Transferência de Calor - a

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

UT 09:Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo UT 09:Transferência de Calor

Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo Transferência de Calor 3 Processos: Condução Convecção Irradiação

Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo Transferência de Calor Partícula para partícula, não havendo transporte de matéria. Exige a presença de meio material. Não ocorre no vácuo. CONDUÇÃO

Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo Transferência de Calor CONDUÇÃO Ocorre facilmente com os bons condutores de calor. Ex: metais e ligas metálicas.

Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo Transferência de Calor CONDUÇÃO Observe a colher: Deve ser feita de madeira ou plástico. A razão disso? São isolantes térmicos. Outros exemplos: Borracha, lã, isopor, ar, gelo, etc.

Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo Transferência de Calor CONDUÇÃO 1.Um aluno afirma que cobertores são eficientes em dias frios, porque criam calor, aquecendo assim, quem os está utilizando. Ele está certo ou não? Justifique. Está errado. Os cobertores não geram calor, apenas impedem que o calor do corpo seja perdido para o ambiente.

Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo Transferência de Calor CONDUÇÃO 10.Uma garrafa de cerveja e uma lata de cerveja permanecem durante vários dias em uma geladeira. Quando se pegam com as mãos desprotegidas a garrafa e a lata para retirá-las da geladeira, tem-se a impressão de que a lata está mais fria que a garrafa. Explique. Isso ocorre devido à diferença de condutividade térmica dos dois recipientes.

Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo Transferência de Calor CONDUÇÃO Fluxo de Calor: é a quantidade de calor que atravessa uma área de seção transversal em um certo intervalo de tempo. Fluxo

Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo Transferência de Calor CONDUÇÃO calorias (usual) / J (S.I.) segundos (s) cal/s (usual) ou J/s (S.I.) watt (W)

Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo Transferência de Calor CONDUÇÃO Fluxo de Calor: outra maneira de calcular o fluxo de calor é através da Lei de Fourier.

Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo Transferência de Calor CONDUÇÃO Coeficiente de condutividade (cal/s.cm.ºC) Área da secção transversal, perpendicular ao fluxo de calor (cm2) Diferença de temperatura entre as extremidades do corpo (ºC) Comprimento do corpo atravessado por Q, (paralelo ao fluxo de calor) em cm. Obs: unidades no sistema usual Fluxo

Transferência de Calor : 

Equipe de Física - Positivo Transferência de Calor CONDUÇÃO = Fluxo de Calor; K = Coeficiente de condutibilidade térmica da substância; A = Área da secção transversal do corpo; ?? = Diferença de temperatura entre as extremidades/lados do corpo. L = Comprimento/largura do corpo atravessado por Q.

authorStream Live Help