ELETROSTÁTICA

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

ELETROSTÁTICA : 

ELETROSTÁTICA Trabalho de Conclusão do Promove

Slide 2: 

Tales de Mileto, filósofo grego que viveu no séc. VI a.C, percebeu que uma resina fóssil (âmbar) ao ser atritada na pele de um animal, atraía pequenos pedaços de palha. Tales não soube explicar o que estava acontecendo. Quase 2000 anos depois é que se relacionou esse comportamento de atrações à natureza elétrica dos materiais. Tales de Mileto (625-546? a.C.)

Idéias iniciais sobre a origem da “Força Elétrica” : 

Idéias iniciais sobre a origem da “Força Elétrica” a atração era uma simpatia entre os corpos que se atraiam; os corpos atraídos serviam de alimentos para o âmbar; o âmbar atritado emitia uma substância invisível, à qual denominavam eflúvio.

Slide 4: 

Willian Gilbert descobriu que outras substâncias atritadas tinham a mesma propriedade de atração do âmbar. Ele chamou essas substâncias de elétricas, pois âmbar em grego é elektron. Benjamin Franklin que após muitas experiências constatou que os materiais poderiam estar eletrizados positivamente ou negativamente.

Modelo de cargas elétricas : 

Modelo de cargas elétricas Existem dois tipos de cargas elétricas, uma carga de sinal positivo e outra de sinal negativo; As cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinal contrário se atraem;

Slide 6: 

Todos os objetos que possuem cargas (+) e (-) em quantidades iguais → são eletricamente neutros. As cargas elétricas podem ser transferidas de um corpo a outro, mas não são criadas e nem destruídas.

Eletrização : 

Eletrização Processo que cria um desequilíbrio entre a quantidade de cargas elétricas existentes em um objeto. É a transferência de cargas elétricas negativas entre objetos. Tipos: Por atrito Por contato Por indução

Eletrização por Atrito : 

Eletrização por Atrito Esta eletrização é feita com dois materiais de características elétricas diferentes: Um para receber cargas negativas → eletronegativos. Outro para doar cargas negativas → eletropositivos.

Eletrização por Contato : 

Eletrização por Contato Esta eletrização é feita a partir de um objeto previamente eletrizado que entra em contato com outro, neutro.

Eletrização por Indução : 

Eletrização por Indução Esta eletrização é feita a partir de um objeto previamente eletrizado se aproxima de outro, neutro induzindo a separação de suas cargas. Depois liga-se o objeto induzido à um fio terra.

Experiências : 

Experiências Realizadas com Alunos da Escola EE Prof. Dorival Monteiro De Oliveira

Material utilizado : 

Material utilizado Barra de PVC Lata de Metal Jornal Plástico Papel Garrafa Pet

Apresentação dos Experimentos : 

Apresentação dos Experimentos

Primeiro Experimento : 

Primeiro Experimento

Segundo Experimento : 

Segundo Experimento

Terceiro Experimento : 

Terceiro Experimento

Referencias : 

Referencias Conteúdo Caderno do Aluno do Estado de São Paulo Fotos e Figuras www.google.com.br www.fisicomaluco.com www.mundoeducacao.com.br