As civilizações dos Grandes Rios

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

As civilizações dos Grandes Rios

PowerPoint Presentation:

AS CONDIÇÕES NATURAIS Os rios Nilo Tigre Eufrates Indo na Índia Amarelo na China caracterizam-se por ter:  um forte caudal  cheias regulares anuais As suas margens são constituídas por…  extensas planícies fertilizadas por materiais que as inundações depositaram ao longo de milhares de anos. …o Homem, incapaz de controlar as cheias dos rios , receou instalar-se nas suas proximidades. Durante muito tempo…

PowerPoint Presentation:

Mas…  aumento demográfico  o empobrecimento dos solos  desertificação dos planaltos levaram algumas comunidades a d eslocarem-se e a fixarem-se nos vales destes rios. Surgem assim as primeiras civilizações:  civilização suméria (rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia );  civilização egípcia (rio Nilo );  civilização do vale do rio Indo (Índia )  e civilização do Vale do rio Amarelo (China)

PowerPoint Presentation:

De modo a tornarem possível a prática da agricultura , as populações:  diques  construíram canais  desbravaram a terra;  drenaram os pântanos. A acumulação de excedentes dando lugar à acumulação de excedentes . O esforço colectivo que representou o trabalho de aproveitamento do solo … …foi compensado com um aumento significativo da produção de: cereais frutas produtos hortícolas

PowerPoint Presentation:

e as trocas comerciais O aumento da produção permitiu, ainda, libertar da agricultura uma parte significativa da população… …que irá dedicar-se a outras actividades , como: a pecuária o artesanato trabalho dos metais

PowerPoint Presentation:

A proximidade dos rios traziam também vantagens às populações, pois:  funcionavam como uma importante via de comunicação  favoreceram o incremento do comércio externo .

PowerPoint Presentation:

A REVOLUÇÃO METALÚRGICA A descoberta da metalurgia, por volta do 7.° milénio a.C. …vai permitir importantes avanços no desenvolvimento das primeiras comunidades . …a técnica de fusão de metais a altas temperaturas foi aplicada: A partir do 3° milénio a.C. ao cobre ao bronze ao ferro

PowerPoint Presentation:

Em resultado da utilização de fornos mais potentes… …foi possível o fabrico de instrumentos mais eficazes. …passaram a ser realizados em metal fundido , tornando-os mais duradoiros.  As armas;  os utensílios de trabalho;  os objectos de uso quotidiano;  e até mesmo de adorno…

PowerPoint Presentation:

As aglomerações urbanas e a estratificação social Por volta do 4.° milénio a. C. …os aldeamentos dão lugar a aglomerações urbanas - as primeiras cidades. …surgem diferentes espaços em resposta às novas actividades que agitam o quotidiano daqueles que aí vivem. Dentro dos seus muros… As cidades desenvolveram-se à volta de três edifícios principais: • o templo, centro da vida religiosa; • o palácio, centro do poder; • o mercado, centro de trocas dos produtos agrícolas e artesanais. Reconstituição de um Zigurate Ruínas do palácio de Dario , em Persépolis (Irão)

PowerPoint Presentation:

Nascem as sociedades estratificadas , nas quais… …o lugar que cada um ocupa é estabelecido pela função que desempenha . Passa a destacar-se o poder do chefe , que é associado ao poder sobrenatural dos deuses. Estátua do rei sumério Gudea Surgem, assim, as monarquias teocráticas. Sistema político em que a autoridade do rei é exercida em nome dos deuses e, por isso, o poder político e religioso encontram-se ligados.

PowerPoint Presentation:

A economia de mercado  e envolvia não só os habitantes locais como os das cidades vizinhas . A economia urbana baseava-se:  na troca dos excedentes agrícolas e artesanais A esta troca de produtos entre comunidades urbanas dá-se o nome de… Economia de Mercado

PowerPoint Presentation:

Para melhor efetuar operações de compra e venda e melhor administrar o palácio e os templos surgem:  a escrita  o cálculo  e o controlo de pesos e medidas . O primeiro sistema de escrita foi inventado pelos Sumérios, por volta de 4000 a. C., conhecido por: Escrita hieroglífica Escrita cuneiforme Os Egípcios vão encontrar, alguns anos mais tarde, um outro sistema de escrita, conhecido por:

authorStream Live Help