japão curiosidades

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Japão : 

Japão ÁREA: 372.819 km²CAPITAL DO JAPÃO: TóquioPOPULAÇÃO: 127,4 milhões (estimativa 2007)MOEDA DO JAPÃO : ieneNOME OFICIAL : Japão ( Nippon )NACIONALIDADE: japonesaDATA NACIONAL: 11 de fevereiro (fundação do país); 23 de dezembro (aniversário do imperador). O Japão (em japonês 日本国 (Nippon koku, Nihon koku), Nippon ou Nihon, literalmente "origem do sol" ou "terra do sol nascente") é um país insular do Extremo Oriente, formado por um arquipélago situado ao largo da costa nordeste da Ásia. Sua capital é a cidade de Tóquio.

Clima : 

Clima O clima japonês apresenta uma clara mudança entre as estações e sofre a influência de massas de ar frias vindas da Sibéria e do continente no inverno, bem como de massas de ar quentes do Pacífico no verão. Os tufões são comuns entre o fim do verão e o início do outono. Em média, formam-se 30 anualmente, dos quais quatro atingem o Japão. O país pode ser dividido em quatro regiões climáticas: a de Hokkaido, de clima subártico, a da costa do Pacífico, temperado, a da costa do Mar do Japão, mais chuvoso, e o da região sudoeste, subtropical.[9] As diferenças entre as estações do ano mostram-se da seguinte maneira: O Inverno japonês, que vai de Dezembro a Fevereiro, é seco e tem regularmente Sol. Enquanto o Centro e principalmente o Norte do Japão são frios, o Sul tem o tempo mais agradável, e a temperatura vai raramente abaixo dos 0 °C. A Primavera japonesa, que vai de Março a Maio, é quando deixa de nevar, sendo que todas as paisagens ficam floridas. O Verão japonês começa com três a quatro semanas de chuva, sendo este período importante para os agricultores. Depois deste período, o tempo torna-se extremamente quente. O Outono japonês é muito fresco, com uma ligeira brisa e uma temperatura mais fresca depois do Verão. O Japão pode ser subdividido em nove ecoregiões florestais que refletem o clima e a geografia das ilhas. Elas vão de florestas subtropicais nas ilhas Ryukyu e Bonin, a florestas temperadas nas regiões de clima mais ameno das principais ilhas, e florestas de coníferas nas porções frias ao norte.]

Escrita : 

Escrita No Japão, existem 3 sistemas de escrita que são usados simultaneamente: O hiragana, é usado para as palavras naturais da língua japonesa, também são usados como “partículas” em frases, como pronomes ou então como complementos à verbos, indicando tempo e etc. Já o katakana é usado para palavras de origem estrangeira, lugares e nomes estrangeiros. Normalmente em um texto, também utiliza-se esses alfabetos para dar destaque a uma palavra ou frase. O outro é chamado de kanji. E eu considero como a maior dificuldade do aprendizado do japonês. Imagine uma língua com milhares de palavras... Até aí tudo bem, o português é assim, temos milhares de palavras são formadas por algumas dezenas de sílabas... E se ao invés de sílabas fosse usado um símbolo diferente para cada uma dessas milhares de palavras? O kanji não é um alfabeto silábico como hiragana ou katakana, e sim ideográfico, cada kanji representa uma idéia ou conceito. Existe um conjunto básico de kanjis chamado Jouyou Kanji, que são os 1945 mais frequentes e que seriam de conhecimento indispensável. Os kanjis foram inseridos no japão através dos chineses, e por sua própria origem chinesa, os kanjis podem ser lidos de duas formas diferentes: a leitura on-yomi, que é a chinesa e nos dicionários aparece como letras maiúsculas e a leitura kun-yomi, que seria a japonesa q aparece como letras minúsculas.

Katakanahiraganakanji : 

Katakanahiraganakanji

Animes : 

Animes O anime surgiu no Japão derivado ao sucesso dos manga. Claro que já existiam “desenhos” no Japão muito antes, mas estes eram pintados em madeira e com um outro nome: “Ukiyo-e”. O Manga só surgiu no século XX.O anime teve influências da arte “Ukiyo-e”, e do Manga, mas a sua principal influência foram decididamente os desenhos animados da Disney, que estavam a dar os seus primeiros passos, o que influenciou os primeiros estúdios de anime no Japão, isto em finais da década de 40, princípios da década de 50.Aproveitaram o design gráfico, no entanto onde sempre se distinguiu foi nas histórias tipicamente Japonesas, principalmente sobre a cultura ancestral Japonesa como é exemplo o anime de 1958 “Hakuya Den”, ou de 1959 “Anju to Zushiomaru”.Também se começou a criar animes de fantasiosos como é o caso “Shonen Sarutobi Sasuke”, que tinha partes históricas, assim como magicas. Aqui começou a mistura da realidade japonesa com a fantasia, muitas vezes baseadas em lendas Shintoístas ou Budistas.

