A vida quotidiana nas terras senhoriais - 2

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

A VIDA QUOTIDIANA A vida quotidiana nas terras senhoriais

PowerPoint Presentation:

O senhorio nobre No século XIII… …as terras a norte do rio Vouga …que incluíam a zona mais povoada do País… …pertenciam quase na totalidade a senhores nobres. Quem eram esses senhores nobres?  Eram descendentes dos nobres portucalenses e familiares dos reis…  ou cavaleiros que se distinguiram na guerra e a quem os reis concederam o título de nobre . Os senhores nobres tinham grandes propriedades dadas pelos reis e que se chamavam terras senhoriais ou senhorios . Zonas onde predominavam os senhorios nobres no século XIII

PowerPoint Presentation:

 as casas dos camponeses que trabalhavam as terras. Nos senhorios nobres… …durante a primeira metade do século XIII… …a habitação do senhor era ainda uma casa acastelada… casa acastelada …situada na parte mais alta do senhorio. À sua volta estendiam-se… campos cultivados  campos cultivados  a floresta a floresta  o moinho o moinho casas dos camponeses A igreja  a igreja

PowerPoint Presentation:

A casa senhorial Na casa senhorial, o salão era o aposento mais importante. No salão…  o senhor nobre dava as suas ordens;  recebia os hóspedes da família  e serviam-se as refeições.

PowerPoint Presentation:

O mobiliário  reduzia-se a uma mesa que podia ser levada de um lado para o outro  arcas onde se guardava a roupa e objectos domésticos  poucas cadeiras  e alguns bancos chamados "escanos".

PowerPoint Presentation:

 …nos dias frios acendia-se a lareira , o que tornava o ambiente menos soturno. De noite…  A iluminação fazia-se com lamparinas de azeite ou tochas e velas de cera e sebo .

PowerPoint Presentation:

Uma ceia numa casa senhorial - Livro de Horas de D. Fernando Uma ceia numa casa senhorial – desenho de H. Vanez

PowerPoint Presentation:

Alimentação e vestuário dos nobres Normalmente, faziam-se duas refeições.  O jantar , ao meio-dia…  e a ceia , entre as seis e as sete horas da tarde. As refeições eram constituídas por grande quantidade de: carne ou peixe pão de trigo vinho em abundância queijo fruta Não existiam garfos e raramente se utilizavam colheres.

PowerPoint Presentation:

Pequenas tigelas com água para lavar as mãos. Mas ... …cada pessoa tinha a sua faca , que limpava à toalha no fim da refeição. A comida… …posta sobre grossas fatias de pão … …era petiscada à mão… Daí o uso de pequenos lavabos

PowerPoint Presentation:

O vestuário da nobreza O nobre do século XIII usava um "saio" (ou saia) curto e de mangas justas. Por cima do saio vestia o " pelote " apertado ao corpo e com mangas curtas, deixando ver as do saio. Em dias de cerimónia punha um " tabardo " (manto) e quando saía usava "coifas" (toucas) de pano ou "sombreiros" (chapéus). Vestia umas calças muito justas, que pareciam meias, e calçava sapatos bicudos de cabedal ou de pano, se estava em casa. A dona e a donzela, sobre a camisa de linho, vestiam o "brial", uma espécie de túnica comprida e larga que se ajustava ao corpo na cinta e nas ancas. Por cima, usavam um vestido muito comprido, com cauda, chamado " pelote '', sobre o qual punham o manto. A " crespina ", espécie de touca com um véu que passava por baixo do queixo, cobria por completo os cabelos. Calçavam sapatos semelhantes aos dos homens. Fátima Costa e António Marques, "Portugal a sua História"

PowerPoint Presentation:

Atividades e distrações dos nobres A principal actividade dos nobres era combater . …desempenharam um papel muito importante no período de formação e alargamento do Reino . Os cavaleiros nobres… …com as suas armas… …e com os seus homens…

PowerPoint Presentation:

E o que fazia em tempo de paz? Em tempo de paz, o senhor nobre:  administrava o seu senhorio  e ocupava grande parte do dia em distrações …que o preparavam para a guerra.  e exercícios desportivos. Praticava:  a caça  a equitação

PowerPoint Presentation:

Distracções do cavaleiro nobre Correr em cavalo guarnecido, jogar a lança nas liças, andar com as armas, entrar em torneios, esgrimir, caçar cervos, ursos, javalis e outros exercícios semelhantes pertence ao ofício de cavaleiro, pois com tudo isto se acostumam a feitos de armas. "Livro da Ordem da Cavalaria"

