A vida quotidiana na corte

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

A VIDA QUOTIDIANA A vida quotidiana na corte Castelo de S. Jorge - Lisboa

PowerPoint Presentation:

Os poderes do rei Lisboa, na segunda metade do século XIII … …já era a cidade mais importante do Reino. Apesar disso… …os reis não viviam sempre aí. Passavam parte do ano em cidades e vilas onde o monarca tinha um castelo ou palácio . Sempre que o rei se deslocava, acompanhava-o a sua corte :  família real  cavaleiros  conselheiros  e servidores.

PowerPoint Presentation:

Com as deslocações da corte…  os reis procuravam visitar as suas vilas e reguengos  ouvir os "agravos" (queixas) das populações  e resolver pessoalmente alguns problemas locais . Quais eram os poderes do rei Ao rei competia:  Decidir da paz e da guerra  Fazer as leis gerais  Aplicar a justi ç a suprema  s ó o rei podia decidir da aplica çã o da pena de morte  e decidir o corte de membros  Cunhar moeda Moedas em ouro do tempo de D. Afonso II

PowerPoint Presentation:

Ao rei tinham que obedecer todos os portugueses e todos os estrangeiros residentes em Portugal. Em situa çõ es especiais… …quando o rei tinha de resolver quest õ es importantes para a vida do Reino… …chamava representantes da nobreza e do clero, para com eles se aconselhar. Essas assembleias chamavam-se: "Cortes" …talvez porque se reuniam durante v á rios dias na corte. Reunião de "corte"

PowerPoint Presentation:

A corte de D. Dinis http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/ouvir/era-uma-vez-um-rei.html D. Dinis (1279-1325) Castelo de Leiria

PowerPoint Presentation:

É no reinado de D. Dinis (que foi também poeta e trovador) que o português se torna a língua oficial do Reino. …e passaram a ser escritos em português. A partir desta altura… …os documentos oficiais deixaram de ser escritos em latim… Ay flores, ay flores do verde pyno * , Se sabedes novas do meu amigo! Ay Deus, e hu é*? Ay flores, ay flores do verde ramo, Se sabedes novas do meu amado! Ay Deus, e hu é? Se sabedes novas do meu amigo Aquele que mentiu do que pôs comigo! Ay Deus, e hu é? Poema (cantiga) escrito por D. Dinis em português antigo * pyno – pinheiro *e hu é? – onde está? *do que pôs – do que combinou

PowerPoint Presentation:

Foi também D. Dinis… …quem criou (em 1290), no bairro de Alfama, em Lisboa, um Estudo Geral ou Universidade. Esta primeira universidade portuguesa veio, mais tarde, a fixar-se em Coimbra e teve grande proteção real.

PowerPoint Presentation:

A figura da rainha impunha-se pela sua majestade (...). Na cabeça, a coroa trabalhada em oiro fino e cravejada de esmeraldas.(...). Jograis*, dispostos sobre um estrado, dedilhavam ou tangiam os citolões*, os saltérios, as violas de arco, os alaúdes (...). E jograis havia que traziam consigo cantatrizes* e bailatrizes * (...). Dançavam de braços erguidos, acompanhando a música com passos de bailado. Um sarau na corte de D. Dinis D. Dinis e D. Isabel, sobre o estrado coberto de colorida almofala*, presidiam ao sarau sentados em solenes cadeiras de espaldar (...). Talhado pelo alfaiate real Domingos de Leiria, resplandecia o manto de el-rei, de escarlata* vermelha de Inglaterra, debruado a oiro e prata (...), a gola emplumada de penas de aves (...). Porém a parte mais nobre do sarau era aquela em que se cantavam e diziam as canções dos trovadores*. Américo Cortez Pinto, " Diónisos , Poeta e Rei"

PowerPoint Presentation:

…onde se cantava, dançava e liam poemas. No paço real faziam-se…  grandes banquetes  e saraus (festas de noite) Os saraus da corte eram não só uma forma de divertimento mas também uma forma de obter conhecimentos. Aprendiam-se poemas e conheciam-se lendas , histórias e livros novos .

PowerPoint Presentation:

A vida palaciana (vida num palácio) fez crescer:  o gosto pela escrita  e pela leitura. O número de trovadores e de jograis aumentou. O próprio rei D. Dinis contava-se entre os trovadores da época.

PowerPoint Presentation:

Reis que governaram no século XIII