ANIMES RECENTEMENTE : 

ANIMES RECENTEMENTE

Tecnologia no Japão : 

Tecnologia no Japão Os grandes avanços tecnológicos japoneses começaram à partir da era MEIJI, com o fim dos shogunatos japoneses noséculo XIX e com a abertura dos portos depois do bombardeio naval americano na baia de Tóquio que forçaram o Japão a abrir seus portos. Também começava aí o imperialismo japonês (o Japão antes estava isolado do mundo exterior).Tudo isso culminou na Segunda Guerra e no final de 1945, toda a indústria japonesa estava arrasada. A principio, queriam transformar o Japão em um país agricola mas com o avanço do comunismo, o Ocidente preferiu re-erguer o Japão através do Plano Marshall.Na década de 50, a Industria japonesa já estava novamente operacional graças ao investimento maçiço em educação.Nas décadas de 50, 60 e 70 o Japão copiava os produtos ocidentais (câmeras, relógios, brinquedos, TVs, etc) de baixa qualidade mas com preços igualmente baixos (exatamente a mesma receita que a China e os tigres asiáticos seguem) e na década de 80, investiram pesamente em qualidade mudando totalmente e criando os conceitos de produtividade e qualidade total que existem hoje.Hoje, é o segundo maior PIB do mundo de aprox. 4 Trilhões de dólares (atrás dos States que geram 13 Trilhões) e na frente de Alemanha (quase 3 trilhões) e China (2,6 trilhões anuais). e tem alto desenvolvimento tecnológico em diversos setores como computacional, automobilistico e eletronico.Exemplos disso são: A Toyota, a maior montadora do mundo (recentemente passou a GM) e suas outras montadoras de renome (Nissam e Honda). Na área computacional, os maiores SuperComputadores (Earth Simulator da NEC) disputam com a IBM americana a líderança no setor (Blue Gene da IBM) e nos eletrônicos com diversos fabricantes de renome como JVC, Sony, Toshiba, etc.No campo da robótica, possuem o robô mais avançado do mundo, pertencente a HONDA (ASIMO) e na área de telecomunicações, já estão gerações à frente do restante do mundo (ex: 4G para celulares e banda ultra-larga de mais na ordem de GIGABIT no acesso residencial)...

Motocicleta magnética hibrida possui um alcançe de 180 km/h com uma velocidade maxima de 150 km/h, tudo issu com uma única carregada : 

Motocicleta magnética hibrida possui um alcançe de 180 km/h com uma velocidade maxima de 150 km/h, tudo issu com uma única carregada

9400 Bicicletas Dentro de Um Tubo! Estacionamento de Bicicletas em Tokyo : 

9400 Bicicletas Dentro de Um Tubo! Estacionamento de Bicicletas em Tokyo Que nas cidades modernas o uso de bicicletas se faz necessário, facilitando o trânsito, todos sabem, assim como sabem que é necessária a estrutura urbana, ou seja vias, ciclovias, é igualmente indispensável. Em países asiáticos a bicicleta é utilizada por grande parte da população, veja China e Japão. Elas são tão utilizadas que na cidade de Tokyo o estacionamento das bikes jéa havia se tornado um problema. Mas eles já tem a solução veja o vídeo explicando como funciona um sistema automatizado de estacionamento, onde cabem 9400 unidades e você pode pegar a sua em aproxiamadamente 22 segundos. Este estacionamento esta próximo à estação de metro de Kasai, com 15 metros de profundidade é realmente uma ótima demonstração do que a tecnologia pode fazer pelas cidades.

Culinária : 

Culinária A Culinária Tradicional Japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai, 白米), e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição - peixe, carne, legumes, conservas - é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu. É utilizado um tipo de talher diferente, denomidado hashi. Originário da China, consiste em dois pequenos bastões de madeira ou metal. As refeições tradicionais recebem seu nome de acordo com o número de acompanhamentos que vêm junto do arroz e da sopa que são quase sempre servidos. A refeição japonesa mais simples, por exemplo, consiste de ichijū-issai (一汁一菜; "uma sopa, um acompanhamento" ou "refeição de um prato"). Isto quer dizer que a refeição é composta de sopa, arroz e de algum acompanhamento--normalmente um legume em conserva. O café da manhã japonês tradicional, por exemplo, normalmente é constituído de misso shiru(sopa de pasta de soja), arroz e algum legume em conserva. A refeição mais comum, entretanto, é conhecida por ichijū-sansai (一汁三菜; "uma sopa, três acompanhamentos"), ou por sopa, arroz e três acompanhamentos, cada um empregando uma técnica de culinária diferente.

Comidas : 

Comidas

J - Rock : 

J - Rock Origem O J-Rock teve (e ainda tem) grande impôrtancia social no Japão tanto pela pluralidade de estilos que abriga quanto pelo papel transformador que desempenhou, rompendo com convenções e com a desindividualizaçào que caracterizaram o Japão depois da Segunda Guerra Mundial. Pode-se dizer que a diferença entre o J-Rock (forma abreviada) e o rock ocidental se dá através das misturas encontradas nos repertórios de cada banda, sendo muitas vezes impossível classificar uma banda em um só estilo levando em conta a constante mudança sonora de seus trabalhos. Deve se levar em conta tambem que a linha que separa o rock do pop e muito tênua no cenario musical japonês. Estilo Dentro do cenário J-Rock encontramos uma vertente muito interessante para uns e considerada ridícula para outros, mas ainda pouco conhecida no ocidente, chamada Visual Kei (ビジュアル系 Visual Kei?), um movimento musical que mistura vários estilos musicais, no qual as bandas abusam de roupas e maquiagens elaboradas e perfomances extravagantes, e cuja ideologia inicialmente os levava a tentar mudar a a visão da sociedade. Daí vem o lema da banda X Japan: "Psicodelic violence, crime of visual shock".

Visual kei : 

Visual kei

Osaka Japão : 

Osaka Japão

authorStream Live Help