Livro de Receitas

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

SECÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ANO LECTIVO 2010-2011

Introdução Este livro de receitas só foi possível realizar, graças à colaboração de Pais/Encarregados de Educação e alunos, que, gentilmente, responderam à nossa solicitação: fornecerem-nos receitas para serem coligidas e divulgadas através do Blog do nosso Agrupamento.Com esta actividade, realizada no âmbito do Projecto “Saberes e Sabores”, o grupo de docentes da Secção de Educação Especial pretendeu, acima de tudo, envolver, de uma forma lúdica, os Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos.A todos o nosso bem-haja e aproveitamos para vos desejar Bom Apetite!. A Secção de Educação Especial. : 

Introdução Este livro de receitas só foi possível realizar, graças à colaboração de Pais/Encarregados de Educação e alunos, que, gentilmente, responderam à nossa solicitação: fornecerem-nos receitas para serem coligidas e divulgadas através do Blog do nosso Agrupamento.Com esta actividade, realizada no âmbito do Projecto “Saberes e Sabores”, o grupo de docentes da Secção de Educação Especial pretendeu, acima de tudo, envolver, de uma forma lúdica, os Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos.A todos o nosso bem-haja e aproveitamos para vos desejar Bom Apetite!. A Secção de Educação Especial.

Slide 3: 

ÍNDICE Introdução Pág 2 Bolos e Doces Bolo de chocolate com amêndoas Pág 3 Bolo do Brasil Pág4 Mousse de banana Pág5 Bolo de noz Pág6 Bolo da preta maluca Pág7 Delícia de manga Pág 8 Tigelada da Beira Pág9 Bolo de côco com laranja Pág10 Fofo de chocolate Pág11 Mousse de leite condensado Pág12 Salgados Sopa de caldo verde Pág13 Croquetes de carne Pág14 Croquetes de camarão Pág15 Tarte de legumes Pág16 Quiche à minha moda Pág17 Frango à Florentina Pág18

Nome do aluno: Renato CaçadorNome do Encarregado de Educação (mãe): Liliana GonçalvesBolo do BrasilIngredientes: 4 ovos100gr de manteiga150 gr de açúcar branco2 colheres de sopa de mel150 gr de farinha100 gr de coco ralado1 colher de chá de fermento em pó Preparação:Batem-se os ovos à parte. Bate-se o açúcar com a manteiga, juntam-se os ovos, bate-se muito bem. De seguida deita-se o mel, a farinha, o fermento e por último o coco. Por último leva-se ao forno em forma untada com manteiga. : 

Nome do aluno: Renato CaçadorNome do Encarregado de Educação (mãe): Liliana GonçalvesBolo do BrasilIngredientes: 4 ovos100gr de manteiga150 gr de açúcar branco2 colheres de sopa de mel150 gr de farinha100 gr de coco ralado1 colher de chá de fermento em pó Preparação:Batem-se os ovos à parte. Bate-se o açúcar com a manteiga, juntam-se os ovos, bate-se muito bem. De seguida deita-se o mel, a farinha, o fermento e por último o coco. Por último leva-se ao forno em forma untada com manteiga.

Slide 5: 

