freinet

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Célestin Freinet (1896-1966) : 

Célestin Freinet (1896-1966) O mestre do trabalho e do bom senso. Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna.

OBJETIVO : 

OBJETIVO Tinha como objetivo básico desenvolver um projeto de escola popular(“escola do povo”), moderna e democrática. SUA PROPOSTA A educação ativa em torno do aluno. “Freinet sempre acreditou que é preciso transformar a escola por dentro, pois é exatamente ali que se manifestam as contradições sociais”

A pedagogia Freinet é centralizada na criança e baseada sobre alguns princípios: : 

A pedagogia Freinet é centralizada na criança e baseada sobre alguns princípios: - senso de responsbilidade- senso cooperativo- sociabilidade- julgamento pessoal- autonomia- expressão- criatividade- comunicação- reflexão individual e coletiva- afetividade Crianças na Paris ocupada, em 1940, lêem instruções sobre o uso de máscaras de gás: tempo de perseguições ideológicas. Foto: HULTON ARCHIVE/Getty Images

Técnicas Freinet : 

Técnicas Freinet -Aula passeio(ou estudos de campo) - Texto livre- Imprensa escolar- Correção- Livro da vida- Fichário de consulta- Plano de Trabalho- Correspondência interescolar(troca de correspondência entre escolas). - Auto-avaliação

Aula Passeio : 

Aula Passeio Por acreditar que o interesse da criança não estava na escola e sim fora dela, Freinet idealizou esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola.

Texto Livre : 

Texto Livre É a base da livre expressão, pode ser um desenho, um poema ou pintura. A criança determina a forma, o tema e o tempo para sua realização. Porém se a criança desejar que seu texto seja divulgado deverá passar pela correção coletiva. É nascido do estímulo para que os alunos registrem por escrito suas ideias, vivências e histórias.

Imprensa Escolar : 

Imprensa Escolar Seu ponto de partida são as entrevistas, pesquisas, vivências e aulas-passeio. Freinet usava o tipógrafo. Todo processo de construção e impressão é coletivo. os jornais de classe (mural, falado e impresso).

Correção : 

Correção Para o texto ser divulgado é necessário que esteja perfeito e a correção é fundamental. Ela pode ser feita coletivamente, ou em auto-correção. Freinet acredita que o "erro" deva ser trabalhado com a criança para que ela perceba e faça o acerto.

Livro da Vida : 

Livro da Vida Funciona como um diário da classe, registrando a livre expressão (texto, desenho e pintura). Esta atividade permite que as crianças exponham seus diferentes modos de ver a aula e a vida.

Fichário de Consulta : 

Fichário de Consulta Põe a disposição da criança exercícios destinados à aquisição dos mecanismos do cálculo, ortografia, gramática, história, ciências etc. São construídas em sala de aula pelos professores na interação com a turma. Freinet criticava duramente os livros didáticos fora da realidade da criança. Defendia que os alunos fossem em busca do conhecimento de que necessitassem em bibliotecas (que deveriam existir na própria escola).

Plano de Trabalho : 

Plano de Trabalho Tendo o currículo escolar como ponto de partida, os grupos de alunos se organizavam para escolher as estratégias de desenvolvimento das atividades que podiam ser realizadas em grupos, duplas, ou individualmente. Para registro do plano são elaboradas fichas onde são anotadas as realizações da semana.

Correspondência Interescolar : 

Correspondência Interescolar É uma atividade em que a criança faz a aprendizagem da vida coooperativa, uma classe se corresponde com a outra. Depois dos professores terem se comunicado e organizado a forma. Hoje podem enviar: cartas, textos, fitas, vídeos, desenhos e e-mail,mensagens pelo celular,etc. É uma atividade para que os alunos possam não apenas escrever, mas ser lidos.

Auto-Avaliação : 

Auto-Avaliação A criança registra o resultado do seu trabalho em fichas de auto-avaliação que permitem constantes comparações entre os trabalhos realizados. Segundo Freinet o aluno e o professor devem se avaliar regularmente.

COOPERATIVA ESCOLAR : 

COOPERATIVA ESCOLAR O contato frequente com os pais (Freinet defendia que a escola deveria ser extensão da família).

A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: : 

A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para construir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e delas com o conhecimento).

Cronologia de Célestin Freinet: : 

Cronologia de Célestin Freinet: Na adolescência mudou-se para Nice onde iniciou o Curso de Magistério 1914\1918 -Na I Guerra Mundial Freinet interrompe seus estudos e alista-se no exército e é nessa época que seus pulmões ficam prejudicados para o resto da vida. 1920- Freinet inicia em Bar-Surloup suas atividades como professor-adjunto sem ainda ter concluído o Curso Normal. 1921\1924- Através do sensível contato com os alunos começa as descobertas essencialmente práticas que originaram as atividades voltadas para o interesse das crianças.- Também trabalha com os aldeões e forma uma Cooperativa de Trabalho.- Começam as primeiras correspondências entre as escolas.

Slide 17: 

1926\1928- Conhece Elise, artista plástica, que chega para trabalhar como sua colaboradora.- Casa-se com Elise e edita o livro A Imprensa na Escola. Criou a revista "La Gerbe" (O Ramalhete), com poemas infantis.- Fundou a Cooperativa de Ensino Leigo.- Elise e Freinet passam a trabalhar em Saint Paul. 1940- Freinet é preso no campo de concentração de Var.- Fica gravemente doente e na prisão dá aula para os seus companheiros.- Enquanto isso Elise luta pela sua libertação.- Após ser solto Freinet se integra ao Movimento da Resistência Francesa. 1947\1948- É criado o ICEM. A Cooperativa já reunia 20 mil participantes.1956- Preocupados com o excesso de crianças em sala de aula lançam uma campanha nacional por 25 alunos por classe.1966- Freinet morre na cidade de Vence, na França.

SEGUNDO FREINET : 

SEGUNDO FREINET *a atividade é o que orienta a prática escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. *Um dos deveres do professor, é criar uma atmosfera laboriosa na escola,de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho. * Outra função primordial do professor,é colaborar ao máximo para o êxito de todos os alunos. * A forma mais profunda de aprendizado é o envolvimento afetivo.

authorStream Live Help