OFICINA DE PRODUÇÃO

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

CINEMA OFICINA DE PRODUÇÃO:

CINEMA OFICINA DE PRODUÇÃO Margarete da Cunha Mônica Malini Carvalho Toninho 22/07/11

PowerPoint Presentation:

BOM DIA!

ATIVIDADES:

ATIVIDADES 1-Recolher a atividade de casa – resenha do filme “Lisbela e o Prisioneiro”. 2-Apresentação e comentário da filmagem da oficina anterior de artes visuais.

Úrsula Dart:

Úrsula Dart

Breve história do cinema:

Breve história do cinema A palavra cinema vem do grego ( κίνημα – kinema) que significa movimento e “[...] inclui a técnica de projetar imagens para criar a impressão de movimento. O nome "cinema" vem do primeiro equipamento utilizado para o registro e exibição de filmes, o cinematógrafo , cuja primeira exibição ocorreu em 28 de Dezembro de 1895, no Salão Grand Café, em Paris, pelos Irmãos Lumière

Cinematógrafo:

Cinematógrafo – A partir do aperfeiçoamento do cinetoscópio, os irmãos Auguste e Louis Lumière idealizam o cinematógrafo em 1895. O aparelho – uma espécie de ancestral da filmadora – é movido a manivela e utiliza negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento. O cinematógrafo torna possível, também, a projeção das imagens para o público. O nome do aparelho passou a identificar, em todas as línguas, a nova arte (ciné, cinema, kino etc.).

Fotograma:

Fotograma Denomina-se fotograma cada uma das imagens impressas quimicamente na fita de celulóide do cinematógrafo . Projetadas a uma cadência de 24 por segundo, produzem a ilusão de movimento . Isto se deve à incapacidade do cérebro de processar as imagens enviadas pelo nervo óptico como fotografias separadas, quando dispostas seqüencialmente a esta velocidade. Esta persistência na visão faz com que o cérebro mescle as imagens seguidas, dando a sensação de movimento natural. A origem do fotograma remonta às origens da própria fotografia, quando o alemão Johann Heinrich Schulze em 1724 descobriu a sensibilidade dos sais de prata à luz.

PowerPoint Presentation:

Fotogramas projetados em alta velocidade dando a sensação de movimento – efeito da persistência da visão – retiniana (olho humano) Instrumentos criados para as projeções.

Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948) :

Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948) nascem em Besançon, na França. Filhos de um fotógrafo e proprietário de indústria de filmes e papéis fotográficos, eram praticamente desconhecidos no campo das pesquisas fotográficas até 1890. Após freqüentarem a escola técnica, realizam uma série de estudos sobre os processos fotográficos, na fábrica do pai, até chegarem ao cinematógrafo. Louis Lumière é o primeiro cineasta realizador de documentários curtos. Seu irmão Auguste participa das primeiras descobertas, dedicando-se posteriormente à medicina .

A primeira exibição pública das produções dos irmãos Lumière:

A primeira exibição pública das produções dos irmãos Lumière ocorre em 28 de dezembro de 1895, no Grand Café, em Paris. A saída dos operários das usinas Lumière, A chegada do trem na estação, O almoço do bebê e O mar são alguns dos filmes apresentados. As produções são rudimentares, em geral documentários curtos sobre a vida cotidiana, com cerca de dois minutos de projeção, filmados ao ar livre.

A chegada do trem na estação:

A chegada do trem na estação

. A saída dos operários das usinas Lumière:

. A saída dos operários das usinas Lumière

FOTOGRAMAS:

FOTOGRAMAS

PowerPoint Presentation:

sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28" Quando você diz, "a obra do pintor", não está se referindo a um único quadro. Está falando do conjunto, de tudo o que ele fez, faz e fará. A obra do pintor é tudo aquilo que faz dele um artista singular. O Pintor em minha janela é assim. Veja apenas os 9 quadros que ele pintou em minha mesma janela e você pode ter uma idéia de sua criatividade. A janela é a mesma, o ângulo de minha câmera mudou apenas alguns graus, mas existe um quadro para cada gosto — ou para todos os gostos —, um para cada ocasião. Se eu visse um, não veria todos. Se vejo todos, não posso deixar de me maravilhar com um.