Receitas de bolos e doces Aluno: Marcelo Cantanhede 6ºA Receita da Encarregada de Educação (mãe): Vicência Natalino Rico Bolo de chocolate com amêndoas Ingredientes: Para o bolo 180 g de chocolate para culinária 180 g de manteiga 125 g de açúcar 4 ovos 1/4 de colher de café de creme tártaro (à venda nas farmácias) 50 g de farinha de trigo com fermento 125 g de amêndoa ralada 1 colher de café de essência de amêndoa Para a cobertura 5 colheres de sopa de Natas para Bater Parmalat 150 g de chocolate com leite 30 g de manteiga Para a decoração 30 g de amêndoas laminadas e torradas 30 g de chocolate para culinária fundido Confecção: O bolo: Unte com manteiga e forre com papel vegetal a base de uma forma amovível de 23 cm de diâmetro.Derreta o chocolate em banho-maria juntamente com a manteiga, mexendo de vez em quando.Bata o açúcar com as gemas até obter um creme fofo e esbranquiçado.Junte o chocolate derretido, batendo bem.Junte o credor tártaro à farinha e incorpore ao preparado anterior, assim como a amêndoa ralada e essência de amêndoa.Bata as claras em castelo, junte 2 colheres de sopa de açúcar e bata mais um pouco até obter um merengue espesso. Envolva bem sem bater as claras à massa.Deite o preparado na forma e leve ao forno pré-aquecido a (190ºC), cerca de 40 minutos ou até que esteja esponjoso ao tacto.Retire do forno e deixe arrefecer.Misture as Natas Parmalat para bater com o chocolate de leite partido em pedaços e a manteiga.Leve ao lume em banho-maria, mexendo sempre com uma colher de pau, até obter um preparado cremoso.Retire do lume e bata durante 2 minutos.Deixe que arrefeça durante 30 minutos. Ponha o bolo num prato de servir e cubra a superfície com a cobertura.Polvilhe com a amêndoa laminada.Faça umas linhas com o chocolate fundido por cima das amêndoasDeixe repousar 2 horas antes de servir.

Slide 6: 

Aluna: Daniela Sargo- 6ºB Receita da Encarregada de Educação (mãe): Delfina Gomes Araújo Mousse de banana Ingredientes para 10 pessoas - 1 lata de leite condensado - 4 dl de natas - Sumo de limão - Meio copo de leite -2 Folhas de gelatina -1 Colher de sopa de açúcar em pó - 5 Bananas Preparação Coloque as folhas de gelatina a demolharem água fria durante 3 minutos. Coloque o leite a aquecer e junte as folhas de gelatina, mexa e apague o lume. No liquidador coloque o leite condensado, as bananas cortadas em pedaços e o sumo de limão, triture tudo até ficar homogéneo. Junte o leite com gelatina e bata mais um pouco, apenas para misturar. Bata as natas durante 1 minuto e junte o açúcar em pó e bata até ficar em chantilly. Misture o creme da banana com o chantilly, depois de tudo envolvido, coloque em taças leve ao frigorifico 2 a 3 h até solidificar. Depois de solidificada, decore a mousse com rodelas de banana e chantilly. Bom apetite!

Aluno: Nuno Rocha- 8ºBReceita da Encarregada de Educação (mãe): Júlia FerreiraBolo de NozIngredientes:• 6 ovos• 250g açúcar• 70g farinha• 1 colher de chá de fermento• 250g miolo de noz triturada• manteiga e farinha q.b. Confecção:Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.À parte, peneire a farinha e o fermento. Depois, junte a massa, assim como o miolo de noz. Bata as claras em castelo e misture-as cuidadosamente na massa. Unte a forma com manteiga e farinha.Leve ao forno, cerca de 50 min. em forno a 160º.Desenforme e polvilhe com açúcar, mas apenas depois de frio. : 

Aluno: Nuno Rocha- 8ºBReceita da Encarregada de Educação (mãe): Júlia FerreiraBolo de NozIngredientes:• 6 ovos• 250g açúcar• 70g farinha• 1 colher de chá de fermento• 250g miolo de noz triturada• manteiga e farinha q.b. Confecção:Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.À parte, peneire a farinha e o fermento. Depois, junte a massa, assim como o miolo de noz. Bata as claras em castelo e misture-as cuidadosamente na massa. Unte a forma com manteiga e farinha.Leve ao forno, cerca de 50 min. em forno a 160º.Desenforme e polvilhe com açúcar, mas apenas depois de frio.

