os primeiros habitantes da América descendiam de caçadores, que saíram da Sibéria Oriental, na Ásia. Entre 50 mil e 12 mil anos atrás, atravessaram o Estreito de Bering e alcançaram a América do Norte durante a última glaciação. Dali, os grupos nômades e seus descendentes foram espalhando-se pelo continente americano.


Slide 52:América do Norte Durante a última glaciação, os territórios que hoje correspondem ao Alasca e à Sibéria, estavam unidos por um istmo de gelo, que formava uma passagem entre a Ásia e a América.


Slide 53:Quando a temperatura do planeta voltou a subir, esse istmo de gelo se desfez, formando o atual estreito de Bering. Estreito Bering


Slide 54:A teoria Transoceânica    Alguns pesquisadores identificam outros caminhos migratórios, como as ilhas Aleutas, também por passagem terrestre, ou então por uma precária navegação iniciada nas ilhas da Polinésia. Ilhas Aleutas Ilhas da Polinésia


Slide 55:Remadores da Polinésia teriam navegado pelo oceano Pacífico até alcançar o litoral sul-americano. Nessa aventura que durou muitas gerações, esses grupos de navegantes pré-históricos lançaram-se ao mar em diferentes momentos, entre 10 mil e 4 mil anos atrás.


Slide 56:Reflexões sobre a teoria do Estreito de Bering. A hipótese de que o homem evoluiu no Velho Mundo e migrou para a América a pé, partindo da Sibéria pelo Estreito de Bering é uma das hipóteses mais prováveis e mais aceitas pela maioria dos cientistas. a) Teria que existiu uma conexão terrestre entre a Sibéria e o Alasca, a Beríngia, ocorrida no Pico Glacial é mantida assim por longo intervalo. Isso acontecia, quando o nível do mar baixava cerca de 200 a 160 metros do nível atual.


Slide 57:b) Deveria haver, também, um afastamento do lençol de gelo, formando um corredor verde, a qual a vida poderia ser mantida tornando acessível o percurso entre o Nordeste da Sibéria e o Vale Yucon, ao longo da vertente oriental das Montanhas Rochosas Canadenses e Americanas, caso contrário a migração nesta área seria impossível . Durante cerca de 10.000 anos esta passagem ficou interrompida, pois a glaciação atuou como barreira, impedindo novos movimentos migratórios. Estreito de Bering


Slide 58:O último Pico Glacial data mais ou menos entre 28.000 e 10.000 anos atrás, quando depois a ponte ficou submersa novamente, fato que perdura até hoje. O penúltimo Pico Glacial aconteceu entre cerca de 50.000 a 40.000 anos e foi usada por muitas espécies de grandes mamíferos do Velho Mundo.


Slide 59:Houve ainda uma passagem anterior mais antiga com cerca de 150.000 anos atrás. Observa-se, neste período, a existência do Homo sapiens neanderthalensis na Ásia. Esta possibilidade da entrada do homem na América por motivos glaciais e da origem mongólica, é uma concepção dos cientistas a partir do século XIX, por argumentos dedutivos em vista de a Ásia ser a região mais próxima da América. Um argumento favorável que se apresenta para fortalecer esta hipótese, são as características biológicas do ameríndio. Crânio do Homo Sapiens


Slide 60:É unânime a crença de que os primeiros imigrantes eram compostos de pequenos bandos de famílias aparentadas e sobreviviam da caça e da coleta. Os instrumentos para a subsistência não eram especializados. Estes, serviam tanto para cortar, raspar e bater.


Slide 61:Há 13.000 anos o homem estava presente na América, com provas irrefutáveis desta afirmação. Porém, como pode-se observar nas teorias e descobertas mais recentes discutidas anteriormente, tudo leva a crer que, muito antes disto houve ondas migratórias distintas e sucessivas, sendo mais provável em torno de quatro.


Slide 62:Entretanto, não há evidências materiais e inquestionáveis, como por exemplo, fósseis humanos anteriores a 40.000 anos, o que afirmaria essa presença anterior. Assim, as provas apresentadas continuam a escapar ao reconhecimento e as amostras de carbono-14, favorecendo fortemente a hipótese da entrada do homem ameríndio no último Pico Glacial.


Slide 63: A brasileira mais antiga até o momento. Face de Luzia


Slide 64:O arqueólogo Walter Neves da Universidade de São Paulo e seu parceiro de pesquisa, Héctor Pucciarelli formularam uma hipótese, a qual milhares de anos antes da escravidão negra, já poderia haver africanos na América.


Slide 65:Baseou-se na análise de detalhes anatômicos de centenas de ossos de índios no Brasil, Chile e Colômbia. As medidas quase sempre coincidem com as de atuais povos do Extremo Oriente.


