Introdução a cartografia

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

Ver mais em: http://www.geoesb.blogspot.com

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

É fácil orientar outras pessoas? Introdução à cartografia Mafalda e os seus amigos discutem sobre a orientação que a humanidade deve seguir. Qual a direção correta? Por quê?

Como orientar e ser compreendido?: 

Como orientar e ser compreendido? As pessoas percebem o espaço de diferentes formas. A car tografia facilita a compreensão espacial de pessoas diferentes.

Slide 3: 

Pontos Cardeais : são pontos principais utilizados como padrão de localização ou pontos de referência . Através deles é possível localizar qualquer lugar sobre a superfície da Terra, são eles: a) o Norte e o Sul que apontam na direção dos pólos terrestres; b) o Leste e o Oeste que apontam para o lado do nascer e do pôr do Sol, cruzando a linha Norte-Sul. NORTE SUL LESTE OESTE A importância dos pontos de referência

Como precisar mais uma orientação?: 

Como precisar mais uma orientação? Orientando com mais precisão: Rosa dos ventos A Rosa dos Ventos é construída a partir da identificação dos pontos cardeais. Os pontos colaterais são identificados entre dois pontos cardeais. Os pontos intermédios são identificados entre um ponto cardeal e um ponto colateral. A Rosa dos Ventos é a base de orientação de todos os instrumentos atuais de navegação e localização.

É possível orientar através de outras referências?: 

É possível orientar através de outras referências? Como identificar os pontos cardeais de maneira prática? Identificar a posição que o Sol aparece. Identificar o horário ou período da posição do Sol naquele instante. Período da manhã (aproximadamente entre 05:30 e 11:59) estender o braço direito para onde o sol nasce identificando o LESTE . Período da tarde (aproximadamente entre 12:01 e 18:00) estender o braço esquerdo para onde o Sol se põe identificando o OESTE . Na verdade, a cada dia do ano, o Sol nasce e se põe num ponto diferente. Por isso, se tomarmos o Sol como referência para nos orientarmos a cada dia, tomaremos uma direção diferente ou por exemplo, apontaremos o braço direito para o lado leste, o braço esquerdo para o lado oeste, a frente para o lado norte e as costas para o lado sul.

Cuidados na orientação utilizando o “movimento aparente do Sol” como referência: 

Cuidados na orientação utilizando o “movimento aparente do Sol” como referência Observa o horário representado na situação descrita; Observa o deslocamento e o tamanho das sombras produzidas pelos objetos descritos na situação; Identifiqua o lado leste em relação ao local onde tu estás; Identifica os outros pontos cardeais.

É possível acertar alvos tão pequenos utilizando a orientação?: 

É possível acertar alvos tão pequenos utilizando a orientação? Coordenadas geográficas: localizando com exatidão. São os elementos geográficos que nos dão condições para localizar qualquer ponto sobre a superfície terrestre. As coordenadas geográficas foram determinadas por meio de observações astronômicas e satélites geodésicos. Suas informações são expressas em graus, minutos e segundos. A coordenada geográfica é indicada através de duas variáveis: a longitude e a latitude .

Como identificar a longitude?: 

Como identificar a longitude? Identifica a sua referência: meridiano de Greenwich , que divide o planeta em dois hemisférios: ocidental e oriental; Identifica a distância em graus do ponto em relação ao meridiano de referência; Identifica o hemisfério no qual o ponto se localiza: leste ou oeste; As linhas imaginárias posicionadas verticalmente (meridianos) determinam a longitude; A longitude varia de 0° ( no meridiano de Greenwich ) a 180° para leste e 180° para oeste. voltar

Como identificar a latitude?: 

Como identificar a latitude? Identifica a sua referência: linha do Equador , que divide o planeta em dois hemisférios: setentrional e meridional; Identifica a distância em graus do ponto em relação ao paralelo de referência; Identifica o hemisfério no qual o ponto se localiza: norte ou sul; As linhas imaginárias posicionadas horizontalmente (paralelos) determinam a latitude; A latitude varia de 0° ( na linha do Equador ) a 90° para norte e 90° para sul. voltar

Como identificar um ponto no planisfério?: 

Como identificar um ponto no planisfério? Para localizar um ponto na superfície terrestre, identificamos primeiro a latitude e depois a longitude, ou seja, suas coordenadas geográficas. É o cruzamento de um paralelo com um meridiano que nos dará a sua posição exata.