Aluna: Cândida Alexandra Lopes Malheiro – 8ªBEncarregada de Educação: Maria dos Anjos Aves Malheiro CastanheiraBolo da Preta Maluca Ingredientes:2 chávenas almoçadeiras de açúcar6 ovos inteiros2 chávenas almoçadeiras de chocolate em pó1 chávena almoçadeira de aguardente1 chávena almoçadeira de óleo2 chávenas almoçadeiras de farinha com fermento para a cobertura6 colheres (sopa) de chocolate em pó6 colheres (sopa) de açúcar6 colheres (sopa) de leite6 colheres (sopa) de manteiga. Preparação:Misturam-se todos os ingredientes: o açúcar, os ovos, o chocolate, o óleo, a água e por fim o fermento.Bate-se tudo muito bem e vai ao forno em forma rectangular.Para a cobertura, mistura-se também todos os ingredientes numa caçarola. Depois de tudo derretido, deita-se por cima do bolo já cozido. Deve cortar-se o bolo ao quadrados. : 

Aluna: Cândida Alexandra Lopes Malheiro – 8ªBEncarregada de Educação: Maria dos Anjos Aves Malheiro CastanheiraBolo da Preta Maluca Ingredientes:2 chávenas almoçadeiras de açúcar6 ovos inteiros2 chávenas almoçadeiras de chocolate em pó1 chávena almoçadeira de aguardente1 chávena almoçadeira de óleo2 chávenas almoçadeiras de farinha com fermento para a cobertura6 colheres (sopa) de chocolate em pó6 colheres (sopa) de açúcar6 colheres (sopa) de leite6 colheres (sopa) de manteiga. Preparação:Misturam-se todos os ingredientes: o açúcar, os ovos, o chocolate, o óleo, a água e por fim o fermento.Bate-se tudo muito bem e vai ao forno em forma rectangular.Para a cobertura, mistura-se também todos os ingredientes numa caçarola. Depois de tudo derretido, deita-se por cima do bolo já cozido. Deve cortar-se o bolo ao quadrados.

Nome do aluna: Fabiana Raquel Garcia da SilvaEncarregada de Educação (tia): Idália Garcia da Costa Delícia de MangaIngredientes:10 folhas de gelatina incolor1 lata de leite condensado1 dl de leite meio gordo4 dl de polpa de manga em lata4 dl de natas frias  Decoração:1 dl de polpa de manga50 gr de chocolate em tableteRaspas de chocolate Preparação:Demolhe as folhas de gelatina em fria durante cinco minutos, escorra e leve ao lume em banho-maria, mexendo até derreter.Entretanto misture os leites com a polpa de manga e a seguir incorpore a gelatina derretida.Bata as natas em neve e envolva cuidadosamente no preparado, com uma vara de arame.Distribua por quatro taças individuais e leve ao frio para solidificar. Depois mergulhe as taças em água quente até 1/3 de altura e vire para um prato, a seguir decore com polpa de manga, chocolate derretido e raspas de chocolate. : 

Nome do aluna: Fabiana Raquel Garcia da SilvaEncarregada de Educação (tia): Idália Garcia da Costa Delícia de MangaIngredientes:10 folhas de gelatina incolor1 lata de leite condensado1 dl de leite meio gordo4 dl de polpa de manga em lata4 dl de natas frias  Decoração:1 dl de polpa de manga50 gr de chocolate em tableteRaspas de chocolate Preparação:Demolhe as folhas de gelatina em fria durante cinco minutos, escorra e leve ao lume em banho-maria, mexendo até derreter.Entretanto misture os leites com a polpa de manga e a seguir incorpore a gelatina derretida.Bata as natas em neve e envolva cuidadosamente no preparado, com uma vara de arame.Distribua por quatro taças individuais e leve ao frio para solidificar. Depois mergulhe as taças em água quente até 1/3 de altura e vire para um prato, a seguir decore com polpa de manga, chocolate derretido e raspas de chocolate.

