Apresentação1

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1:

Nesse trabalho iremos apresentar, Sobre o lixo urbano, suas causas,consequencias,soluções. Lixo Urbano

O Lixo Urbano:

O Lixo Urbano O lixo além de ser um problema ambiental no Brasil também pode ser considerado um problema econômico (gastos para remoção de 240 toneladas diárias). Um simples ato de jogar um papel na rua acarreta a contratação de milhares de garis , produção de milhões de quilos de lixo e riscos a saúde humana.

O Lixo Urbano:

O Lixo Urbano Algumas cidades estão adotando fornos de incineração de lixo, permitindo reduzir o volume desse material (porém há a poluição do ar que essa queima do material gera. Outra forma de tratar o lixo é criar aterros sanitários, que diminuem o contato urbano com o lixo. Nos aterros o lixo é lançado no solo e compactado através de tratores (pode gerar problemas de contaminação do solo e lençóis freáticos).

O Lixo Urbano:

O Lixo Urbano O lixo urbano parece ser um problema sem solução. Todas as formas de tratamento atuais geram algum outro problema. Os aterros apesar das vantagens de desvantagens apresentadas são caros. A melhor forma de auxiliar com o lixo é a diminuição do mesmo.

O Lixo Urbano:

O Lixo Urbano Apesar das inúmeras tecnologias diferentes desenvolvidas para processar o lixo, a melhor saída (mais econômica) parece estar ligada a mudança de comportamento das pessoas. Alternativas para auxiliar o problema do lixo: Menor produção de lixo por pessoa; Reciclar, doar e ter outras finalidades para embalagens, roupas, etc. Boas ideias (sacola reciclável, que já está sendo adotada em várias cidades do Brasil como meio de reduzir a utilização de sacos plásticos); Aterros sanitários, que seguem procedimentos de segurança, possuindo sistemas de drenagem e tratamento de resíduos.

O Lixo Urbano e suas consequências:

O Lixo Urbano e suas consequências Eis uma questão que irremediavelmente aterroriza e assume cada vez mais notoriedade na mídia, a todo instante despertando a atenção da sociedade e pressionando as autoridades ambientais gestoras e do judiciário, acerca da coleta, transporte, despejo e tratamento adequado dos resíduos sólidos coletados diariamente nos milhares de municípios espalhados por este Brasil.

O Lixo Urbano e suas consequências:

O Lixo Urbano e suas consequências Quando nos referimos ao lixo, logo vem à tona, o seu destino e os dados revelam que 76% do lixo coletado no país ficam a céu aberto, ou seja, trata-se de 182.400 toneladas coletados diariamente e que não recebem o despejo e tratamentos adequados, já o restante que é enviado aos aterros controlados corresponde a 13% e aos aterros sanitários 10%, enquanto 0,9% chegam às usinas de compostagem e 0,1% aos incineradores, e uma insignificante parte é recuperada em centrais de reciclagem deste total. Isso representa uma perda por ano de R$ 4,6 bilhões de reais, dados de 1996, em relação ao não reaproveitamento do lixo que é produzido.

O Lixo Urbano e suas consequências:

O Lixo Urbano e suas consequências Ao longo dos anos, o lixo passou a ser uma questão de interesse global. E os problemas são os mesmos de um lado a outro do globo: o destino do lixo e seu acondicionamento inadequado têm trazido graves problemas a todas as nações. Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção utilizados. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens).

O Lixo Urbano e suas consequências a principal causa da enchente :

O Lixo Urbano e suas consequências a principal causa da enchente Um em cada três municípios brasileiros sofreu algum tipo de enchente provocada por chuvas entre 2004 e 2008. O lixo urbano jogado em ruas, avenidas, lagos, rios e córregos é apontado pelas prefeituras como a causa da retenção das águas das chuvas em 30,7% dessas cidades. Significa que mais de 600 cidades brasileiras evitariam as enchentes ou reduziriam as inundações se a população descartasse corretamente seu lixo e o poder público cuidasse melhor da coleta de resíduos urbanos.

Soluções:

Soluções Soluções para o lixo urbano: 1 – Diminuir a geração de lixo ; 2 – Aumentar a coleta seletiva , através de pontos de entrega voluntária, campanhas de conscientização, coleta porta a porta; 3 –  Incentivos fiscais para empresas que comercializarem produtos com menos embalagen s, e/ou embalagens 100% recicláveis; 4 – Pontos de entrega voluntários para coleta do lixo eletrônico, lixo tóxico e lixo perigoso;

Soluções:

Soluções - As soluções tem que ser desenvolvidas e aplicadas de acordo com o porte do município, buscando otimização do gerenciamento. “Gerenciar resíduos não se limita a tratar e dispor o lixo gerado. O enfrentamento do problema começa na concepção dos produtos que serão descartados mais tarde e na revisão da cultura da fartura e do desperdício. Enfrentar o problema exige a responsabilização dos diferentes atores, desde a indústria produtora de bens, até o consumidor final”. Revista Bio 10-12/2009

Soluções:

Soluções Ou seja, todos temos um papel nesta história, os consumidores, os produtores, o governo. E cabe a cada um de nós fazer nossa parte na construção de um mundo mais limpo! Afinal, o lixo urbano acarreta em uma série de problemas ambientais: - entupimento de bueiros, que geram enchentes e alagamento s; - contaminação do solo e lençol freático devido a disposição final inadequada; - transmissão de doenças e proliferação de vetores; - desperdício de recursos naturais.

Obrigado a todos! Seja Inteligente Preserve a natureza! :

Obrigado a todos! Seja Inteligente Preserve a natureza! Feito por : Mike Gomes / Yan 3° N² Musica : http ://www.youtube.com/watch?v=oc1NdpbBokU

authorStream Live Help