GUERRA DO CONTESTADO apresentação

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

GUERRA DO CONTESTADO : 

GUERRA DO CONTESTADO Material Multimídia: Aula de História e Geografia/SC 3ª Série PROFª: ANA PAULA CARDOSO

GUERRA DO CONTESTADO : 

GUERRA DO CONTESTADO Na divisa entre PR e SC, na primeira metade do séc. XX, havia um grande território contestado pelos governos das duas províncias. A população pobre do lugar ocupava “terras de ninguém”, coletando mate e madeiras nas matas nativas.

Slide 4: 

Com a proclamação da República, o governo passou a investir em ferrovias que ligavam as regiões produtoras aos portos exportadores. As condições de vida da região pioraram quando o governo do presidente Afonso Pena (1906-1910) deu uma grande extensão de terras para uma empresa americana que iria construir uma ferrovia.

Slide 5: 

Além de utilizar essas áreas desapropriadas para extrair madeira e comercializá-la no Brasil e no exterior, a empresa poderia vender as terras. Desse modo, não só vários posseiros foram desalojados, como muitos trabalhadores vindos de outras regiões, como RJ, SP e BH, para a construção da ferrovia, ficaram sem trabalho e sem destino após a conclusão das obras.

Por que aconteceu a guerra? : 

Por que aconteceu a guerra? Foi nesse contexto de miséria e problemas que ocorreu o chamado movimento do Contestado, organizado em torno de indivíduos considerados curandeiros ou homens santos, beatos ou monges. Realizando pregações, prometiam às pessoas desamparadas, que não tinham a quem recorrer, a possibilidade de alcançar uma vida melhor no futuro.

Slide 7: 

Em 1912, um líder autodenominado monge José Maria, dirigiu-se a cidade de Taquaruçu, em território Catarinense, acompanhado de 300 sertanejos sem trabalho, sem terras ou meio de sobrevivência, para os festejos religiosos promovidos pelos coronéis. No final das comemorações, essa população carente não quis sair da região.

Slide 8: 

Com medo de uma revolta popular, coronéis e autoridades organizaram ataques contra o grupo do monge, ajudados por tropas enviadas pelo governo do PR e de SC. Nos confrontos, José Maria morreu. Entretanto, ficou a lenda da liderança do monge e a crença de que ele retornaria.

Slide 9: 

Assistir a primeira parte do video.

O FIM DA GUERRA : 

O FIM DA GUERRA Em 1914, o governo federal interveio diretamente no movimento, e a companhia que recebera a exploração da ferrovia, exigiu q os sertanejos fossem reprimidos. Entre 1914 e 1915, muitas batalhas foram travadas, e, em 1916, os últimos redutos do movimento de “fanáticos religiosos” foram arrasados e os líderes presos. A região do Contestado ficou definitivamente para S.C.

Slide 11: 

Assistir a segunda parte do video.

VAMOS CONVERSAR COM O TEXTO: : 

VAMOS CONVERSAR COM O TEXTO: POR QUE ESSA REVOLUÇÃO TEVE O NOME DE “CONTESTADO”? ENTRE QUAIS ESTADOS SE DEU A REVOLUÇÃO? QUAL FOI O “ESTOPIM” DA REVOLTA? QUEM ERA O LÍDER DOS SERTANEJOS? POR QUE ELE TINHA TANTA FORÇA ENTRE OS POSSEIROS? COMO TERMINOU ESSA REVOLUÇÃO? QUEM FICOU COM AS TERRAS?

IMAGENS DO CONTESTADO : 

IMAGENS DO CONTESTADO

Slide 18: 

MONUMENTO DO CONTESTADO, NA CIDADE DE “IRANI”

Slide 20: 

BANDEIRA DO MOVIMENTO

Para referenciar este documento: : 

Para referenciar este documento: CARDOSO, Ana Paula de A. Coletânea multimídia – A Guerra do Contestado: Fatos & Fotos. 1 ed. Itapema: 2009