Características da Guerra Fria

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

Desenvolve as características da Guerra Fria com mais detalhamentos.

Comments

Presentation Transcript

Características da Guerra Fria:

Características da Guerra Fria Disputa por áreas de influência econômica e política pelo mundo Guerra ideológica Corrida armamentista Corrida espacial Espionagem

O mundo dividido:

O mundo dividido

Disputa por áreas de influência econômica e política no mundo.:

Disputa por áreas de influência econômica e política no mundo. Ambos os lados (capitalista e socialista) tentavam arregimentar aliados por meios de acordos econômicos e ajuda militar e até intervenção militar. URSS – principalmente após a 2ª guerra mundial com anexações no leste europeu e na região do Cáucaso e Afeganistão (1979-1989) EUA – Por meios de acordos e dependência econômica. Participação direta na Guerra da Coreia (1950-1953)e Vietnã (1962-1975)

Corrida armamentista :

Corrida armamentista

PowerPoint Presentation:

Preocupação em intimidar o inimigo pelo desenvolvimento de armas nucleares. Descoberta da bomba atômica - EUA – julho de 1945 - URSS – 1949 Logo após vieram as bombas de hidrogênio, mais poderosas (EUA – 1949 e URSS – 1953) Capazes de destruir o planeta centenas de vezes, provocaram o medo dos líderes da guerra fria em usar esta tecnologia e assim foram utilizadas como forma de impressionar os inimigos.

Guerra ideológica :

Guerra ideológica Toda guerra possui sua parte ideológica cada lado procura mostrar o inimigo de forma negativa para convencer e justificar o esforço de guerra. Na Guerra Fria se tornou um dos mais importantes instrumentos de guerra, já que a guerra direta entre EUA e URSS nunca se efetivou. Este instrumento de guerra se apoderou de todos os meios de comunicação e arte conhecido

Corrida espacial:

Corrida espacial Disputa entre EUA e URSS para conquistar a tecnologia aeroespacial com fins militares. Conquistar o espaço significava estar em vantagens estratégicas para a espionagem, comunicação e até mesmo armas que seriam disparadas da órbita terrestre.

Corrida Espacial:

Corrida Espacial URSS - Em outubro de 1957 construiu e colocou em órbita o primeiro satélite em órbita, o Sputnik - Em novembro de 1957 coloca em órbita o primeiro ser vivo terrestre, a cachorra Laika , morre em órbita após sete horas de vôo.

PowerPoint Presentation:

Em abril de 1961 a URSS coloca em órbita o 1º ser humano, Iuri Gagarin. Inúmeros satélites foram colocados em órbita durante a década de 1960 e 70 pela URSS, mas foram os primeiros feitos soviéticos que colocaram os EUA na corrida espacial.

PowerPoint Presentation:

Projeto Guerra nas estrelas: Em 1983 é lançado IDE – Iniciativa de Defesa Estratégica. Objetivo: interceptar mísseis balísticos fora da atmosfera terrestre, utilizando outros tipos de mísseis e até laser, mais rápidos que os mísseis balísticos. Muito caro o projeto é posto em descrédito pelos soviéticos e desativado pelos EUA. EUA Julho de 1958 é criada a NASA. 1961 o 1º satélite. Julho de 1969 – Um americano chega à Lua, Neil Armstrong.

PowerPoint Presentation:

Principais significados: - Grande avanço tecnológico na área espacial para o monitoramento da terra tanto para fins civis (meteorologia, localização urbana, agrimensura) como militares (localização, espionagem, mísseis teleguiados e georreferenciados e outras que os militares americanos não revelam). Lixo espacial e satélites em órbita

Desenvolvimento das imagens de satélite:

Desenvolvimento das imagens de satélite

Espionagem:

Espionagem Criada em 1947 durante a Guerra Fria para espionar os movimentos soviéticos Dezenas de envolvimentos em Golpes de Estado em diversos países, inclusive o Brasil, Afeganistão, Irã, Iraque e outros. Criado em março de 1954, o KGB* cumpria a mesma função da CIA nos EUA. Atuou espionando os EUA, o Leste europeu e o sudoeste asiático. * Comitê de Segurança do Estado .