Aluna: Madalena Santos Brás - Pré-escolar ( Elias Garcia)Receita da Encarregada de Educação (mãe): Elisabete Brás  Tigelada da Beira Ingredientes:• 8 ovos• 300g açúcar• 1 litro de leite• uma pitada de sal Confecção:Batem-se os ovos e depois junta-se o leite, mexendo com uma colher e por fim o acuçar.Vai ao forno num tacho de barro, vai a cozer a 250 graus durante uma hora. Por fim, desliga-se o forno até arrefecer. Vai ao frigorífico a serve-se fria. : 

Aluna: Madalena Santos Brás - Pré-escolar ( Elias Garcia)Receita da Encarregada de Educação (mãe): Elisabete Brás  Tigelada da Beira Ingredientes:• 8 ovos• 300g açúcar• 1 litro de leite• uma pitada de sal Confecção:Batem-se os ovos e depois junta-se o leite, mexendo com uma colher e por fim o acuçar.Vai ao forno num tacho de barro, vai a cozer a 250 graus durante uma hora. Por fim, desliga-se o forno até arrefecer. Vai ao frigorífico a serve-se fria.

Aluno: Martim Rodrigues - Pré-escolar ( Elias Garcia)Receita da Encarregada de Educação (mãe): Sónia Ribeiro da Luz Bolo de coco com laranja IngredientesMassa 3 Gemas1 Colher de baunilha2 Laranjas sem pele e picadas2 Colheres de sopa de manteiga amolecida1 Chávena de açúcar¾ Chávena de farinha1 Colher de sopa de fermento em pó5 ClarasRecheio2 Chávena de açúcar3 Gema dissolvidas em água fria 1chávena de coco raladoDecoração½ Litro de chantilly com baunilhaPedaços de casca de laranja cristalizada fervidos½ chávena de coco ralado Bata as gemas com a baunilha e as laranjas. Junte a manteiga e o açúcar, batendo . Adicione ½ chávena de água e bata. Junte a farinha e o fermento. Bata as claras em castelo, junte uma pitada de sal e misture com a massa, sem bater. Deite a massa em duas formas untadas e polvilhadas e leve ao forno durante 25 min. Recheio: ferva o açúcar com uma chávena de água durante 10 min., sem mexer. Junte as gemas. Junte o coco e cozinhe durante 10 min. Deixe arrefecer. Corte os bolos e una-os com doce de coco e chantilly, polvilhe com o coco e decore com laranja. : 

Aluno: Martim Rodrigues - Pré-escolar ( Elias Garcia)Receita da Encarregada de Educação (mãe): Sónia Ribeiro da Luz Bolo de coco com laranja IngredientesMassa 3 Gemas1 Colher de baunilha2 Laranjas sem pele e picadas2 Colheres de sopa de manteiga amolecida1 Chávena de açúcar¾ Chávena de farinha1 Colher de sopa de fermento em pó5 ClarasRecheio2 Chávena de açúcar3 Gema dissolvidas em água fria 1chávena de coco raladoDecoração½ Litro de chantilly com baunilhaPedaços de casca de laranja cristalizada fervidos½ chávena de coco ralado Bata as gemas com a baunilha e as laranjas. Junte a manteiga e o açúcar, batendo . Adicione ½ chávena de água e bata. Junte a farinha e o fermento. Bata as claras em castelo, junte uma pitada de sal e misture com a massa, sem bater. Deite a massa em duas formas untadas e polvilhadas e leve ao forno durante 25 min. Recheio: ferva o açúcar com uma chávena de água durante 10 min., sem mexer. Junte as gemas. Junte o coco e cozinhe durante 10 min. Deixe arrefecer. Corte os bolos e una-os com doce de coco e chantilly, polvilhe com o coco e decore com laranja.

Aluno: Pedro André Gomes Ferreira – EB/JI Miquelina PomboReceita da Encarregada de Educação: Rafaela Gomes Fofo de chocolate Ingredientes:200 g de chocolate em barra para culinária150 g de manteiga6 ovos200 de açúcar2 colheres de sopa de cacau em pó1 colher sopa de farinha 1 embalagem de pudim de baunilha instantâneoCacau em póMissangas de chocolate. Preparação:Ligue previamente o forno a 170º Cº e unte de forma generosa, uma forma redonda com manteiga. Depois forre com papel vegetal, cortando à medida. Unte o papel vegetal de igual modo e polvilhe com farinha;Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria com manteiga. Separe as gemas das claras e bata as claras com metade de açúcar. Junte o creme de chocolate e mexa. Adicione cacau em pó e a farinha; Levante as claras em castelo e adicione o restante açúcar e bata mais um pouco. Envolva-as na massa de chocolate e leve ao forno durante 20 minutos.. Findo este tempo, retire do forno e deixe arrefecer;Entretanto, prepare o pudim de baunilha, segundo as instruções da embalagem, deixe arrefecer mexendo ocasionalmente para não ganhar película. Cubra o topo do bolo com pudim e polvilhe com cacau em pó e missangas de chocolate. : 