PowerPoint Presentation:

Um torneio Cena de caça À noite, ao serão … os nobres entretinham-se com… jogos de sala - xadrez e dados a actuação dos saltimbancos (que faziam proezas) e dos jograis (que tocavam e cantavam)

PowerPoint Presentation:

…era ela quem recebia os hóspedes. A dama nobre ocupava-se:  a bordar  a dar grandes passeios  e a governar a casa. Quando não estava o senhor nobre… Aos 16 anos , o jovem nobre era armado cavaleiro numa cerimónia na qual o rei , a rainha ou o seu mestre lhe davam a espada e as esporas . O novo cavaleiro prometia lutar pela justiça e proteger os pobres e os desprotegidos .

PowerPoint Presentation:

…eram homens do povo que andavam de paço em paço ou de castelo em castelo a divertir os senhores . Tanto os saltimbancos… …como os jograis…

PowerPoint Presentation:

Poderes dos nobres Obrigações dos camponeses O nobre, dentro do seu senhorio, tinha muitos poderes e privilégios:  aplicava a justiça quando surgia alguma questão ou crime  recrutava homens para o seu exército  recebia impostos de todos aqueles que trabalhavam nas suas terras ou que por elas passavam. No entanto… …tinha por obrigação proteger as pessoas que dependiam de si. A prisão de um malfeitor

PowerPoint Presentation:

 e pagar pesadas rendas e impostos ao nobre a quem o senhorio pertencia. A maioria dos habitantes do senhorio era gente do povo: servidores domésticos e camponeses. Os camponeses trabalhavam:  na agricultura  na pastorícia  e nas outras actividades produtivas. Todos tinham de:  prestar muitos serviços O cobrador de impostos (desenho de Pierre Joubert ]

PowerPoint Presentation:

Obrigações do camponês ... Em Agosto chegavam os intermináveis dias de ceifar o trigo, esmolhá-lo (pôr em molhos ), levá-lo para a eira. Durante este tempo, o trigo dos servos fica no campo até ser colhido o do Senhor. Quando o trigo do lavrador é enfim ceifado e empilhado no carro, aparece o cobrador, que retira a parte do Senhor. Pobre do que tente tirar-lhe alguns molhos! Em Setembro vem a verificação dos porcos; um, em cada oito, tem de ser levado ao Senhor. Pelo S. Miguel é a renda a pagar pela terra cedida pelo Senhor. Pelo Natal vão as galinhas para o castelo (...). Ah! Triste existência! (...) E preciso pedra para um novo edifício? Vai procurá-la. Trabalha e paga. Paga ao moleiro, porque és obrigado a moer no moinho do Senhor, e também ali tens de pagar (...). "Lectures Historiques de Vilairos de Varson "

PowerPoint Presentation:

Os camponeses tinham uma vida dura e difícil. Trabalhavam seis dias na semana, de sol a sol. As casas dos camponeses eram muito modestas.  tecto de colmo  paredes de madeira ou pedra quase sem aberturas  chão em terra batida  Tinham só uma divisão, onde todo o movimento se concentrava à volta da lareira.

PowerPoint Presentation:

Aí se comia , convivia … …e, à noite , num recanto coberto de molhos de palha… …dormia toda a família. A mobília era pouca.

PowerPoint Presentation:

A alimentação baseava-se em: …feito de mistura de cereais ou de castanha . pão negro Comiam-no acompanhado de: cebolas alhos ou toucinho Nos dias festivos havia: queijo ovos e alguns bocados de carne

PowerPoint Presentation:

 e às festas que o nobre organizava para comemorar o casamento de um filho ou outro acontecimento importante. Os únicos momentos de distracção dos camponeses eram:  a ida à missa  às procissões e romarias

PowerPoint Presentation:

A religião e a magia No século XIII, as pessoas eram muito religiosas. Por todo o país… …em qualquer aldeia, por mais pequena que fosse… …encontrava uma capela, igreja ou simples ermida.  Na casa dos nobres… existia sempre um santuário  Na casa dos camponeses… imagens dos santos de maior devoção.

PowerPoint Presentation:

A eles também se atribuía a culpa de algum desastre , má colheita ou temporal . Mas, naquela época… …a ciência estava muito atrasada. Confundia-se magia com conhecimentos científicos . A vida quotidiana estava igualmente muito ligada a superstições. Usavam-se amuletos:  bicos de aves  dentes de animais  ferraduras …para afastar os espíritos malignos , o mau-olhado , os encantamentos . Acreditava-se… em bruxas em fadas e em feiticeiros.

authorStream Live Help