Algumas contradições bíblicas

Views:
 
     
 

Presentation Description

Mensagem espírita

Comments

Presentation Transcript

Apresentação do PowerPoint:

22/07/18 14:32:42 Algumas contradições bíblicas Pesquisa e Formatação HELIO CRUZ Música: Hope has a place -Enya Transição manual dos Slides

Apresentação do PowerPoint:

Gostaria de deixar bem claro, que não há intenção de minha parte de emitir qualquer tipo de conceito que venha ferir outros princípios religiosos. Não estamos aqui tentando mudar a ideia e a percepção de ninguém, muito menos tirar a fé, a crença de quem quer que seja, mas apresentar a proposta que nós temos para interpretar essa obra. A Bíblia nos é apresentada como sendo a palavra de Deus; e, em sendo a palavra de Deus, ela não pode ter contradições. A palavra do Criador tem que ser uma só, e não aquela que alguns líderes religiosos apresentam. A Bíblia até pode ser a palavra de Deus, mas contou com interpretes humanos, e essa interpretação humana gerou uma série de contradições, erros, e lendas no texto bíblico, e o nosso objetivo é mostrar que a Bíblia não é um livro infalível, tem muitas falhas, muitos erros e muitas contradições.

Apresentação do PowerPoint:

Nossa intenção, o nosso objetivo central, é retirar Deus do local onde Ele foi colocado pelo ser humano. O homem conseguiu transferir para Deus toda a sua mesquinhez, todas as características humanas, como defeitos, erros, equívocos, maldade, intolerância, tudo isso foi transferido para a Divindade. O homem criou um Deus a sua imagem e semelhança, um Deus vingativo, rancoroso, cruel, que matava e perseguia, um Deus antropomórfico; houve uma inversão. E são diversas as passagens que nos mostram um Deus humano. E assim Ele é apresentado em vários momentos do Velho Testamento, Antigo Testamento ou Primeira Revelação. A bem da verdade, a Bíblia é formada por vários livros, que foram escritos em vários momentos da História do povo hebreu. A Torá foi escrita num período de mil anos da atividade hebraica.

Apresentação do PowerPoint:

Não foi um livro escrito de uma vez só. Isso foi resultado de uma tradição oral, que passou de pessoa para pessoa. Os hebreus estiveram no cativeiro da Babilônia, eles estiveram no Egito. Eles absorveram uma série de informações de outras culturas, de outros povos, e tudo isso foi parar nos textos bíblicos. A Torá que é a versão hebraica do Velho Testamento surgiu no 5º século antes de Cristo. Mais tarde surgiu a versão em grego chamada Septuaginta, no século III a.C.; depois surgiu a versão em Latim, chamada Vulgata Latina, no século V d.C. O papa Damaso solicitou a Jerônimo que, depois, ficou conhecido como São Jerônimo, que fizesse a tradução do grego para o latim, a língua oficial do Império Romano. Ao começar a analisar a obra, Jerônimo manda uma carta ao papa (o fac-símile dessa carta consta dos arquivos da Internet).

Apresentação do PowerPoint:

Existe um livro espírita chamado “Espiritismo e Cristianismo”, escrito por Léon Denis, que fala sobre isso. Jerônimo relata ao papa que não pode traduzir obedecendo a fidelidade das informações, e passou a responsabilidade para o papa. Ele diz peremptoriamente que na tradução do grego para o latim muita coisa seria modificada e deturpada, assim como o fora do hebraico para o grego; só para termos uma ideia, o hebraico não tem vogal, e o grego tem sete vogais, então muitas palavras, muitos termos, ao serem traduzidos sofreram modificações, adulterações, e hoje nós temos no Brasil mais de vinte bíblias traduzidas para o português. Cada uma diferente da outra, porque, provavelmente, as traduções ocorreram atendendo às necessidades e desejos daqueles que fizeram a tradução, para se atender as conveniências de determinadas agremiações religiosas.

Apresentação do PowerPoint:

O Velho Testamento, Antigo Testamento ou Primeira Revelação é um livro histórico, que conta a saga de um povo, a saga do povo hebreu. O que eles fizeram, como fizeram, de onde vieram, em que acreditavam, é um livro da história do povo hebreu, que é o povo judeu da atualidade. Este estudo visa mostrar os equívocos e algumas contradições, porque têm muitas, para que possamos afirmar, categoricamente, que esses fatos são devidos às interpretações e conceituações humanas e não divinas. Normalmente as outras escolas religiosas não falam dessas contradições, ninguém traz à tona essas questões. São situações em que Deus não tem nada a ver com aquilo que está ali apresentado, embora tenha sido perpetuado como tendo sido emanadas do Criador .

Apresentação do PowerPoint:

Dando seguimento, vamos fazer algumas considerações históricas. A Torá é composta pelos cinco livros atribuídos a Moisés. Falamos atribuídos porque não se tem certeza se foi Moisés quem escreveu. Historicamente, podemos afirmar, hoje, que não foi Moisés quem escreveu. Esses livros foram escritos em vários períodos da atividade do povo hebreu. Eles não surgiram numa sequência cronológica, ou seja, um após o outro. Nós temos informações nos livros Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, que jamais Moisés poderia ter escrito aquilo. Ele escreve sobre a sua morte; como morreu, como foi sepultado. É uma narrativa de uma terceira pessoa que escreveu o texto. E, hoje, a História mostra que, provavelmente, essa pessoa teria sido Exdras , um representante da sociedade hebraica .

