TRATAMENTO DA ÁGUA

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Aula para o pessoal da SANESUL.

Comments

Presentation Transcript

TRATAMENTO DA ÁGUA : 

TRATAMENTO DA ÁGUA www.profjhbio.blogspot.com

Definição : 

Definição Conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Numa estação de tratamento de água (ETA), o processo ocorre em etapas : 

Numa estação de tratamento de água (ETA), o processo ocorre em etapas Coagulação Floculação Decantação Filtração Desinfecção Fluoretação Correção de pH CLARIFICAÇÃO

COAGULAÇÃO : 

COAGULAÇÃO quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio ou Sulfato Ferroso. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

FLOCULAÇÃO : 

em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores devido a atração que os coagulantes exercem sobre a sujeira. FLOCULAÇÃO

DECANTAÇÃO : 

DECANTAÇÃO em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

FILTRAÇÃO : 

FILTRAÇÃO a água passa por filtros formados por carvão mineral, antracito, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

DESINFECÇÃO : 

DESINFECÇÃO é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.

FLUORETAÇÃO : 

FLUORETAÇÃO é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

CORREÇÃO DE pH : 

CORREÇÃO DE pH é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

LABORATÓRIO : 

LABORATÓRIO Cada ETA possui um laboratório que processa análises e exames físico-químicos e bacteriológicos destinados à avaliação da qualidade da água desde o manancial até o sistema de distribuição.

BOMBEAMENTO : 

BOMBEAMENTO Concluindo o tratamento, a água é armazenada em reservatórios quando então, através de canalizações, segue até as residências.

Tubulações das residências : 

Tubulações das residências Antigamente, eram usadas tubulações de chumbo e ferro nas residências. Esses materiais provocavam inúmeros problemas, como: vazamentos, deterioração dos equipamentos e da qualidade da água, contaminação humana.

Slide 20: 

Atualmente, esses materiais foram substituídos pelo PVC (Policloreto de Vinila), pois é considerado mais adequado, facilita a instalação, os reparos e provoca menos vazamentos. No entanto, há uma séria polêmica sobre este material, considerado uma das substâncias mais tóxicas produzidas pelo homem