Energia - Transferencia de energia

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

By: cambalhotas01 (42 month(s) ago)

very coll, this comments... i like!!!

By: cambalhotas01 (42 month(s) ago)

very coll, this comments... i like!!!

Presentation Transcript

Energia : 

Energia Formas fundamentais de energia

Formas fundamentais de energia : 

Formas fundamentais de energia As diferentes designações atribuídas à energia correspondem apenas a duas formas fundamentais de energia: Energia cinética que está associada ao movimento. Esta é a energia que associamos ao vento, à água em movimento, à corrente eléctrica no circuito, ao som e à agitação das partículas do ar junto de um aquecedor. Energia potencial que corresponde à energia armazenada em condições de poder ser utilizada. Esta é a energia acumulada numa bateria, nos alimentos e nos combustíveis.

Energia cinética : 

Energia cinética O automóvel em movimento, a criança que corre e a pedra a rolar têm energia cinética. Qualquer corpo em movimento possui energia cinética!

Slide 4: 

Energia potencial O alpinista possui energia armazenada pelo facto de estar a ser atraído pela Terra. Essa energia que não se está a manifestar mas que pode vir a manifestar-se se cair, designa-se por energia potencial gravítica.

Slide 5: 

Energia potencial O boneco dentro da caixa tem energia armazenada. Esta energia manifesta-se quando o boneco salta e designa-se por energia potencial elástica.

Slide 6: 

Energia potencial A mistura explosiva possui energia, mesmo antes de explodir. Esta energia está relacionada com as forças de ligação entre as partículas que constituem as substâncias e designa-se por energia potencial química.

A energia cinética depende de quê? : 

A energia cinética depende de quê? Se duas pedras, com a mesma massa, forem atiradas contra uma parede com velocidades diferentes, qual provocará mais danos? A pedra que provoca maior estrago é a que possui maior velocidade porque tem uma energia cinética maior.

A energia cinética depende de quê? : 

A energia cinética depende de quê? Se duas pedras, de massas diferentes, forem atiradas contra uma parede com a mesma velocidade, qual provocará maior estrago? A pedra que provoca maior estrago é a que possui maior massa porque tem uma energia cinética maior.

A energia potencial gravítica depende de quê? : 

A energia potencial gravítica depende de quê? Se deixarmos cair uma pedra, em qual dos três níveis vai causar maior estrago? A pedra produz mais estragos quando cai do nível 3 porque como cai de uma altura maior tem uma energia potencial gravítica maior.

A energia potencial gravítica depende de quê? : 

A energia potencial gravítica depende de quê? Se deixarmos cair duas pedras de massas diferentes mas da mesma altura, qual vai causar maior estrago? A pedra de maior massa produz mais estragos porque tem uma energia potencial gravítica maior.

Slide 11: 

Energia cinética e energia potencial A energia cinética depende da massa e da velocidade. Maior massa Maior velocidade Maior energia cinética A energia potencial gravítica depende da massa e da altura. Maior massa Maior altura Maior energia potencial gravítica A energia potencial elástica depende da deformação. Maior deformação Maior energia potencial elástica

Energia : 

Energia Transferência de energia

Slide 13: 

Sistemas físicos Um sistema físico é uma porção do universo que escolhemos para analisar e estudar. O que é um sistema físico? Sistema Fronteira Exterior Sistema

Fonte, receptor e transferência de energia : 

Fonte, receptor e transferência de energia O sistema em estudo é a água a ser aquecida: - Fonte de energia – álcool em combustão - Receptor de energia - água As fontes de energia fornecem energia aos receptores de energia.

Fonte, receptor e transferência de energia : 

Fonte, receptor e transferência de energia Sempre que a energia passa de um sistema para outro diz-se que ocorre uma transferência de energia: Aqui a energia passou do álcool em combustão para a água.