Aluno: Pedro André Gomes Ferreira – EB/JI Miquelina PomboReceita da Encarregada de Educação: Rafaela Gomes Fofo de chocolate Ingredientes:200 g de chocolate em barra para culinária150 g de manteiga6 ovos200 de açúcar2 colheres de sopa de cacau em pó1 colher sopa de farinha 1 embalagem de pudim de baunilha instantâneoCacau em póMissangas de chocolate. Preparação:Ligue previamente o forno a 170º Cº e unte de forma generosa, uma forma redonda com manteiga. Depois forre com papel vegetal, cortando à medida. Unte o papel vegetal de igual modo e polvilhe com farinha;Parta o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria com manteiga. Separe as gemas das claras e bata as claras com metade de açúcar. Junte o creme de chocolate e mexa. Adicione cacau em pó e a farinha; Levante as claras em castelo e adicione o restante açúcar e bata mais um pouco. Envolva-as na massa de chocolate e leve ao forno durante 20 minutos.. Findo este tempo, retire do forno e deixe arrefecer;Entretanto, prepare o pudim de baunilha, segundo as instruções da embalagem, deixe arrefecer mexendo ocasionalmente para não ganhar película. Cubra o topo do bolo com pudim e polvilhe com cacau em pó e missangas de chocolate.

Aluno: Tiago Linares – 4ºE – Escola Básica Miquelina PomboReceita da Encarregada de Educação (mãe): Sónia Linares Mousse de leite condensado Ingredientes1 lata de leite condensado cozido Nestlé6 ovos3 folhas de gelatina Preparação: Misturam-se as gemas com leite condensado, batem-se as claras em castelo e incorporam-se no preparado anterior. Desfazem-se as folhas de gelatina em 3 colheres de água quente e juntam-se a esta mistura. Leva-se ao frigorifico durante algumas horas e serve-se frio. Pode-se enfeitar com amêndoa ralada. : 

Aluno: Tiago Linares – 4ºE – Escola Básica Miquelina PomboReceita da Encarregada de Educação (mãe): Sónia Linares Mousse de leite condensado Ingredientes1 lata de leite condensado cozido Nestlé6 ovos3 folhas de gelatina Preparação: Misturam-se as gemas com leite condensado, batem-se as claras em castelo e incorporam-se no preparado anterior. Desfazem-se as folhas de gelatina em 3 colheres de água quente e juntam-se a esta mistura. Leva-se ao frigorifico durante algumas horas e serve-se frio. Pode-se enfeitar com amêndoa ralada.

Receitas salgadasSopa Nome do aluno: Rodrigo Branco Leal Fila – 4ºE – EB/JI Miquelina PomboReceita do Encarregado de Educação (pai): António Fila Caldo Verde Ingredientes: 500 g de batatas1 chouriço pequeno2 dentes de alho4 colheres de azeite virgem200g de repolho cortado finoSal q.b.Preparação:Descasque as batatas, pique o alho e corte o chouriço em pedacinhos pequenos. Num tacho com um pouco de água coza tudo.Faça um puré e continue a cozer em lume brando.Corte o repolho muito fininho e lave em muitas águas para perder um pouco da sua cor verde.Adicione-o ao puré com metade do azeite e continue a cozer.Quando o repolho estiver cozido, tempere com o restante azeite e sal a gosto.Sirva decorado com pedacinhos de chouriço. : 

