Os territórios em África - Ásia - América

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

Os territórios e m África

PowerPoint Presentation:

POVOS AFRICANOS POVO  Raça negra ATIVIDADES PRATICADAS  Caça  Criação de animais (cabras e vacas)  Pesca  Recolha de frutos  Cultivo do inhame (batata doce)  Aproveitamento de minerais como:  Ouro  Cobre Trocados por outros produtos Os povos africanos estavam organizados em reinos , que se guerreavam entre si. Os vencidos eram, normalmente, feitos escravos . ORGANIZAÇÃO POLÍTICA A venda de panos de ráfia

PowerPoint Presentation:

Andavam quase todos nus da cintura para cima… NA MAIORIA DOS REINOS AFRICANOS… …praticava-se a poligamia , o que quer dizer que um homem tinha várias mulheres. …e viviam em palhotas . Apesar de terem muitas características comuns, existiam em África povos de diferentes etnias. Cada etnia tinha  os seus costumes ,  dialetos (língua) e até  aspeto físico próprio .

PowerPoint Presentation:

Contactos entre Portugueses e Africanos O comércio entre os Portugueses e os povos africanos iniciou-se com a chegada dos primeiros mercadores a África. Que trocas comerciais faziam? Os Portugueses ofereciam: sal trigo contas de vidro objetos de cobre e latão e tecidos coloridos de fraco valor

PowerPoint Presentation:

Em troca, recebiam … ouro escravos malagueta marfim …os Portugueses estabeleceram feitorias . Nos locais onde existiam:  bons portos naturais  e o comércio era mais intenso A feitoria da Mina segundo ilustração num mapa do século XVI Mapa com os principais produtos africanos

PowerPoint Presentation:

O que eram feitorias? Eram locais de comércio fixo onde se construíam armazéns para se guardarem as mercadorias e fazer as trocas comerciais . As principais feitorias portuguesas em África eram:

PowerPoint Presentation:

Os contactos que os Portugueses estabeleceram nos séculos XV e XVI com os povos africanos não foram só comerciais . Também foram formadas expedições por grupos de navegadores , mercadores , aventureiros e frades missionários .

PowerPoint Presentation:

Por sua vez, os Africanos, ao avistarem os primeiros navios portugueses, pensaram tratar-se de "peixes ou aves gigantescas”. Os navegadores portugueses acharam os Africanos "gentes de costumes estranhos”.

PowerPoint Presentation:

Por que razão se preparavam essas expedições a África? Essas expedições tinham como objetivo: dominar alguns reis desenvolver relações de paz e amizade Cristianizar os povos africanos …e criaram-se povoados comerciais onde viviam africanos e colonos portugueses. Em finais do século XVI… …existiam já em África algumas escolas fundadas pelos missionários . A pouco e pouco foram-se construindo: igrejas fortalezas pontos estratégicos

PowerPoint Presentation:

Os arquipélagos de Cabo Verde e de S. Tomé e Príncipe, que se encontravam desertos, foram divididos em capitanias e povoados com portugueses e escravos negros da Guiné e do Congo.

PowerPoint Presentation:

Os territórios na Ásia

PowerPoint Presentation:

O domínio do oceano Índico D. Manuel… …para garantir o domínio português no Índico… …nomeou um governador-geral ou vice-rei da Índia. O que era um governador-geral ou vice-rei da Índia? Homem com amplos poderes para que, em nome do rei, governasse as terras do Oriente e garantisse, junto dos reis locais, boas relações de comércio e amizade . De entre os vice-reis da Índia salientou-se: Afonso de Albuquerque Guerreiro audacioso e hábil político, conquistou cidades importantes situadas em pontos estratégicos: GOA (1510) Malaca (1511) Ormuz (1515)

PowerPoint Presentation:

A partir de Malaca, a expansão portuguesa continuou até ao Extremo Oriente . ANO ACONTECIMENTO 1512 Os Portugueses chegaram às Molucas . 1513 Os Portugueses chegaram ao litoral da China . 1515 Os Portugueses chegaram a Timor . 1517 Os Portugueses chegaram a Cantão . 1543 Os Portugueses chegaram ao Japão . 1557 Os Portugueses chegaram a Macau .