Fonte, receptor e transferência de energia : 

- Fonte de energia – - Receptor de energia – pilha lâmpada Fonte, receptor e transferência de energia

Slide 17: 

Unidade SI de energia A energia que é cedida ou recebida em cada unidade de tempo chama-se potência:

Slide 18: 

Unidade SI de energia A unidade SI de energia chama-se Joule, símbolo J, em homenagem ao físico inglês James Prescott Joule. A unidade SI de potência chama-se Watt, símbolo W, em homenagem ao inventor James Watt.

Slide 19: 

Unidade SI de energia No sistema internacional de unidades:

Slide 20: 

Outras unidades de energia Quando queremos falar de energia eléctrica utilizamos a unidade quilowatt-hora, kWh. A quantos joules corresponde 1 quilowatt-hora? 1 kWh = 1 kW x 1 h 1 kWh = 1000 W x 3600 s 1 kWh = 3 600 000 J

Slide 21: 

Outras unidades de energia Quando queremos falar em valores energéticos de alimentos utilizamos a caloria. A caloria relaciona-se com o Joule da seguinte forma: 1 cal = 4,18 J 1 kcal = 4 180 J 1 kcal = 4,18 kJ

Slide 22: 

1. Um secador de cabelo de potência 1200W funciona durante 20 s. Calcula a energia recebida pelo secador. Exercício: 2. Se a energia recebida pelo secador for de 30 kJ, durante quanto tempo esteve a funcionar o secador?

Slide 23: 

Exemplo 1: Energia armazenada no motor Energia dissipada no aquecimento das peças do motor, etc. Energia utilizada para o movimento Será que alguma energia se perde ao ser transferida de um sistema para outro?

Será que alguma energia se perde ao ser transferida de um sistema para outro? : 

Energia utilizada para aquecer o ambiente Energia dissipada sob a forma de luz Energia dissipada pela chaminé Energia armazenada na lenha Será que alguma energia se perde ao ser transferida de um sistema para outro? Exemplo 2:

Será que alguma energia se perde ao ser transferida de um sistema para outro? : 

Num diagrama de energia devemos representar a: Energia útil que é a energia que durante a transferência é realmente utilizada. Energia dissipada que é a energia que durante a transferência é “perdida”. Energia fornecida Energia dissipada Energia útil Sistema Será que alguma energia se perde ao ser transferida de um sistema para outro?

Princípio da Conservação da Energia : 

Princípio da Conservação da Energia Podemos concluir que numa transferência de energia: Esta expressão traduz o Princípio da Conservação de Energia: “a quantidade de energia que temos no final de um processo é sempre igual à quantidade de energia que temos no início desse mesmo processo”. Ou seja, a energia não se cria nem se destrói; apenas se transfere. A energia total do Universo é sempre constante.

Exercício : 

Exercício Completa o diagrama de energia para uma lâmpada de incandescência em funcionamento: Se fornecermos ao sistema 50 J de energia e se a lâmpada tiver uma perda de 15 J, qual será o valor da energia útil? Energia dissipada sob a forma de calor Energia radiante Energia eléctrica

Conclusões : 

Conclusões A energia, que é só uma, pode ser qualificada de acordo com os efeitos que produz, com os fenómenos a que está associada ou de acordo com a fonte de onde provém. Na Natureza há apenas duas formas de energia: Energia cinética – que está associada ao movimento Energia potencial – que esta armazenada em condições de poder vir a ser utilizada. A energia pode transferir-se de fontes para receptores. Um sistema físico é uma porção do universo que escolhemos para analisar ou estudar.

Conclusões : 

Conclusões Qualquer fonte ou receptor de energia pode ser considerado um sistema físico. Chama-se potência à energia transferida por unidade de tempo. Energia e potência são grandezas físicas que se relacionam através de: A unidade SI de energia é o Joule, J, e a de potência é o Watt, W. O quilowatt-hora, kWh, e a caloria, cal, são unidades práticas de energia.

Conclusões : 

Conclusões Quando ocorre uma transferência de energia, nem toda a energia recebida é aproveitada para o que pretendemos: alguma energia degrada-se. Princípio da conservação de energia: sempre que ocorre uma transferência de energia, a quantidade de energia total do Universo não se altera: é a mesma antes e depois da transferência.

authorStream Live Help