Inteligencia Financeira

Views:
 
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Gestão Financeira : 

Gestão Financeira ... E Decisão de Planeamento no Imobiliário

Inteligência financeira : 

Inteligência financeira Temos dinheiro suficiente para pagar os ordenados no fim deste mês? E no próximo? Qual é a nossa “taxa de queima” (burn rate)? Sabemos qual é a rentabilidade dos nossos produtos e serviços? Sabemos que podemos ter lucro e não ter dinheiro? Sabemos calcular a rentabilidade de um investimento?

Os 3 pilares da inteligência financeira : 

Os 3 pilares da inteligência financeira As demonstrações financeiras Um pequeno segredo A análise financeira Warren Buffet interpretando com o yukelele a célebre canção “A mim não me enganas tu!”

As demonstrações financeiras : 

As demonstrações financeiras Demonstração de resultados Balanço Demonstração dos fluxos de caixa

A demonstração de resultados : 

A demonstração de resultados A demonstração de resultados mostra os rendimentos, os gastos e o resultado para um determinado período de tempo, por exemplo para um mês, um trimestre ou um ano. A última linha da demonstração de resultados é o Resultado Líquido do Período.

O balanço : 

O balanço O balanço reflecte o activo, o passivo e o capital próprio num determinado ponto no tempo. O que tem, o que deve, quanto vale. Chama-se balanço porque os números têm de estar balançados (equilibrados): Activo = Passivo + Capital Próprio

A demonstração de fluxos de caixa : 

A demonstração de fluxos de caixa Meios financeiros líquidos: O dinheiro que está na caixa, no banco e tudo o resto que possa ser rapidamente convertido em dinheiro. Diminutivo: caixa. A demonstração de fluxos de caixa mostra de onde o dinheiro veio, para onde foi, e quanto sobrou ou faltou.

Um pequeno segredo : 

Um pequeno segredo As demonstrações financeiras não representam necessariamente a realidade. Informação incompleta Informação incorrecta Estimativas A contabilidade não é a realidade é uma representação da realidade a sua precisão depende da capacidade dos contabilistas para fazer pressupostos e calcular estimativas razoáveis

Enviesamento : 

Enviesamento Os pressupostos e as estimativas levam necessariamente a um enviesamento dos números. É necessário perceber que pressupostos e estimativas diferentes levariam a números diferentes.

Análise financeira : 

Análise financeira Alguns rácios derivados do balanço podem revelar se a empresa vai ter problemas de tesouraria. Rácios de rentabilidade – derivados da demonstração de resultados – ajudam a perceber quanto dinheiro a empresa gera. Os rácios de eficiência indicam se os activos da empresa estão a ser bem utilizados. Os rácios permitem melhorar os resultados e a liquidez sem alterações nas vendas ou nos custos.

Olhos no futuro : 

Olhos no futuro A evolução histórica de alguns rácios críticos permite prever crises e encetar acções adequadas para as evitar ou minorar.

Investimentos : 

Investimentos O ROI (return-on-investment), é uma medida da rentabilidade de um investimento. O seu cálculo permite responder à pergunta: Vale a pena fazer este investimento?

Os números não são tudo : 

Os números não são tudo Os resultados de uma empresa têm de ser contextualizados: a economia, a concorrência, a legislação, a mudança nas necessidades e expectativas dos clientes, a tecnologia, etc. são factores que têm de ser levados em conta no processo de tomada de decisões.

Uma pergunta simples... : 

Uma pergunta simples... As vendas representam o valor do que a empresa vendeu aos seus clientes num determinado período. Quando é que esse valor deve ser registado (reconhecido) na contabilidade?

Reconhecimento de vendas : 

Reconhecimento de vendas Algumas possibilidades Quando o contrato é assinado Quando o produto (serviço) é entregue Quando a factura é emitida Quando a factura é paga Na contabilidade em regime de acréscimos, reconhece-se a venda quando o produto é entregue (ou o serviço é prestado).

Gastos vs Investimentos : 

Gastos vs Investimentos Gastos Investimentos Custos necessários ao quotidiano da empresa. Salários Encargos sociais Seguros Rendas Material de escritório Etc Os gastos aparecem na demonstração de resultados e diminuem o resultado do período. Compra de items que vão ser utilizados por um período longo (+ 1 ano) Muitas empresas definem um valor abaixo da qual qualquer compra é um gasto. Na demonstração de resultados do período aparece apenas a amortização do item

Fraudes famosas : 

Fraudes famosas Xerox Worldcom Contabilizou 6 milhares de milhões de dólares de vendas em excesso. Venda de equipamento que incluía um contrato de manutenção e assistência por quatro anos. Qual a parte de preço de venda que correspondia ao equipamento? Contabilizou como investimento o que na realidade eram gastos de ligação a outras companhias de telecomunicações. Aumentou os rendimentos através de lançamentos contabilísticos fictícios. Inflacionou os resultados em 4 milhares de milhões de dólares.

iPhone: a débito ou a crédito? : 

iPhone: a débito ou a crédito? A Apple, com a autorização do FASB (Financial Accounting Standards Board) acaba de modificar a forma de reconhecer a venda do iPhone. Até aqui, apenas podia reconhecer como rendimento 12,5% do preço no período em que vendia. A partir de agora, a percentagem vai ser decidida casuisticamente por linha de produto. Efeito estimado no resultado de 2010: 48%

Amortizações : 

Amortizações Que pressupostos estão por detrás dos cálculos? Como impactam os resultados? Que decisões afectam?

Valorização de empresas : 

Valorização de empresas Capitalização bolsista # Acções x Preço Empresas cotadas Take-overs?! Optimismo /pessismo Não cotadas Mesmo rácio price-to-earnings (Capitalização bolsista / resultados) ? Valor actual do cash flow Estimar: cash flow e taxa Valorização de activos Dotcom

authorStream Live Help