Oficina de Formação de Coordenadores

Views:
 
     
 

Presentation Description

Material utilizado em Oficina de formação de coordenadores de ESDE no Centro Espírita Bezerra de Menezes, Natal/RN.

Comments

Presentation Transcript

Apresentação do PowerPoint:

Compromisso, planejamento e a melhor forma de trabalharmos com Jesus Dia : 18 de Abril de 2015 – Sábado Hora : 16:00 – 18:00 Local : Centro Espírita Bezerra de Menezes – CEABEM Rua Tororós , 382 – Alecrim FACILITADORES 1º Encontro de Coordenadores de ESDE do CEABEM Igor Mateus Elayne Cristinne

Apresentação do PowerPoint:

COMPROMETIDO OU ENVOLVIDO? Era uma vez, numa fazenda... Eles queriam fazer uma festa surpresa para o fazendeiro! Vamos fazer a melhor festa possível! O que poderíamos servir? Eu tenho uma sugestão de prato: ....... ENVOLVIDA... COMPROMETIDO! 1ª reflexão:

Apresentação do PowerPoint:

Com a palavra os universitários... O nosso compromisso é com a própria consciência . (Batuíra) Muita gente quer serviço Afirmando estar com pressa, Mas se surge o compromisso No próprio tempo tropeça ... (Cornélio Pires) AFINAL DE CONTAS O TRABALHO É VOLUNTÁRIO E NÃO FACULTATIVO!

Apresentação do PowerPoint:

A importância de planejar... EVANGELIZAÇÃO É TAREFA DE LONGO PRAZO É PRECISO ESFORÇO PARA ALCANÇAR OS RESULTADOS DESEJADOS ESSE ESFORÇO DEVE SER CONJUNTO. TODOS PRECISAM FAZER A SUA PARTE... NÃO CONTROLAMOS TODAS AS VARIÁVEIS, MAS O IMPORTANTE É NÃO DESISTIR É MUITO AGRADÁVEL PODER COLHER OS RESULTADOS DO NOSSO TRABALHO! 2ª reflexão:

Apresentação do PowerPoint:

O COORDENADOR PRECISA TER... E P A J D P D C A C

Apresentação do PowerPoint:

COM A PALAVRA A UNIVERSITÁRIa Existem condições mínimas para que alguém possa desempenhar a tarefa de evangelização? Quais seriam? Não pretendemos estabelecer regras de comportamento doutrinário, que já se encontram muito bem apresentadas no corpo da Doutrina Espírita, e, em particular, na excelente página “ o homem de bem ” e a seguir “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec. Psicografia Divaldo Franco – Salvador (BA), 23 de agosto de 1982. (obtido do site do DIJ FEB: http://dij.febnet.org.br

Apresentação do PowerPoint:

“Não obstante, a pessoa que deseje desempenhar a tarefa de Evangelização Espírita deve possuir”: conhecimento da Doutrina Espírita e boa moral como embasamento para a tarefa que pretende. Como necessidade igualmente primordial, deve ter conhecimentos de Pedagogia , Psicologia , Metodologia , sem deixar à margem o alimento do amor , indispensável em todo cometimento de valorização do homem .

Apresentação do PowerPoint:

D I N A M I Z A R É ! P R E C I S O 3ª reflexão

Apresentação do PowerPoint:

Dinamizar é preciso... Verificamos uma necessidade de dinamizar as aulas, gerando interesse nos alunos e saindo do esquema básico da leitura, para uma aula o mais participativa possível onde o conhecimento seja construído em conjunto ; É preciso tornar o espaço dos estudos da Casa Espírita um ambiente agradável e convidativo que motive os estudantes a superarem as suas dificuldades pessoais e irem para as reuniões de estudo; Também é preciso evitar a tentação do “professor” ou do “palestrante”. O momento do estudo nunca pode ser um monólogo! 3ª reflexão:

Apresentação do PowerPoint:

Então precisamos nos reinventar a cada dia... A aula do ESDE/DAM tem que fornecer um ambiente acolhedor , integrado , atrativo e dinâmico ; O coordenador precisa estar “ antenado ”, compreendendo as necessidades da sua turma, especialmente nos dias atuais; Podemos usar e abusar dos recursos didático-pedagógicos, inclusive as sugestões dos roteiros, mas também indo além...

Apresentação do PowerPoint:

EU POSSO FAZER MELHOR... 4ª reflexão:

Apresentação do PowerPoint:

Muito Obrigado! Material disponível em http://estudosespiritas.tk

authorStream Live Help