n

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

O Manuelino e Escultura Renascentista. : 

O Manuelino e Escultura Renascentista.

O Manuelino. : 

O Manuelino. O estilo manuelino desenvolveu-se no reinado de D. Manuel I e prosseguiu após a sua morte, ainda que já existisse desde o reinado de D. João II. É uma versão portuguesa do Gótico final, bem como da arte luso-mourisca. O Estilo desenvolveu-se numa época favorável da economia portuguesa e deixou marcas em todo o território nacional. Convento de Cristo em Tomar: janela da sala do Capítulo.

Escultura Renascentista. : 

Escultura Renascentista. É na escultura que o manuelino revela o seu maior amadurecimento e domínio, sendo que é através da simbologia decoração esculpida que é reconhecido como estilo próprio nacional, e não uma repetição de outros estilos europeus. O estilo Manuelino não disfarça a estrutura dos edifícios ao mantê-los livres de decoração desnecessária: as paredes exteriores ou interiores são geralmente nuas, concentrando a decoração em determinados elementos estruturais, como janelas, portais, arcos do triunfo, tectos, abóbodas, pilares e colunas, arcos, nervuras, frisos, cornijas, platibandas, contrafortes, além de túmulos, fontes e cruzeiros.

“…” : 

“…” O estilo manuelino tem a sua fase de maior amadurecimento a partir da segunda década de reinado de D. Manuel. Os escultores e arquitectos de Portugal definiram, neste contexto, um estilo de uma originalidade vigorosa que ainda hoje causa espanto entre todo o património artístico português. Os motivos ornamentais que caracterizam esta tendência são de uma riqueza impressionante e, ao contrário do que se tornou vulgar dizer, não é caracterizada apenas pelos motivos marítimos, inspirados na Era das Descobertas, mas por um conjunto de símbolos de ordem diversa onde, eventualmente, se encontram elementos do género.

Obras em Portugal. : 

Obras em Portugal. No Norte de Portugal. - Igreja Matriz de Vila do Conde; - Igreja Matriz de Caminha; No Centro de Portugal: Convento de Cristo; Mosteiro dos Jerónimos; Torre de Belém; Sé Nova de Coimbra; No Sul de Portugal: -Igreja Matriz de Monchique; -Igreja da Misericórdia de Loulé;

Imagens : 

Imagens Torre de Belém. Igreja Matriz de Monchique. Igreja Matriz de Vila do Conde;

Fontes de informação. : 

Fontes de informação. - www.wikipedia.org Trabalho realizado por: Nuno

authorStream Live Help