tipos de reprodução

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: taticinza (43 month(s) ago)

muito bom!

By: verissimo (48 month(s) ago)

Hi! I loved you presentation and I´d like to keep it because it is cientific correct and it loks amasing. So if you wouldn´t mind I´d like to download it. Thank you

Presentation Transcript

Slide 1: 

REPRODUÇÃO NOS SERES VIVOS

O que é a reprodução ? : 

O que é a reprodução ?

É a capacidade que todos os seres vivos possuem de originar descendentes, idênticos a si, perpetuando assim a espécie. : 

É a capacidade que todos os seres vivos possuem de originar descendentes, idênticos a si, perpetuando assim a espécie.

Todos os seres vivos têm o mesmo tipo de reprodução ? : 

Todos os seres vivos têm o mesmo tipo de reprodução ?

Reprodução assexuada : 

Reprodução assexuada Sem intervenção de gâmetas e sem fecundação. Descendência a partir de um único progenitor. Os descendentes são geneticamente idênticos entre si e ao progenitor. Associada à mitose.

Reprodução sexuada : 

Reprodução sexuada Ocorre a fecundação, com fusão de gâmetas, geralmente proveniente de dois progenitores diferentes, e formação de um ovo. Os descendentes são diferentes entre si e dos progenitores Associada à meiose.

Quais são os processos de reprodução assexuada mais comuns ? : 

Quais são os processos de reprodução assexuada mais comuns ?

Bipartição : 

Bipartição seres pluricelulares Uma célula ou um indivíduo divide-se em dois, semelhantes, que vão crescer até atingirem o tamanho do progenitor. O progenitor perde a sua individualidade. amiba paramécia planária seres unicelulares

Divisão múltipla : 

Divisão múltipla O núcleo de um ser divide-se várias vezes, ocorrendo no final a divisão do citoplasma. Ocorre em alguns protozoários, como o Plasmodium, causador da malária

Fragmentação : 

Fragmentação Alguns seres têm a capacidade de a partir dum fragmento, produzir indivíduos completos, por regeneração. estrela do mar

Gemulação : 

Gemulação Na superfície duma célula ou de um indivíduo forma-se uma dilatação (gomo ou gema), que ao desenvolver-se dá origem a um novo indivíduo que se pode separar ou não. seres unicelulares seres pluricelulares Leveduras Hidra de água doce

Esporulação : 

Esporulação Alguns seres vivos produzem células reprodutoras especiais (esporos) que são muito resistentes e que em condições favoráveis germinam dando origem a um novo indivíduo. bolor do pão feto

Multiplicação vegetativa : 

Multiplicação vegetativa É um processo de reprodução exclusivo das plantas. Certas estruturas como, raízes, caules, folhas, fragmentam-se e separam-se da planta mãe dando origem a uma nova planta. Pode ocorrer naturalmente ou ser provocada artificialmente pelo Homem.

Quais são os processos de multiplicação vegetativa natural ? : 

Quais são os processos de multiplicação vegetativa natural ?

Multiplicação vegetativa natural : 

Multiplicação vegetativa natural Folhas Rizomas Tubérculos

Multiplicação vegetativa natural : 

Multiplicação vegetativa natural Estolhos Bolbos

Quais são os processos de multiplicação vegetativa artificial ? : 

Quais são os processos de multiplicação vegetativa artificial ?

Estacaria : 

Estacaria Enterra-se fragmentos de uma planta no solo, os quais criam raízes e gomos originando uma nova planta. A estacaria pode ser feita com caules, com folhas ou com raízes.

Mergulhia : 

Mergulhia Dobra-se um ramo flexível de uma planta até enterrá-lo no solo. A parte enterrada vai criar raízes, originando uma nova planta independente da primeira.

Alporquia : 

Alporquia É um tipo de mergulhia que se utiliza quando não existem ramos flexíveis. Corta-se um pedaço da casca de um ramo, envolve-se com um plástico contendo terra e espera-se até aparecerem raízes.

Enxertia : 

Enxertia Consiste na união dos tecidos de duas plantas, geralmente da mesma espécie ou de espécies semelhantes, formando-se uma planta com duas partes: enxerto ou garfo - é a parte de cima que vai produzir os frutos da variedade desejada; porta enxerto ou cavalo - é o sistema radicular que tem como funções o suporte da planta, o fornecimento de água e nutrientes e a adaptação às condições do solo, ao clima e às doenças.

Tipos de enxertia : 

Tipos de enxertia Encosto Garfo Borbulha

Partenogénese : 

Partenogénese É o desenvolvimento de um indivíduo a partir de um gâmeta feminino (óvulo) sem que tenha havido fecundação.

Partenogénese : 

Partenogénese Gâmetas femininos (Rainha) + gâmetas masculinos (zangão) obreiras ou rainha Ocorre nas abelhas. Obreiras estéreis Rainha fértil ? fértil A rainha por partenogénese dá zangões. Zangão

Slide 25: 

O Que é a clonagem ?

Slide 26: 

Processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo (clones). Clone Grupo de células geneticamente idênticas, e descendentes de uma só célula inicial. Também se aplica a uma linhagem de indivíduos geneticamente idênticos.

Slide 27: 

A clonagem pode ser: natural Ocorre em todos os seres que se reproduzem assexuadamente e também em mamíferos no caso dos gémeos univitelinos induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em plantas e animais, ligada à pesquisa científica.

Slide 28: 

Clonagem em plantas: Multiplicação vegetativa artificial (estaca, mergulhia, enxertia etc.) Cultura de tecidos in vitro Prática actualmente muito utilizada. A partir de um fragmento seleccionado produzem-se plantas geneticamente idênticas. O rendimento é muito elevado. O produto final é robusto e livre de doenças.

Slide 29: 

Clonagem em animais Podem-se usar: Células embrionárias (fissão de embriões) – produção artificial de gémeos Células somáticas (transferência nuclear) - ovelha Dolly

Quais as vantagens e desvantagens da reprodução assexuada ? : 

Quais as vantagens e desvantagens da reprodução assexuada ?

Vantagens : 

Vantagens Possibilita que organismos isolados originem descendência sem necessidade de parceiro. Origina uma descendência numerosa, num curto espaço de tempo, o que permite a colonização rápida de um habitat.

Desvantagens : 

Desvantagens A grande desvantagem é o facto de todos os descendentes do mesmo progenitor serem geneticamente iguais. Se as condições do meio se tornarem desfavoráveis, estes podem desaparecer completamente.