Podemos confiar nas distâncias expressas nos mapas?: 

Podemos confiar nas distâncias expressas nos mapas? A escala é uma proporção matemática, ou seja, uma relação numérica entre o mapa e a realidade que ele representa. A escala pode ser expressa de diferentes modos, por exemplo: escala numérica e/ou gráfica .

ESCALA NUMÉRICA: 

ESCALA NUMÉRICA É representada por uma fração na qual o numerador representa a distância no mapa, e o denominador, a distância correspondente no terreno. Numa escala 1/100.000, por exemplo, qualquer medida linear no mapa (d) é, no terreno (D), 100.000 vezes maior. A escala numérica pode ser representada por qualquer uma das seguintes formas: 1:100.000 ou 1/100.000. voltar

ESCALA GRÁFICA: 

ESCALA GRÁFICA Representa as distâncias do terreno sobre uma linha graduada. Normalmente, uma das porções da escala está dividida em décimos, para que se possa medir as distâncias com maior precisão. É mais indicada para se visualizar a escala e para medir distâncias. Podemos tomar qualquer comprimento no mapa e lê-lo na escala gráfica em quilómetros, metros, etc. Necessitando-se medir ao longo de uma estrada curva, podemos utilizar por exemplo um cordão. voltar

DECIFRAR OS MAPAS: AS LEGENDAS: 

DECIFRAR OS MAPAS: AS LEGENDAS Entender as legendas : São elementos informativos do mapa que traduzem as informações gerais do título. Detalham a informação do mapa. A legenda transforma o seu ponto de referência abstrato numa referência concreta.

MAPAS: TEXTOS CHEIOS DE ESTILOS: 

MAPAS: TEXTOS CHEIOS DE ESTILOS Elementos fundamentais dos mapas: Título  informa o tema, local, tempo. Legenda  detalha as informações do título. Escala  permite visualizar a proporção entre o real e o abstrato. Orientação  indica as referências internas. Fonte  credencia a informação do mapa.

Tipos de mapas: 

Tipos de mapas Mapas políticos: Enfatizam elementos humanos; Destacam os limites e fronteiras; Representam cidades, estados, países e continentes; Indicam meios de transportes

Tipos de mapas: 

Tipos de mapas Mapas físicos: Enfatizam elementos naturais; Destacam fronteiras naturais; Representam altitudes, profundidades, rios, lagos, oceanos, relevos.

Tipos de mapas: 

Tipos de mapas Mapas temáticos: Enfatizam temas específicos; Destacam múltiplas informações; Expressam interesse particular; Detalham o tema abordado.

Agora orientar ficou mais fácil...: 

Agora orientar ficou mais fácil... Vamos aplicar o que aprendemos: Faz uma representação espacial do caminho da sua casa até a sua escola. Lembra-te: a orientação correta de uma localização depende das referências, proporções e indicações legendadas.

Alguns conceitos importantes : 

Alguns conceitos importantes Conceitos básicos para localização cartográfica : CARTOGRAFIA: é uma ciência que tem por objetivos a construção e a interpretação de cartas ou mapas geográficos. ORIENTAÇÃO : busca do oriente . Determinar a posição de um lugar em relação ao oriente . Guiar, informar, esclarecer, determinar o caminho a seguir. PONTOS CARDEAIS : são pontos que servem de referência básica para orientação no espaço. PONTO DE REFERÊNCIA : é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um espaço ou lugar que permite sua identificação individual. ORIENTE : parte do céu onde o sol nasce; leste.