História e monumentos de São Vicente

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

História e Monumentos de São Vicente Escola básica e secundária Dª Lucinda Andrade

Introdução : 

Introdução No decorrer das aulas de s.m.s. madeira, sentidos memórias e sensações da madeira. Foi-nos proposto fazer um trabalho acerca da história e monumentos do nosso município. São Vicente.

A História : 

A História São Vicente foi descoberto ainda no séc. XV mas foi colonizado mais tarde, visto que estas terras não eram muito férteis. Localiza-se no norte da ilha, e já teve Porto Moniz, Seixal, Ponta Delgada, Arco e São Jorge sobre a sua alçada, hoje conserva apenas São Vicente, Ponta Delgada, e Boaventura, nascida da repartição de Ponta Delgada em dois.

O nome : 

O nome São Vicente, hoje tem esta denominação, porque segundo reza a lenda, este santo (São Vicente) foi encontrado numa cova de um rochedo, na foz da ribeira, onde se edificou uma capelinha em devoção ao santo.

Capela de São Vicente : 

Capela de São Vicente A Capela de São Vicente, localizada na Foz da Ribeira de São Vicente, Ilha da Madeira, foi construída num solitário bloco de basalto, no terceiro quartel do século XVII (por volta de 1694). Sendo um dos principais ex-libris da vila, a capela foi construída graças aos donativos dos devotos e por iniciativa de Inácio de Sousa. Segundo reza a história, o santuário foi erigido no lugar onde apareceu o mártir São Vicente que é também o padroeiro da igreja paroquial. O templo foi restaurado em 1885.

Capela do pico da cova : 

Capela do pico da cova Dedicada a Nossa Senhora de Fátima, a Capela do Pico da Cova foi mandada construir, pela população em 1948, para festejar o fim da 2ª Guerra Mundial.Localiza-se no alto do Pico da Cova e é composta por uma torre de 14 metros de altura, com um relógio enorme marca o calendário de toda a região circundante.O caminho que separa a Capela da estrada, tem uma pequena subida em degraus onde estão 14 cruzes, representando as estações da Via-sacra.

Ponta Delgada : 

Ponta Delgada “Rochas desabadas se escoaram, arrumando-se de encontro ao mar, poisadas em recife de suporte, que sobremarca uma ponta de introversão resvaladeira, abaixada e esguia, que pelo contraste, ao lado, com desabridas penhas, ficou sendo - a Ponta Delgada.” É assim que a ponta delgada é descrita porAlberto Artur Sarmento em 1953.

Boaventura : 

Boaventura A Boaventura, segundo se pensa foi a primeira freguesia a ser habitada no concelho de São Vicente, embora tenha sido a ultima a tornar-se freguesia. As primeiras descrições desta freguesia são de um lugar onde o mar é pouco visto e de um lugar onde os terrenos eram bastante férteis.

Slide 15: 

Daí durante vários anos a Boaventura ser um grande produtor/exportador de cana de açúcar, de aguardente e de feijão, chegando a ser denominada por rainha do feijão, os vimes e a vinha foram também grandes produtividades desta freguesia.

O chão dos louros : 

O chão dos louros Embora este não seja um monumento de São Vicente é uma importante marca na cultura e história deste concelho visto que aqui se fazem variadíssimas coisas. Este foi também um grande passo para o desenvolvimento deste concelho, visto que a primeira travessia asfaltada foi feita por aqui.

Conclusão : 

Conclusão Após termos realizado este trabalho, descobrimos muito acerca daquela que é a nossa terra São Vicente. Agradecemos também ás docentes da nossa disciplina o facto de nos terem deixado realizar esta maravilhosa temática acerca da nossa terra.

authorStream Live Help