Receitas salgadasSopa Nome do aluno: Rodrigo Branco Leal Fila – 4ºE – EB/JI Miquelina PomboReceita do Encarregado de Educação (pai): António Fila Caldo Verde Ingredientes: 500 g de batatas1 chouriço pequeno2 dentes de alho4 colheres de azeite virgem200g de repolho cortado finoSal q.b.Preparação:Descasque as batatas, pique o alho e corte o chouriço em pedacinhos pequenos. Num tacho com um pouco de água coza tudo.Faça um puré e continue a cozer em lume brando.Corte o repolho muito fininho e lave em muitas águas para perder um pouco da sua cor verde.Adicione-o ao puré com metade do azeite e continue a cozer.Quando o repolho estiver cozido, tempere com o restante azeite e sal a gosto.Sirva decorado com pedacinhos de chouriço.

Aluno: Marcelo Cantanhede 6ºAReceita da Encarregada de Educação (mãe): Vicência Natalino Rico Croquetes de CarneIngredientes:400g de carne de vaca picada cozinhada 1/2 cebola 2 colheres (sopa) de salsa 2 dl de molho bechamel 1 colher (chá) de sumo de limão sal e pimenta 25g de farinha 1 ovo 1 colher (sopa) de água 60g de pão raladoPreparação:Num recipiente misture bem a carne de vaca picada com a cebola e a salsa picada também. Regue com o molho béchamel, o sumo de limão e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta. Retire pequenos pedaços deste preparado e forme croquetes com as mãos. Passe-os por farinha, de seguida por ovo batido com a água e por pão ralado. Frite no óleo quente. : 

Aluno: Marcelo Cantanhede 6ºAReceita da Encarregada de Educação (mãe): Vicência Natalino Rico Croquetes de CarneIngredientes:400g de carne de vaca picada cozinhada 1/2 cebola 2 colheres (sopa) de salsa 2 dl de molho bechamel 1 colher (chá) de sumo de limão sal e pimenta 25g de farinha 1 ovo 1 colher (sopa) de água 60g de pão raladoPreparação:Num recipiente misture bem a carne de vaca picada com a cebola e a salsa picada também. Regue com o molho béchamel, o sumo de limão e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta. Retire pequenos pedaços deste preparado e forme croquetes com as mãos. Passe-os por farinha, de seguida por ovo batido com a água e por pão ralado. Frite no óleo quente.

Aluno: Renato Caçador – 6ºAReceita da Encarregada de Educação (mãe): Ana Liliana Monteiro Gonçalves Croquetes de camarão IngredientesAlho: 1 Camarão: 500 gramas Cebola: 1Salsa: 1 col. de sopa pão ralado: 3 chávenas de chá leite: 500 ml maizena: 3 col. de sopa manteiga: 1 col. de sopa óleo: 2 chávenas de chá ovo: 3 unidadespimenta: 1 pitada sal: 0,50 col. de sopa tomate: 4 unidades Preparação:Limpe e moa os camarões. Rale a cebola e amasse o alho. Refogue em um pouco de óleo a cebola e o alho. Junte os tomates picados, sem pele e sem sementes, e tempere com sal e pimenta. Quando o refogado estiver quase seco, acrescente os camarões. Cozinhe por cerca de 10 minutos. Dissolva a maizena no leite. Faça um creme, refogando a manteiga, juntando o leite com maizena e mexendo até engrossar. Junte esse creme aos camarões. Enrole os croquetes (se não estiverem na consistência desejada, acrescente um pouco de farinha de trigo). Bata os ovos, e passe os croquetes um a um, nos ovos e em seguida no pão ralado. Frite em óleo quente e escorra em papel absorvente. : 

