Estado-nação e território

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

1º ano

Comments

Presentation Transcript

ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO:

ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira

Estados territoriais e Estados nacionais:

Estados territoriais e Estados nacionais A  fronteira  é o  limite  entre duas partes distintas, por exemplo, dois  países , dois  estados , dois  municípios . As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos. Elas determinam também a área territorial precisa de um Estado, a sua base física . Ideia dos romanos (limes)

Estado Territorial Absolutismo Monárquico:

Estado Territorial Absolutismo Monárquico A principal característica do Absolutismo é a máxima concentração de poderes nas mãos dos reis. Os Estados em consolidação deveriam ser guiados por homens com amplos poderes, capazes de manter o controle sob uma sociedade em transformação e promover o progresso.

Os Estados Nacionais:

Os Estados Nacionais Os Estados Nacionais surgiram da unificação dos feudos em uma determinada região. Suas características são: 1 – Poder centralizado nas mãos do rei (executivo, legislativo, judiciário). 2 – Submissão da nobreza feudal que se torna nobreza cortesã. 3 – Aliança entre o rei e a Burguesia 4 – Unificação de pesos e medidas 5 – Moeda nacional 6 – Exército Nacional

PowerPoint Presentation:

O primeiro Estado Nacional foi Portugal, que fez sua unificação no século XII. Os reis portugueses conseguiram expulsar os mulçumanos e com o apoio da burguesia consolidaram seu poder.

Formação dos Estados Nacionais:

Formação dos Estados Nacionais Com o fracasso das tentativas de unificação europeia empreendidas pela Igreja durante a Idade Média e a instabilidade vivida, os Estados europeus tenderam a se centralizar em torno do rei. Este, aos poucos, assume características de um monarca absolutista, originando os Estados modernos da Europa ocidental.

O Estado Moderno:

O Estado Moderno Rei – figura de concentração do poder Estado Unificação fiscal Unificação legal / tribunais jurídicos / códigos escritos. Unificação militar Unificação monetária Definição de fronteiras Uficação cultural (nação) Manutenção dos privilégios nobiliários

Do Estado territorial para o Estado nacional moderno:

Do Estado territorial para o Estado nacional moderno Revolução Francesa (1789); Assembleia Constituinte; Declaração dos direitos do homem Transferência dos poderes para os cidadãos; Doutrina dos três poderes ( Motesquieu ); Surge assim o Estado nacional contemporâneo.

Colonizações, independências e Estado nacional:

Colonizações, independências e Estado nacional Colonizações europeias no Novo Mundo. A definição de fronteira política na américa é herança das colonizações; As descolonizações definiram os Estados nacionais da atualidade;

Estados Unidos: o território como “destino”:

Estados Unidos: o território como “destino” Já nascem como Estado nacional; Revolução Americana – luta contra o domínio inglês; Declaração da Independência (1776); Constituição Americana (1787); Das treze colônias ao território atual (observe como se deu cada conquista territorial)

Guerra da Secessão:

Guerra da Secessão Guerras entre o Norte (colônia de povoamento) e o Sul (de exploração); Norte defendia a mão de obra livre e o Sul a mão de obra escrava; As tropas do norte venceram os confederados (coligação dos estados separatistas do sul).

Além do Estado: as fronteiras estratégicas:

Além do Estado: as fronteiras estratégicas Sistema multipolar no século XVII; Após a segunda guerra, emergiu um sistema bipolar; Capitalismo x Socialismo – até 1991 / a guerra fria. Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)

A nova ordem mundial:

A nova ordem mundial Sistema tripolar (Os países europeus, Japão, além dos BRIC’s ).

A organização do Estado nacional:

A organização do Estado nacional Geografia política: relações entre o Estado e o espaço geográfico; Capital: a sede do poder político, abriga os órgãos centrais do Estado; Estado Unitário: as unidades regionais não possuem legislação própria e seus dirigentes limitam-se a exercer funções administrativas;

PowerPoint Presentation:

Organização federativa: as unidades regionais possuem elevada autonomia política. Mas a legislação das unidades são subordinadas a Constituição Federal. (Estados Unidos, Brasil, India e Argentina); Organização confederativa: reunião de entidades políticas soberanas. O Estado funciona sob contrato, que pode ser desfeito, com a separação das partes constitutivas. (raros exemplos, a Bósnia-Herzegóvina )

PowerPoint Presentation:

Chefes de Estado Presidencialismo Repúblicas parlamentaristas Monarquias democráticas Monarquias autoritárias

PowerPoint Presentation:

FIM

authorStream Live Help