Crise_1929

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

1929

Slide 3: 

Uma vez ultrapassadas as dificuldades da Primeira Guerra Mundial e vencida a crise económica do princípio da década, alastrou no mundo desenvolvido uma onda de optimismo e confiança no futuro. Principalmente a sociedade americana, onde o desenvolvimento económico tinha conduzido à elevação do nível de vida de largas camadas da população, parecia ter entrado numa nova era de felicidade. O clima geral era de euforia: . Cresciam os lucros das empresas. . Ao lado das grandes fortunas, também as classes médias investiam as suas poupanças na bolsa. . Os bancos ofereciam crédito aos consumidores é aos investidores. No final da década de 20, os Americanos acreditavam na força da sua economia e uma era de crescimento e prosperidade ilimitadas parecia estender-se pelo horizonte. Dois anos, iriam perceber que nada é garantido.

Slide 4: 

Um dos principais factores que contribuíram para a Grande Depressão económica de 1929 foi a crise de superprodução, que provocou um desequilíbrio entre a oferta e a procura e uma crescente especulação bolsista. A crise foi desencadeada em Outubro de 1929, pelo crash da Bolsa de Valores de Nova Iorque. A crise financeira levou a uma crise económica: falência de bancos, falência de empresas, aumento do desemprego, redução do poder compra, diminuição do consumo, aumento dos stocks de mercadorias e baixa de preços.

Slide 8: 

O Ciclo Vicioso da Crise

Slide 10: 

Mundialização da Crise

Slide 11: 

Durante gerações, os governos basearam-se na teoria do equilíbrio natural das forças económicas. Segundo essa teoria, se se deixarem as forças económicas funcionar livremente entre si, como aconteceu até agora, elas acabarão por chegar a um equilíbrio. A verdade, porém, é que, enquanto isso não sucede, teremos metade do País mendigando nas ruas e reduzido à fome mais terrível. [...] A intervenção do Estado, tornando-se o motor da economia, pode ser a forma de impedir as perdas em vidas humanas, em saúde e em bem­-estar.New York Times, 29 de Outubro de 1933.

Slide 12: 

Em Outubro de 1929, após uma década de grande crescimento económico, rebentou na Bolsa de Nova Iorque uma grave crise financeira. Até 1933, todos os sectores de produção foram atingidos, o que originou enormes vagas de desemprego.Em resultado da preponderância americana na economia capitalista, a Grande Depressão alastrou praticamente a todo o mundo. A produção e os preços caíram, o marasmo agrícola acentuou-se, o comércio internacional quebrou. Por toda a parte, generalizaram-se o desemprego e a miséria. Então, numa tentativa de ultrapassar a Grande Depressão, os governos intervieram na economia. De todos os programas postos em prática, destacou-se o do presidente americano Roosevelt, o "New Deal".

Slide 13: 

Soluções Democráticas Para a Crise

Slide 14: 

Sintese Esquemática do New Deal

Slide 15: 

O New Deal concretizou-se sobretudo nas seguintes medidas: Lançamento de grandes obras públicas - barragens, estradas, pontes, hospitais, escolas - criando assim novos postos de trabalho e garantindo encomendas às empresas fornecedoras. Atribuição de subsídios aos agricultores que diminuíssem a produção, de forma a fazer com que subissem os preços dos produtos da terra. Estabelecimento de um rigoroso controlo sobre a actividade dos bancos, para impedir a especulação. Promulgação da Lei de Recuperação da Indústria Nacional, atenuando a concorrência entre as empresas do mesmo sector, aumentando os salários ao mesmo tempo que diminuía a jornada de trabalho, o que teve como efeito o aumento do consumo e do número de postos de trabalho.

Slide 16: 

A presidência de Roosevelt caracterizou-se ainda por - avanços importantes no domínio dos direitos sociais, como a fixação do horário máximo de trabalho em 44 horas, o restabelecimento do direito à greve, o reconhecimento do direito dos sindicatos a negociar os contratos de trabalho, a criação do salário mínimo - fundação de um sistema de segurança social alargado que garantia a protecção na velhice e em caso de desemprego ou invalidez criando-se assim o Welfare State ou Estado de Bem Estar e que na Europa ficou conhecido por Estado-Providência.

authorStream Live Help