PowerPoint Presentation:

Os povos asiáticos Por todos estes locais da Ásia, os Portugueses encontraram povos de  cor de pele ,  costumes ,  religião e  formas de vida diferentes . Mas, de acordo com os relatos da época foram… Para os Portugueses do século XVI… …estes povos eram mais desenvolvidos e organizados do que os povos africanos. …os que causaram maior admiração . os Chineses e os Japoneses

PowerPoint Presentation:

Os Chineses vistos por um português «(...) Por toda a China o principal alimento da terra é o arroz, há muita abundância dele. (...) E fazem papel de cascas de árvores e de canas e de panos de seda e no de seda escrevem (...). A qualquer pessoa que chegue a casa de homem limpo têm por costume oferecerem-lhe uma bandeja galante, uma porcelana com uma água morna a que chamam chá (...).» Frei Gaspar da Cruz, "Tratado das Coisas da China"

PowerPoint Presentation:

…sendo frequentes os casamentos com mulheres indianas. Contactos entre Portugueses e Asiáticos Depois da ação de Afonso de Albuquerque… …milhares de colonos portugueses … …estabeleceram-se por todo o Oriente …

PowerPoint Presentation:

…era a sede do Governo português e, portanto, a capital portuguesa na Índia . GOA (1510) A maioria dos colonos portugueses, no Oriente, dedicava-se ao comércio com as várias regiões da Ásia . Aí vivia grande número de portugueses.

PowerPoint Presentation:

…foram as principais feitorias portuguesas.  Goa  Malaca  e mais tarde, Macau Mas era de Goa que partiam, rumo a Portugal, as chamadas naus da carreira da Índia .

PowerPoint Presentation:

Especiarias e porcelana chinesa Algumas das especiarias:

PowerPoint Presentation:

…a ação dos missionários, como S. Francisco Xavier e outros elementos da Companhia de Jesus . Para a fixação dos Portugueses no Japão foi importante… As missões portuguesas estenderam-se também para:  o interior da China  da Índia  e da Pérsia. Além de construírem igrejas… …fundaram escolas e seminários. Divulgaram muitos conhecimentos e costumes, quer da Europa para a Ásia quer da Ásia para a Europa .  Os colonos  os mercadores  e os missionários portugueses

PowerPoint Presentation:

Os territórios na América

PowerPoint Presentation:

Os índios brasileiros ATIVIDADES PRATICADAS Dedicavam-se:  à caça,  à pesca  e ao cultivo da mandioca . Os índios brasileiros…  Eram pacíficos  acolhedores  e receberam os portugueses com simpatia. Permitiram-lhes até que utilizassem as suas casas.

PowerPoint Presentation:

O primeiro encontro entre portugueses e índios do Brasil «Afonso Lopes, nosso piloto, foi, por mando do capitão, a sondar o porto. E agarrou dois homens mancebos. Um deles trazia arco e seis setas (…). (...) A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andavam nus, sem cobertura alguma... traziam o beiço de baixo furado e uma espécie de cabeleira de penas de ave amarela, que lhes cobria o toutiço e as orelhas (...). O capitão, quando eles vieram, estava sentado numa cadeira... E nós outros que aqui na nau com ele vamos, sentados no chão. E eles entraram, mas nem sinal de cortesia fizeram... Um deles fitou o colar do capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra. e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata! Mostraram-lhes um papagaio pardo que o capitão trazia consigo; tomaram-no logo na nau e acenaram para a terra, como se os houvesse ali (...). Mostraram-lhes uma galinha; quase tiveram medo dela. F. andavam lá os outros, quartejados de cores, a saber metade deles da sua própria cor, e metade de tintura preta, um tanto azulada (...). Eles não lavram, nem criam. Não há aqui boi, nem vaca , nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outro animal acostumado ao viver dos homens. Nem comem senão inhame , que aqui há muito, e frutos. Pêro Vaz de Caminha, “Carta a El-rei D. Manuel”

PowerPoint Presentation:

O início da colonização A ocupação portuguesa na América iniciou-se mais tarde do que nos outros continentes. Durante muitos anos… …os Portugueses só se deslocavam ao Brasil para trazer: o pau-brasil e aves exóticas.

PowerPoint Presentation:

Em 1530 , iniciou-se a colonização do Brasil. …no reinado de D. João III. O rei dividiu o Brasil em capitanias… …e entregou cada uma delas a um "capitão-donatário”, para que:  a defendesse,  povoasse  e aproveitasse os seus recursos naturais.

PowerPoint Presentation:

Estas plantas eram até aí desconhecidas no Brasil. Os colonos portugueses aumentaram: a exploração do pau-brasil …e começaram a cultivar… Cana do açúcar e a bananeira

PowerPoint Presentation:

A princípio, a mão-de-obra utilizada nas plantações e nos engenhos era constituída por… …índios (ameríndios) escravizados… …cedo se verificou que a mão-de-obra negra africana era mais forte e eficaz para esses trabalhos. Mas…

PowerPoint Presentation:

…do pau-brasil para o Litoral . Os primeiros escravos a chegar ao Brasil (em 1539)… …eram provenientes da Guiné . Alguns trabalhavam no cultivo e fabrico do açúcar… mas a maioria fazia:  o corte  a limpeza  e o transporte

PowerPoint Presentation:

O engenho 1 – Casa grande, local de morada do senhor do engenho e da sua família. 2 – Sanzala, habitações dos escravos. 3 – Casa do engenho, instalações onde se fabricava o açúcar.

authorStream Live Help