norte

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

cultura da regiao norte

Comments

Presentation Transcript

SUAS BELEZAS, SEUS COSTUMES, SEU POVO...... REGIÃO NORTE

Slide 2: 

Estados da Região Norte. Área: 3.869.637,9 Km. População: 15.023.331 hab. Densidade: 3,77 hab/Km IDH médio: 0,790 PIB: R$106.522.223 PIB per capita: R$ 7.247 Dados do IBGE/2005

Slide 3: 

Na região predomina o clima equatorial com exceção do norte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia onde o clima é tropical. Na região predominam os seguintes aspectos naturais: floresta densa e heterogênea, clima quente e úmido, rios extensos e caudalosos drenando terras de altitude geralmente pouco elevada.

Slide 4: 

População: A população do Norte brasileiro é largamente formada por mestiços, descendentes de indígenas e portugueses. O Norte do Brasil recebeu e continua recebendo grande migração de pessoas vindas da Região Sul e Sudeste do país. No século XX, o Norte também recebeu grande migração dos nordestinos, que foram trabalhar nos seringais do Amazonas e do Acre. Família de índios da região.

Slide 5: 

Ilha do Marajó no Estado do Pará. É a maior ilha da América do Sul, com 50.000Km onde se destata a criação de búfalos, gado bovino e artesanatos.

Slide 6: 

Todos os anos, milhares de turístas de todo o mundo vem conhecer as belezas naturais da região norte.

Slide 7: 

Vista de Bélem, capital do Pará, importante cidade da região, sobretudo por ser uma cidade portuária.

Slide 8: 

O turísmo é um importante setor da região norte, e para isso desenvolvem-se verdadeiros luxos de hotéis e pousadas para receber todos os anos os milhares de turistas, em sua maioria estrangeiros

Slide 9: 

Os hotéis e as variedades de seus cardápios são atrativos para todos que pensam em visitar esta região do Brasil, abençoada naturalmente.

Slide 10: 

Um prato muito comum da região norte é o típico arroz com feijão, farinha, carne e muita cebola. Mais acima de tudo esta região é rica em toda a sua culinária, indo deste prato até ao mangue......

Slide 11: 

...... onde, o caranguejo é também o prato principal nos melhores hotéis e pousadas da região.

Slide 12: 

O dote culinário do povo nortista é visto em toda região, ou até em uma baraquinha própria para se vender comida.

Slide 13: 

O Cupuaçu: fruta típica da região é usado em vários cardápios e é elemento importante da economia nortista.

Slide 14: 

Grandes complexos turísticos, são devidos as varias cidades que são as mais visitas entre elas estão Manaus, Belém,Porto velho etc..

Slide 15: 

Por ser uma região pouco habitada e de ocupação mais tardia, o ecossistema regional encontra-se preservado, o que propicia as atividades de ecoturismo.

Slide 16: 

O Bumba-meu-boi é uma grande festa popular que acontece em vários estados do Norte, sobretudo no Maranhão, se trata de um grande “carnaval” à moda do nortista, onde há comidas típicas, doces, brincadeiras e daças. Seu inicio deriva da lenda que o fazendeiro branco vê o negro roubar o animal. Porque sua mulher, grávida, está com vontade de comer a lingua do boi.matam o boi. Mais depois é preciso ressucitá-lo.Essa é a tarefa do pajé.

Slide 17: 

Região Norte, um povo sem igual!

authorStream Live Help