Feira do Conhecimento

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Feira do Conhecimento:

Feira do Conhecimento Doe sangue doe vida

SANGUE:

SANGUE O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular . O sangue é produzido na medula óssea vermelha e tem como função a manutenção da vida por ser o meio de muitos nutrientes, toxinas (metabólitos), oxigênio e gás crbônicos. O corpo humano de um adulto contém aproximadamente 5 litros de sangue, cerca de 7 a 8% do peso corpóreo. O sangue é composto por 2,75 a 3 litros de plasma e a porção restante é composta por células.

Sangue:

Sangue O sangue humano é composto de 34% de células (hemácias, plaquetas e leucócitos) e 66% de plasma. O sangue é constituído por diversos tipos de células. Estas células estão imersas em uma parte líquida chamada Plasma . As células são classificadas em leucócitos (ou glóbulos brancos), que são células de defesa; eritórcitos (glóbulos vermelhos ou hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea).

Hemácia :

Hemácia Função: transportar oxigênio e parte de gás carbonico pela hemoglobina. São produzidas na medula óssea e são estocadas no baco , que por sua vez tem duas funções: liberar hemácias sadias (por ex., ao se fazer esforço físico) e destruir hemácias velhas, reciclando a hemoglobina. Em mamíferos são anucleadas (sem núcleo), o que reduz sua meia-vida para 120 dias

Hemácia:

Hemácia Os glóbulos vermelhos são tão pequenos que em uma pequena gota de sangue são encontrados mais de cinco milhões deles. Os glóbulos vermelhos têm essa coloração graças à hemoglobina, que chega às veias sem oxigênio, após ter realizado sua distribuição, através das artérias, por todo o corpo. Como é o oxigênio que dá à hemoglobina a coloração vermelha, os glóbulos vermelhos das veias possuem de fato a coloração azul-arroxeada.

Doação de sangue:

Doação de sangue A doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde

Triagem :

Triagem Depois da coleta do sangue, este será levado para a realização de exames, como testes sorológicos para hepatite B e C, doença de Chagas, sífilis, HIV entre outros.

Reações a doação de sangue:

Reações a doação de sangue Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso, seguro e relativamente indolor. Para o doador em geral não há riscos, porém algumas complicações podem eventualmente aparecer: Queda de pressão arterial e tontura Hematoma no local da picada Náusea e vômito Dor local e dificuldade para movimentação do braço Desmaios

Tipos sanguíneos :

Tipos sanguíneos Há diferentes tipos sanguíneos (A, B, AB, O). Existe o tipo de sangue para o fator Rh que pode ser positivo ou negativo. por isso, é muito importante que uma pessoa receba o mesmo tipo sanguíneo que o seu, pois a mistura é extremamente perigosa.

Tipos sanguíneos :

Tipos sanguíneos

Transfusão de sangue:

Transfusão de sangue Em 1901, o imunologista austríaco Karl Landsteiner descreveu os principais tipos de células vermelhas vermelhas: A, B, O e mais tarde a AB. Como conseqüência dessa descoberta, tornou-se possível estabelecer quais eram os tipos de células vermelhas compatíveis e que não causariam reações desastrosas, culminado com a morte do receptor. A primeira transfusão precedida da realização de provas de compatibilidade, foi realizada em 1907, porém este procedimento só passou a ser utilizado em larga escala a partir Primeira Guerra Mundial(1914-1918). Após a Segunda Guerra Mundial , com os progressos científicos e o crescimento da demanda por transfusões de sangue, surgiram no Brasil os primeiros Bancos de Sangue.

Transfusão de sangue:

Transfusão de sangue A transfusão sanguínea é realizada para repor a perda do fluido copóreo devido a alguma doenças do sangue, hemorragias ou trauma grave que venha a trazer perda substancial que não possa ser reposta pela própria pessoa.

