Lengas Lengas

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available

Comments

By: Charlie (87 month(s) ago)

Lengas

Presentation Transcript

LENGAS LENGAS: 

LENGAS LENGAS

O QUE É UMA LENGA LENGA?: 

O QUE É UMA LENGA LENGA? Uma lenga lenga é é um texto com frases curtas que normalmente rimam e com muitas repetições que permitem decorá-lo com muita facilidade. Geralmente, as lengalengas estão associadas a brincadeiras e jogos.

HAVIA UM MACACO…: 

HAVIA UM MACACO… Havia um macaco Chamado D. Pivete Passava pelas moças E tirava o barrete

TENHO UM MACACO: 

TENHO UM MACACO Dentro de um saco Não sei que lhe diga Não sei que lhe faça Dou-lhe um pau Diz que é mau Dou-lhe um osso Diz que é grosso Dou-lhe um chouriço Isso, isso, isso!

ABELHINHA: 

ABELHINHA Abelhinha, abelinha Toma lá a tua mosquinha Zurra, zurra, pica na burra Come, come, se tens fome

LAGARTO PINTADO: 

LAGARTO PINTADO Lagarto pintado Quem te pintou? Foi uma velha que aqui passou No tempo da eira Fazia poeira Puxa lagarto Por aquela orelha!

ERA UMA VEZ…: 

ERA UMA VEZ… Era uma vez Uma galinha perchês E um galo francês. Eram dois... Ficaram três… Queres que te conte outra vez?

ERA UMA VEZ UM GATO MALTÊS: 

ERA UMA VEZ UM GATO MALTÊS Era uma vez Um gato maltês Tocava piano Falava françês A dona da casa Chamava-se Inês O número da porta era o 33! Queres que te conte outra vez?

LAGARTO PINTADO: 

LAGARTO PINTADO Lagarto pintado, quem te pintou? Foi uma menina que por aqui passou Lagarto verde, quem te esverdeou? Foi uma galinha que por aqui passou Lagarto azul, quem te azulou? Foi a onda do mar que me molhou Lagarto amarelo, quem te amarelou? Foi o sol poente que em mim poisou Lagarto encarnado, quem te encarniçou? Foi uma papoila que para mim olhou

PROFISSÕES: 

PROFISSÕES O leiteiro vende leite O padeiro faz pão A peixeira vende peixe O carvoeiro o carvão Para apanhar o peixe, temos o pescador Mas para cultivar legumes, lavra a terra o lavrador Para ensinar a ler, já está pronto o professor Mas se estamos a sofrer, o médico tira-nos a dor

SE TU VISSES O QUE EU VI…: 

SE TU VISSES O QUE EU VI… Se tu visses o que eu vi, havias de te admirar. Uma cadela com pintos, uma galinha a ladrar. Se tu visses o que eu vi, havias de te admirar. Uma cobra a tirar água, e um cavalo a dançar. Se tu visses o que eu vi, havias de te admirar. Uma abelha a grunhir,e um porco a voar.

QUEM ESTÁ NO TELHADO?: 

QUEM ESTÁ NO TELHADO? Quem está no telhado? Um gato assanhado. Quem está na janela? Uma pata amarela. Quem está na varanda? Um urso panda. Quem está à porta? Um burro da horta. Quem está no jardim? O lindo pinguim. Quem está no poço? Um cão com um osso. Quem está no portão? Um bicho que fala, chamado João