PowerPoint Presentation:

Assim é o Pintor em minha janela. Às vezes fico impaciente porque o quadro de hoje não é exatamente como eu esperava. Talvez esteja escuro demais, cinzento, sem definição. Quiçá o de amanhã seja por demais brilhante. Deveria eu julgar o Pintor apenas pelas partículas de sua obra? Deveria me impacientar com suas pinceladas momentâneas? Cada quadro seu é apenas um fotograma de um filme com a extensão da eternidade. Olhar um é não ver o todo, a obra do Pintor. Uma vez li uma frase engraçada: "No fim tudo dá certo. Se ainda não deu certo é porque não chegou no fim. " Hoje posso me maravilhar ou ficar decepcionado com o quadro atual, mas quem disse que o Pintor em minha janela já guardou suas tintas? Acho que só vou entender realmente a obra do Pintor quando estiver na galeria onde poderei ver "todas as coisas". Então entenderei o conjunto, então darei razão ao Pintor, quando vir toda a sua obra.

Película cinematográfica :

Película cinematográfica A película cinematográfica ou filme cinematográfico (por vezes abreviado por película ou filme ), é um material fotografico feito à base de celulóide , fabricado em formato de lâmina translúcida. Quando aplicada com determinados produtos químicos , a película é utilizada para cinema . Há diversos formatos de película, em geral definidos pela sua bitola (largura). Os formatos mais conhecidos para cinema são 35 mm , 16 mm e Super-8 . E há diferentes películas para filmes em preto-e-branco e em cores.

Elementos do filme :

Elementos do filme Fotograma ou quadro (em inglês, "frame") Perfurações ("film perforations" ou "perfs") Pista de som ("sound track") Numeração de borda ("edge numbers" ou "edge code“)

ITENS NECESSÁRIOS PARA FILMAGEM::

ITENS NECESSÁRIOS PARA FILMAGEM: 1-câmera 2-iluminação 3-som 4-cenário 5-locação 6-figurante 7-elenco 8-técnicos

Continuação:

Continuação 9-efeitos imagem e som 10-direção de arte 11-montagem 12-edição

DEPARTAMENTOS::

DEPARTAMENTOS: 1-Equipe de arte:maquiagem, figurino, cenografia e arte. 2-Equipe de fotografia:fotografia, iluminação e som. 3-Roteirista: criação da história, roteiro e elenco. 4-Direção:diretor. 5-Edição.

PowerPoint Presentation:

6-Pré-produção e Produção – diretor e produtor. 7-Pós-produção – diretor e montador.

O QUE É DECUPAGEM?:

O QUE É DECUPAGEM? A linguagem cinematográfica busca captar idéias e pensamentos e transformá-los em imagens, utilizando planos e enquadramentos, que são ferramentas do processo de decupagem , que possibilita a melhor visualização do que os autores pretendem transmitir. De origem francesa, a palavra decupar vem de découper (cortar em pedaços). O que se faz é dividir cada cena em planos, tarefa atribuída ao roteirista e ao diretor.

PowerPoint Presentation:

Como funciona a decupagem de uma cena? (decupar um roteiro I) Decupar um roteiro significa pegar aquelas letrinhas escritas em um papel e transformá-las em cinema ou vídeo. Isso significa que você vai criar a forma como vamos ver aquela cena.

PLANOS:

PLANOS “O Plano é a imagem-movimento. É uma perspectiva temporal, uma modelação espacial.” Quando observamos um “corte” na cena do filme, estamos presenciando uma mudança de plano.

. ENQUADRAMENTOS:

. ENQUADRAMENTOS - Plano Geral (PG) : Pega todo o ambiente onde está o objeto da filmagem com este pouco definido ao centro (mostra toda a praia com Ana Maria correndo ao centro) - Plano Aberto (PA) : Pega todo o objeto da filmagem e nada mais (mostra Ana Maria de corpo inteiro) - Plano Americano (PAm) : Muito usado em Hollywood nos anos 40/50, Mostra +ou- dois terços do objeto (Ana Maria de cima do joelho à cabeça)

PowerPoint Presentation:

- Plano Médio (PM) : mostra meio objeto (Ana Maria da cintura para cima) - Plano Próximo (PP) : Mostra 1 terço do objeto (Ana Maria apresentando telejornal) - Close : Mostra parte significativa do objeto (rosto de AM) - Super Close (Close Up) : Mostra detalhe de parte significativa do objeto (olhos de AM)

authorStream Live Help