Transfusão de sangue:

Transfusão de sangue

Compatibilidade Sanguínea :

Compatibilidade Sanguínea O sangue que será doado é separado nos seus componentes principais e estes são fracionados em seus diversos elementos. Pessoas com sangue Rh positivo podem receber hemácias do tipo Rh negativo. O contrário não é verdadeiro. Pessoas do grupo O só podem receber hemácias do grupo O. Pessoas do grupo AB podem receber hemácias do grupo O, A e B. Pessoas do grupo B podem receber hemácias do grupo O e B, mas não do A e nem do AB. Pessoas do grupo A podem receber hemácias do grupo O e A, mas não do B e nem do AB. A pessoa portadora do tipo de sangue O negativo é tida como sendo doador universal, seu sangue serve para qualquer paciente(estando na forma de concentrado de hemácia ) mas no caso de transfusão, o ideal é o paciente receber sangue do mesmo tipo que o seu. A pessoa portadora do sangue AB positivo é tida como receptor universal, podendo receber transfusão de qualquer tipo de sangue, mas só pode fazer doação para quem tem sangue do mesmo tipo (e esse é considerado um dos sangues mais raros que existe).

O que acontece com quem recebe uma transfusão de sangue errado?:

O que acontece com quem recebe uma transfusão de sangue errado? Corpo reage à transfusão errada com febre, pressão baixa, taquicardia e até com xixi mais escuro 1. Quando uma pessoa recebe um sangue incompatível com o seu, suas células de defesa, os glóbulos brancos, vêem o sangue doado como "invasor" e destroem as hemácias alheias. Às vezes, parte de suas hemácias também é destruída. Esse processo é chamado hemólise 2. Um dos primeiros sintomas de que algo deu errado é a febre. O aumento da temperatura é uma reação de defesa do corpo e fruto da destruição das hemácias. É um processo parecido a quando temos febre por conta de uma infecção, só que, neste caso, o corpo vê as hemácias alheias como invasoras 3. Como conseqüência do processo, o organismo produz substâncias vasodilatadoras. O efeito é a queda da pressão arterial, que reduz o aporte de sangue e compromete a oxigenação. Para compensar a pressão baixa, o coração bate mais depressa. Surgem dores no peito e nas costas 4. A queda de pressão também afeta os rins, que não funcionam direito. A pessoa perde hemoglobina (proteína responsável pelo transporte do oxigênio) pelo xixi, que fica escuro. A situação pode se agravar para um quadro de insuficiência renal aguda e até morte do paciente

Como se deve tratar uma pessoa que recebeu uma transfusão sanguínea errada :

Como se deve tratar uma pessoa que recebeu uma transfusão sanguínea errada Quando isso rola, os médicos devem interromper imediatamente a transfusão e medicar o paciente com soro fisiológico. A hidratação tem duas funções: acelerar o processo de diurese (ajuda os rins a eliminar as hemácias "invasoras") e ajudar a elevar a pressão arterial, uma das principais complicações da reação, que ocorre numa taxa de uma a cada 40 mil transfusões. A transfusão de sangue errado também pode provocar efeitos menos graves, como coceiras no corpo, reações alérgicas e febre. Além do soro, dependendo da gravidade da hemólise, o paciente pode necessitar de analgésico (para combater a dor), antialérgico ou drogas para aumentar a pressão arterial. Menos de 24 horas depois, o corpo elimina todo o sangue errado que foi recebido pela pessoa.

Tipos de sangue :

Tipos de sangue http://pt.wikipedia.org/wiki/Sangue 05/09 7:20 http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sangue/ 05/09 7:30 http://saude.hsw.uol.com.br/sangue.htm 05/09 7:43 http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-acontece-com-quem-recebe-uma-transfusao-de-sangue-errado 05/09 8:15 http://www.brasilescola.com/biologia/transfusao-sanguinea.htm 05/09 8:30

Objetivo do projeto :

Objetivo do projeto Entender o processo de doação de sangue; Conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue; Quebrar paradigmas sobre a doação; Salvar vidas; Conseguir mais doadores;

De que forma resolve o problema do mundo?:

De que forma resolve o problema do mundo? Este projeto leva mais informações para as pessoas se conscientizarem sobre a importância da doação de sangue e assim mobilizá-las de que essa ação pode salvar vidas.

authorStream Live Help