Aluno: Renato Caçador – 6ºAReceita da Encarregada de Educação (mãe): Ana Liliana Monteiro Gonçalves Croquetes de camarão IngredientesAlho: 1 Camarão: 500 gramas Cebola: 1Salsa: 1 col. de sopa pão ralado: 3 chávenas de chá leite: 500 ml maizena: 3 col. de sopa manteiga: 1 col. de sopa óleo: 2 chávenas de chá ovo: 3 unidadespimenta: 1 pitada sal: 0,50 col. de sopa tomate: 4 unidades Preparação:Limpe e moa os camarões. Rale a cebola e amasse o alho. Refogue em um pouco de óleo a cebola e o alho. Junte os tomates picados, sem pele e sem sementes, e tempere com sal e pimenta. Quando o refogado estiver quase seco, acrescente os camarões. Cozinhe por cerca de 10 minutos. Dissolva a maizena no leite. Faça um creme, refogando a manteiga, juntando o leite com maizena e mexendo até engrossar. Junte esse creme aos camarões. Enrole os croquetes (se não estiverem na consistência desejada, acrescente um pouco de farinha de trigo). Bata os ovos, e passe os croquetes um a um, nos ovos e em seguida no pão ralado. Frite em óleo quente e escorra em papel absorvente.

Aluna: Ana Isabel VasconcelosEncarregada de Educação (mãe): Anabela Vasconcelos“Tarte de legumes”- A base da tarte pode ser de massa folhada ou massa quebrada.Ingredientes:- 4 Ovos-1 Pacote de natas (200ml)- Curgete - Alho francês - Cogumelos - Cenoura- Salsa ou coentros picados Preparação: Num tacho coloca-se um pouco de azeite, apenas para os legumes não pegarem ao fundo. De seguida junta-se a cebola cortada as rodelas e o alho francês também cortado em pedaços pequenos. Mistura-se um pouco e assim que estiverem amolecidos junta-se os cogumelos e a cenoura, envolve-se durante 2 ou 3 minutos e retira-se do lume. Junta-se nessa altura a salsa e ou pouco de sal.Numa tigela prepara-se os 4 ovos mexidos e o pacote de natas. Junta-se um pouco de sal. Forra-se a forma da tarte com a massa pretendia e pica-se com um garfo o fundo, coloca-se os legumes, que se espalham pelo fundo e por último, a mistura dos ovos com as natas. Vai ao forno a 180ºC, até ficar cozido e dourado por cima. Sugestão: Neste tipo de tarte, também se pode fazer aproveitamento de restos de carne ou peixe, substituindo os legumes ou mistura-os com os restos de carne ou peixe que tiver. : 

Aluna: Ana Isabel VasconcelosEncarregada de Educação (mãe): Anabela Vasconcelos“Tarte de legumes”- A base da tarte pode ser de massa folhada ou massa quebrada.Ingredientes:- 4 Ovos-1 Pacote de natas (200ml)- Curgete - Alho francês - Cogumelos - Cenoura- Salsa ou coentros picados Preparação: Num tacho coloca-se um pouco de azeite, apenas para os legumes não pegarem ao fundo. De seguida junta-se a cebola cortada as rodelas e o alho francês também cortado em pedaços pequenos. Mistura-se um pouco e assim que estiverem amolecidos junta-se os cogumelos e a cenoura, envolve-se durante 2 ou 3 minutos e retira-se do lume. Junta-se nessa altura a salsa e ou pouco de sal.Numa tigela prepara-se os 4 ovos mexidos e o pacote de natas. Junta-se um pouco de sal. Forra-se a forma da tarte com a massa pretendia e pica-se com um garfo o fundo, coloca-se os legumes, que se espalham pelo fundo e por último, a mistura dos ovos com as natas. Vai ao forno a 180ºC, até ficar cozido e dourado por cima. Sugestão: Neste tipo de tarte, também se pode fazer aproveitamento de restos de carne ou peixe, substituindo os legumes ou mistura-os com os restos de carne ou peixe que tiver.

