Bem e Mal Sofrer - O Mal e o Remédio

Views:
 
     
 

Presentation Description

Palestra realizada dia 03/05/2013 na AEC - Associação Espírita do Candelária em Natal/RN.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

BEM E MAL SOFRER O MAL E O REMÉDIO

PowerPoint Presentation:

Sofre Toda a dor que na vida padeceres, Todo o fel que tragares, todo o pranto, Ser-te-ão como trevas, e, entretanto, Serás pobre de luz se não sofreres. É que dos sofrimentos nasce o canto De alegria dos mundos e dos seres, Pois que a dor é a saúde dos prazeres, O hino da luz, misterioso e santo. Doma o teu coração, e, no silêncio, Foge à revolta, humilha-o, dobra-o, vence-o, Chorando a mesma dor que o mundo chora; Abre a tua consciência para as luzes E, no mundo que o mal encheu de cruzes, Do Bem encontrarás a eterna aurora . CRUZ E SOUZA

PowerPoint Presentation:

“Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. – Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados. – Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus .” (MATEUS , V: 5 , 6 e 10)

PowerPoint Presentation:

Que aflitos serão bem-aventurados? POR QUE SENHOR? EU NÃO MEREÇO... QUE INJUSTIÇA!!! “Quando o Cristo disse: Bem-aventurados os aflitos , (...) não se referia de modo geral aos que sofrem, visto que sofrem todos os que se encontram na Terra (...). Mas, ah! poucos sofrem bem ; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus .” (ESE, V – 18)

PowerPoint Presentation:

Ainda não conseguimos encarar a dor como um recurso terapêutico, uma vacina, dolorida no 1º instante, mas que trará a saúde de volta... A nossa visão limitada, nos faz enxergar apenas o momento da dor, que eternizamos em forma de lamentos, a maioria das vezes exagerados. Ainda não sabemos o bem sofrer a que o Evangelho faz alusão.

PowerPoint Presentation:

Nós ainda temos a tendência de super-valorizar o sofrimen-to . Nossas dores são sempre as maiores!!! Nossos fardos são os mais pesados do universo!!!!! “ Deus não coloca fardos pesados em ombros fracos .”

PowerPoint Presentation:

“Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça , toda a bondade , sem o que não seria Deus (...). Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa .” (ESE)

PowerPoint Presentation:

“ De acordo com a sabedoria divina, a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória , o que significa que somos livres para agir da maneira que quisermos, mas não poderemos escapar dos efeitos causados pelos nossos atos ”. JOSÉ S. ALMEIDA, Reformador , Nov /1998

PowerPoint Presentation:

9 “Felicidade, portanto, não é ausência de dor, mas a perfeita compreensão de sua finalidade.” (Joanna de Ângelis , Iluminação Interior) A dor é inevitável, o sofrimento é opcional

PowerPoint Presentation:

“ Indispensável valorizar a aflição, sopesando-a com discernimento, de modo a conduzi-la às fontes inexauríveis do Evangelho em clima de serenidade, respeito e amor. Ali, todas as dores se acalmam, todas as lágrimas se enxugam, todos os aflitos são consolados ”. (JOANNA DE ÂNGELIS, Celeiro de Bênçãos)

PowerPoint Presentation:

“ Que remédio, então, prescrever aos atacados de obsessões cruéis e de cruciantes males ? Só um é infalível: a fé, o apelo ao Céu. (...) A fé é o remédio seguro do sofrimento; mostra sempre os horizontes do infinito diante dos quais se esvaem os poucos dias brumosos do presente .” AGOSTINHO (ESE, V – 19)

PowerPoint Presentation:

“ Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados , que eu vos aliviarei. ” (MATEUS, XI - 28)

PowerPoint Presentation:

13 MUITA PAZ! igor.mateus@oi.com.br http://estudosespiritas.tk

authorStream Live Help