Doenças do sistema nervoso

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Causas:

Doenças do Sistema Nervoso Filipe Marques Gonçalo Ribeiro João Alves

Causas:

Acidente Vascular Cerebral (AVC) É um distúrbio grave do sistema nervoso. Pode ser causado tanto pela obstrução de uma artéria, que leva à isquemia de uma área do cérebro, como por uma rutura arterial seguida de derrame. Os neurónios alimentados pela artéria atingida ficam sem oxigenação e morrem, estabelecendo-se uma lesão neurológica irreversível.

Causas:

Fatores que favorecem o AVC e consequências. Algum dos fatores que favorecem o AVC são a hipertensão arterial, a elevada taxa de colesterol no sangue, a obesidade, o diabetes melito, o uso de pílulas anticoncepcionais e o hábito de fumar . O paciente pode ficar com várias sequelas ligeiras ou graves, como ter dificuldade em andar tendo de usar cadeira de rodas ou ter dificuldade em falar, por exemplo, sendo que estas consequências podem ser temporárias ou permanecer para toda a vida.

Causas:

Esclerose lateral amiotrófica A esclerose lateral amiotrófica (ELA), é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores , que são as células do sistema nervoso central responsáveis por controlar os movimentos voluntários dos músculos.

Causas:

Causas Até o momento, não se conhece a causa específica desta doença nem é possível prevenir o seu desenvolvimento.

Causas:

Consequências Esta doença tem como consequência a paralisação dos músculos do corpo mas sem afetar as funç ões cerebrais e afeta como por exemplo o físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking .

Causas:

Esclerose múltipla O sistema nervoso faz a comunicação das diferentes partes do corpo entre si e com ele mesmo. Normalmente os nervos estão protegidos por uma capa chamada por mielina. Na esclerose múltipla (EM) , ocorre uma inflamação dessa capa, que acaba se dissolvendo. Com o tempo, a mielina é substituída por tecidos cicatricial em locais isolados do cérebro e da medula. Os impulsos nervosos, que normalmente são transmitidos a uma velocidade de 360 quilômetros por hora, param ou se tornam muitos lentos. As pessoas com maior probabilidade de desenvolver a EM são: * Adultos entre 20 e 40 anos * Pessoas com história familiar da doença * Mulheres (a relação é de 3 mulheres para cada 2 homens) * Moradores do norte dos EUA, Canada e norte da Europa

Causas:

Causas A esclerose múltipla é provavelmente consequência de uma determinada combinação de factores genéticos, ambientais e infecciosos , e possivelmente outros factores , como problemas vasculares. Os estudos epidemiológicos da EM têm fornecido indícios para possíveis causas da doença. As várias teorias tentam relacionar os dados até agora conhecidos com explicações plausíveis, embora nenhuma seja ainda definitiva.

authorStream Live Help