Aluno: Tiago LinaresReceita da Encarregada de Educação (mãe): Sónia LinaresQuiche à minha modaIngredientes1 embalagem de massa quebrada (bimbo)1 embalagem de fiambre aos cubos+1 embalagem de cogumelos laminados1 alho francês + 4 ovos inteiros+pacote de natas1 cebola+1 dente de alho1 tomate1 embalagem de queijo maozarella raladoAzeite q.b. Preparação: Coloca-se a massa numa torteira, retira-se o excesso e pica-se no fundo com um garfo várias vezes. Cobre-se com queijo ralado. Prepara-se um refogado com cebola e alho picados numa frigideira anti-aderente, junta-se o alho francês cortado em rodelas muito finas e deixa-se cozinhar 5 minutos, adiciona-se o fiambre e os cogumelos laminados e retira-se do lume após 5 minutos. Deita-se o preparado na torteira onde foi colocada a massa e cobre-se com queijo ralado e rodelas de tomate. Batem-se os ovos e depois de juntar as natas deita-se sobre o preparado anterior. Leva-se a torteira ao forno durante 30 a 40 minutos. Depois de arrefecer mude a quiche para um prato e sirva quente ou fria com salada de tomate (por exemplo). : 

Aluno: Tiago LinaresReceita da Encarregada de Educação (mãe): Sónia LinaresQuiche à minha modaIngredientes1 embalagem de massa quebrada (bimbo)1 embalagem de fiambre aos cubos+1 embalagem de cogumelos laminados1 alho francês + 4 ovos inteiros+pacote de natas1 cebola+1 dente de alho1 tomate1 embalagem de queijo maozarella raladoAzeite q.b. Preparação: Coloca-se a massa numa torteira, retira-se o excesso e pica-se no fundo com um garfo várias vezes. Cobre-se com queijo ralado. Prepara-se um refogado com cebola e alho picados numa frigideira anti-aderente, junta-se o alho francês cortado em rodelas muito finas e deixa-se cozinhar 5 minutos, adiciona-se o fiambre e os cogumelos laminados e retira-se do lume após 5 minutos. Deita-se o preparado na torteira onde foi colocada a massa e cobre-se com queijo ralado e rodelas de tomate. Batem-se os ovos e depois de juntar as natas deita-se sobre o preparado anterior. Leva-se a torteira ao forno durante 30 a 40 minutos. Depois de arrefecer mude a quiche para um prato e sirva quente ou fria com salada de tomate (por exemplo).

Nome do aluno: Sandra Isabel de Jesus SoutoNome do Encarregado de Educação (tia): Maria José Gomes Frango à Florentina Ingredientes:1 frango com cerca de 1,5kg1kg de espinafres200 gr de manteiga2 dentes de alhoSal e pimenta q.b.Queijo ralado (facultativo) Preparação:Asse o frango barrado com uma pasta de manteiga, sal e pimenta.À parte, coza os espinafres a vapor ou com alguma água da fundo da panela. No final da cozedura, tempera-os com sal, escorra muito bem e pique-os com um cutelo. Leve-os de seguida a saltar numa frigideira, onde previamente derreteu a restante manteiga.Disponha os espinafres num prato fundo de ir ao forno e à mesa, coloque o frango sobre os espinafres e sirva acompanhado com o arroz de manteiga. Pode utilizar o queijo ralado nos espinafres, depois de salteados, ou polvilhar o frango no final da preparação.  BOM APETITE!!! : 

Nome do aluno: Sandra Isabel de Jesus SoutoNome do Encarregado de Educação (tia): Maria José Gomes Frango à Florentina Ingredientes:1 frango com cerca de 1,5kg1kg de espinafres200 gr de manteiga2 dentes de alhoSal e pimenta q.b.Queijo ralado (facultativo) Preparação:Asse o frango barrado com uma pasta de manteiga, sal e pimenta.À parte, coza os espinafres a vapor ou com alguma água da fundo da panela. No final da cozedura, tempera-os com sal, escorra muito bem e pique-os com um cutelo. Leve-os de seguida a saltar numa frigideira, onde previamente derreteu a restante manteiga.Disponha os espinafres num prato fundo de ir ao forno e à mesa, coloque o frango sobre os espinafres e sirva acompanhado com o arroz de manteiga. Pode utilizar o queijo ralado nos espinafres, depois de salteados, ou polvilhar o frango no final da preparação.  BOM APETITE!!!

authorStream Live Help