Apresentação do PowerPoint:

Logo após Ciro, o conquistador persa, ter invadido a Babilônia, e os hebreus estavam cativos lá, ele permitiu que os hebreus voltassem para Israel, para reconstrução do templo que havia sido destruído por Nabucodonosor II, e Exdras foi o responsável por essa recomposição dos costumes e religião e provavelmente o responsável pela organização das obras que compõem a Torá . Destacamos algumas contradições: Vejamos o caso da criação do homem. No primeiro capítulo do livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher; No segundo capítulo de Gênesis, versículo 7, encontramos: “E formou o Senhor Deus do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.

Apresentação do PowerPoint:

Mas, Ele já não tinha formado o homem anteriormente? Em Gênesis I Ele formou macho e fêmea; em Gênesis II Ele está dizendo que formou o homem, ou seja, macho. Mais adiante, precisou formar a mulher, através de uma costela do homem. Um fato; não soprou nos narizes da mulher; não tinha alma, então, a mulher? Porém, no segundo capítulo, versículo 18, o Senhor Deus disse: não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada , e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem. Por que Gênesis 1,27 diz que Deus criou o homem e a mulher e depois, em 2,7 diz que Deus cria o homem novamente? E em Gênesis 2,21 Deus cria a mulher novamente? Afinal Deus criou 2 vezes o homem e a mulher ?

Apresentação do PowerPoint:

É possível que no primeiro capítulo a primeira mulher criada seja Lilith e levando em consideração o versículo 23: Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada . ( Gn 2:23). Segundo a tradição judaica antiga, a Lilith foi criada igual ao homem. Isso não foi divulgado pelo Cristianismo. A história conta que no início Deus criou Adão e Lilith , ambos do pó. Entretanto, Lilith não aceitava a condição de ser submissa a Adão, até porque eram feitos da mesma matéria. Lilith está presente em várias culturas, e sua história é muito conhecida no meio hermético judaico. Ela também é estudada em diversas obras da literatura. Lilith aparece como um demônio noturno na crença tradicional judaica e islâmica, e como um espírito feminino vingativo em outras culturas como a hebraica. Analisando os textos apresentados, não dá pra dizer historicamente que Eva foi a primeira mulher de Adão.

Apresentação do PowerPoint:

Deus pode ser visto? A Bíblia é contraditória nesse ponto. “ E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar do Senhor, que lhe aparecera ”. (Gênesis 12:7). “ E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã , e abençoou-o ”. (Gênesis 35:9). Então são passagens que mostram Deus se apresentando ao homem . “E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor não lhes foi perfeitamente conhecido” . (Êxodo 6:3) “ Depois disse Deus a Jacó: levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão” . (Gênesis 35:1). Aqui, Deus está dizendo que apareceu para as pessoas. “E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá”. (Êxodo 33:20)

Apresentação do PowerPoint:

Aqui, Deus está dizendo que ninguém vai poder ver a sua face. “ Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém”. (1 Timóteo 1:17). “Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém”. (1 Timóteo 6:16). Então a Bíblia se contradiz. Uma hora fala que Deus foi visto e outra hora fala que ninguém pode ver Deus. “E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento”. (Josué 6:21). Babilônia e Jericó – Mortes e Estupros . Esta é uma parte feia da História, mas tem que ser apresentada porque a Bíblia tem páginas que se nós torcermos sai muito sangue, e aqui é um dos quadros.

Apresentação do PowerPoint:

Isto ocorreu quando Josué chega às portas de Jericó. Moisés já tinha morrido. Ele recebe estas instruções de Deus, para proceder assim na invasão de Jericó. Quem habitava lá eram os cananeus, e a justificativa para ele matar todos da cidade era que eles eram idólatras. E por que matar as crianças? Porque as crianças já estavam contaminadas também, segundo a Divindade. Um detalhe: as mulheres antes de serem mortas foram violentadas sexualmente. Ora, se essas pessoas eram ruins assim, por que Deus, com todo o seu poder não transformou essas pessoas? Precisavam ser mortas e maltratadas desse jeito? Isso, com certeza, não foi ordem de Deus. Não foi uma palavra divina. Advertência contra a Babilônia, que Isaías, filho de Amoz , recebeu em visão:

Apresentação do PowerPoint:

“Todo o que for capturado será traspassado; todos os que forem apanhados cairão à espada. Seus bebês serão despedaçados diante dos seus olhos; suas casas serão saqueadas e suas mulheres, violentadas”. (Isaías 13:15-16). Isto está na Bíblia. Realmente, da forma como Deus nos é apresentado pelo Velho Testamento, nós temos que temê-lo, porque é um Deus vingativo, rancoroso, cruel, que matava e perseguia. Pode ser um estudo polêmico, E isso se torna mais evidente quando comparamos as Antigas Escrituras com o Novo Testamento. A diferença existente é total. As pessoas não estão acostumadas a entender a Bíblia como a Doutrina Espírita entende. Nós não temos compromisso com o Velho Testamento.

Apresentação do PowerPoint:

O nosso compromisso com o Antigo Testamento é apenas histórico, de pesquisa. O nosso objetivo com esse trabalho é fazer uma investigação e resgatar a imagem de Deus. O nosso compromisso real é com o Novo Testamento, que apresenta um Deus pai, um Deus de amor, de misericórdia, de bondade infinita; com Cristo; com sua vida, com seus exemplos, e os seus ensinamentos. O Novo Testamento tem informações que podem nos ajudar a vencer dificuldades. Muita Paz! Visite o meu Blog: http://espiritual-espiritual.blogspot.com.br A serviço da Doutrina Espírita; com estudos comentados. Leia Kardec! Estude Kardec! Pratique Kardec! Divulgue Kardec!

authorStream Live Help