Slide 66:No entanto, os crânios mais antigos, apresentam traços africanos, parecidos com os aborígenes da Austrália. Um deles, o de uma mulher encontrada em Lagoa Santa, Minas Gerais, com 11.500 anos de idade, segundo datação realizada em 1998 é o crânio mais velho das Américas, cognominada de Luzia, que fazia parte do grupo dos “homens de Lagoa Santa”, os quais se alimentavam de mais vegetais, através da coleta, do que da caça.


Slide 67:A medição dos ossos de Luzia revelaram um queixo proeminente, um crânio estreito e longo e faces estreitas e curtas. Assim, sugere que, antes da chegada dos ancestrais asiáticos dos ameríndios, houve uma primeira leva de imigrantes que deixou a África há 120.000 anos.


Slide 68:BIBLIOGRAFIA O Bing Bang e a Expansão do Universo: http://atlas.zevallos.com.br/bigbang.html: Acesso em: 29/05/08 Contituição Interna do Globo: www.fgel.uerj.br/dgrg/webdgrg/HOMEPAGEOCEANO/GG6_Estrutura%20da%20Terra.html: Acesso em: 29/05/08 Estrutura da terra: http://w3.ufsm.br/fisica_e_genese/Graduacao/Tansparencias/Rochas_Antonio/1EstruturaTerra2.pdf: Acesso em: 08/08/08 Terra planeta vivo: http://domingos.home.sapo.pt/tect_placas_1.html: Acesso em: 12/08/08 Eras Geológicas: http://www.geocities.com/guilhermepujiz/Eras.htm: Acesso em: 13/08/08 IMAGENS O Universo: http://farm3.static.flickr.com/2129/1616439212_2c6ef49fa1_o.jpg: Acesso em: 14/08/08 Terra: http://baixaki.ig.com.br/imagens/wpapers/BXK42072_terra800.jpg: Acesso em: 14/08/08 A Origem do Universo: www.polisetcircensis.zip.net: Acesso em: 14/08/08 Terra: http://www.cchla.ufpb.br/debate2005/terra.jpg: Acesso em: 15/08/08 Universo: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/cantor/universo.jpg: Acesso em: 15/08/08 O universo: http://diariograsiela.files.wordpress.com/2007/10/universo2.jpg: Acesso em:14/08/08


Slide 69:Era Proterozóica: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/reino-protista/imagens/protistas1.jpg: Acesso em: 20/08/08 Era Proterozóica: http://www.geocities.com/historiadavida1/paleozoicocapa_arquivos/image001.jpg: Acesso em: 20/08/08 Era Proterozóica: http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/como-foi-o-tempo-cambrianotril.jpg: Acesso em: 20/08/08 Pangea: http://www.apolo11.com/imagens/etc/pangea.jpg: Acesso em: 20/08/08 Pangea: http://i272.photobucket.com/albums/jj168/Mystically_87/Ocean%20Chapter/533px-Pangaea_continents.png: Acesso em: 15/08/08 Era geológica: http://www.geocities.com/historiadavida1/paleozoicocapa_arquivos/image001.jpg: Acesso em: 20/08/08 Era Geológica: http://cienciahoje.uol.com.br/images/chdia/n205a.jpg: Acesso em: 20/08/08 Era Geológica:http://www.geocities.com/historiadavida2/mesocapa_arquivos/image001.jpg: Acesso em: 20/08/08 Era Geológica: http://www.thefeltsource.com/DinosaursLarge.JPG: Acesso em: 20/08/08 Era Geológica:http://img.dailymail.co.uk/i/pix/2007/11_04/dinosaurG2711_468x351.jpg: Acesso em: 20/08/08 Era Geológica: w2.byuh.edu: Acesso em: 20/08/08 Era Geológica: http://www.geocities.com/historiadavida1/paleozoicocapa_arquivos/image001.jpg: Acesso em: 20/08/08 Primatas:http://primatas.no.sapo.pt/evolucao.jpg Homem da pré-história: http://www.algosobre.com.br/images/stories/historia/homohabilis.jpg


Slide 70:A evolução do homem: http://www.usinadesolucoes.com.br/Imagens/evolucao.gif Australopithecus africanushttp://www.detectingdesign.com/images/EarlyMan/Australopithecus%20africanus.jpg Ramapithecus: bp3.blogger.com/.../s320/ramapithecus1.jpg Australopithecus Boisei: http://jelinek-art.cz/images/vedecke/vr013.jpg Homo Habilis: http://biblioteca.udg.edu/fl/sahara/gifs/tallan.jpg http://www.comciencia.br contato@comciencia.br http://www.professordehistoria.com/resumos/origemdohomem.htm


Slide 71:A origem do Homem: http://wwwnovas.blogspot.com/2008/04/origem-do-homem.html