ergonomia na informatica

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

Ergonomia na Informática

Slide 2: 

Introdução o que é a ergonomia? sintomas de uma má posição e utilização do computador tabela /gráfico percentual organização do ambiente de trabalho monitor teclado e rato alongamentos na cadeira vídeo bibliografia

Slide 3: 

O que é a ergonomia? A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Factores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador.

Slide 4: 

Sintomas de uma má posição e utilização do computador Os sintomas que se seguem podem ser notados ao usar o teclado/rato ou até mesmo quando as mãos estiverem em repouso, como por exemplo enquanto dorme: formigueiro, ardor e dormência irritação, dor contínua ou sensibilidade dor, latejamento ou inchaço tensão ou enrijecimento fraqueza ou calafrios Estes distúrbios podem-se notar nas mãos, nos pulsos, nos braços, nos ombros, no pescoço e nas costas.

Slide 5: 

Tabela ilustrativa da frequência dos sintomas de um mau posicionamento

Slide 6: 

Gráfico Percentual

Slide 7: 

Organização do ambiente de trabalho A fadiga, o desconforto, tensão e outros tipos de mau estar podem estar directamente relacionados com a configuração do seu ambiente de trabalho como tal, uma potencial boa solução será ajustar o seu ambiente de trabalho de forma a estar com uma postura correcta. Exemplo: má organização ; boa organização Existe uma série de princípios básicos que poderão prevenir os problemas atrás mencionados: ajustar a posição do corpo e do computador; evitar estar o dia todo sentado; procurar estar relaxado, se possível fazer vários intervalos durante o dia; sempre que sentir desconfortável procurar alguma forma de alivio

Slide 10: 

Monitor O monitor é provavelmente onde se manifestam os sintomas mais rapidamente, a radiação, o cansaço da vista, o ardor dos olhos e até mesmo os problemas de visão são sintomas mais fáceis de detectar e em que facilmente se encontra o "culpado" dos mesmos. A postura é algo fundamental dito de uma forma global, é necessário dar especial relevo à distância a que se está do computador. É recomendável estar a uma distância não inferior a 50cms e não superior a 1 metro do monitor. É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º,20º para cima ou para baixo.

Slide 11: 

Teclado e Rato Evite ter os pulso tortos enquanto usa o teclado ou o rato, deve evitar apoiar os pulso enquanto usa o teclado pois pode fazer com que os dedos e pulsos sejam flexionados para trás. Os cotovelos devem estar ao nível do teclado e os ombros relaxados, isto para evitar tensões musculares.

Slide 12: 

Suporte de Documentos Para quem faz bastante uso de documentos, livros, cadernos e todo esse material um suporte de documentos é necessário. A forma como temos esse material disposto é algo que também merece estudo, pois temos de ler e da mesma forma que temos de estar a uma certa distância do monitor é igualmente importante dispor os documentos de forma a não cansar a vista. Use um suporte para documentos e coloque-o ao lado do monitor, desta forma evita estar constantemente a virar a cabeça para ler o documento e trabalhar no computador e, ao mesmo tempo fica logo com uma distância igual dos olhos ao documento como dos olhos ao monitor.

Slide 14: 

Alongamentos na cadeira Sentado ao computador por longos períodos causa, geralmente dor no pescoço, nos ombros e dores na zona lombar Deve exercitar-se os alongamentos, conforme abaixo indicado, várias vezes ao dia e/ou sempre que se sinta cansado Não esquecer de levantar de vez em quando e passear pelo sítio onde se encontra. A sensação vai ser bem melhor.

Slide 15: 

Alongamentos na cadeira

Slide 16: 

Alongamentos na cadeira

Slide 17: 

Alongamentos na cadeira

Slide 19: 

Bibliografia Vídeo de Ergonomia: http://www.youtube.com/watch?v=8cyumcU_3G8 Exercícios de relaxamento: http://www.leogomes.com/mundoinfor/ergonomia.htm Por http://macmagazine.com.br/blog/2007/12/28/voce-usa-o-computador-na-posicao-adequada/ Lesão por esforço repetitivo http://pt.wikipedia.org/wiki/Les%C3%A3o_por_esfor%C3%A7o_repetitivo

Slide 20: 

Apresentação adaptada do site: http://www.icicom.up.pt/~pedrogc/tm/ergonomia1.ppt

Slide 21: 

Fim

authorStream Live Help