Como elaborar um projeto de pesquisa científica esp jor 2010

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Como elaborar um projeto de pesquisa científica : 

Como elaborar um projeto de pesquisa científica Profa. Sandra Barreto

Slide 2: 

O cientista lendo o livro da natureza, se nos é permitido repetir a frase muito usada, deve encontrar a solução por si mesmo, por ele não poder, como fazem freqüentemente os leitores impacientes de outras estórias, virar para o fim do livro.[...]. ( EINSTEIN; INFELD, 1966).

O projeto de pesquisa : 

O projeto de pesquisa Conceito segundo a NBR 15287 “Compreende uma das fases da pesquisa. É a descrição de sua estrutura.” Traçar o curso da ação que podemos seguir para que nos leve à finalidade desejada (CHURCHMAN, 1971).

O projeto de pesquisa : 

O projeto de pesquisa RUDIO,Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 31. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2003. GIL, Antonio Carlos . Como elaborar um projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2003.

O projeto de pesquisa deve responder e as seguintes perguntas: : 

O projeto de pesquisa deve responder e as seguintes perguntas: O fazer? Por quê? Para quê? Para quem? Onde fazer? Como? Com quê? Quanto? Quando? Quem vai fazer? Quem vai fazer? (RUDIO, 1986).

O problema de pesquisa : 

O problema de pesquisa Determinantes no processo de escolha: O interesse (preferências institucionais), a relevância e a pertinência; Os dados, recursos e tempo para a investigação; Know-how. (VASCONCELOS, 2002)

A formulação do problema de pesquisa : 

A formulação do problema de pesquisa Definir o que se visa buscar com a investigação. Distinguir o o objeto principal e os temas de contextualização.

Regras básicas para a formulação de problema : 

Regras básicas para a formulação de problema Do tópico amplo ao específico. Do tópico específico a perguntas. Perguntar sobre a pergunta.

A formulação do problema: esquema de perguntas : 

A formulação do problema: esquema de perguntas Especifique seu tópico: Estou aprendendo sobre/ trabalhando em/estudando ________. Sugira uma pergunta Estou estudando X porque quero descobrir quem/o que/quando/onde/se/por que/como_____. (BOOTH;COLOMB; WILLIAMS, 2000)

A formulação do problema: esquema de perguntas : 

A formulação do problema: esquema de perguntas Motive a pergunta: Estou estudando X porque quero descobrir quem/como/por que .... para entender como/por que/o que...

Os tipos de problema : 

Os tipos de problema O problema de engenharia: refere-se a como fazer algo de maneira eficiente. O problema de valor: indaga se uma coisa é boa ou má. Problema científico: indaga como as coisas são, suas causas e conseqüências. (GIL,2002)

Regra prática para a formulação de problema : 

Regra prática para a formulação de problema Formulá-lo em forma de pergunta. Deve ser claro e preciso. Deve ser empírico. Deve ser suscetível de solução. Deve ser delimitado em uma dimensão viável.

Exemplos de problema : 

Exemplos de problema a) Qual a preferência político partidária dos habitantes da cidade de Teresina? b) Como são os habitantes da Europa? c) As donas-de-casa de classe média preferem fazer suas compra em feiras livres, pois os preços são mais acessíveis. d) Como se comportam os ratos após intenso período de privação? e) Como evoluiu o nível de emprego na construção civil nos últimos dez anos?

Os objetivos : 

Os objetivos Objetivo geral: relaciona-se diretamente ao que propõe o conteúdo do projeto, ou seja, está diretamente relacionado ao problema de pesquisa. Objetivos específicos: permitem que se atinja o objetivo geral, mas são propostos conforme cada etapa da pesquisa.

JUSTIFICATIVA : 

JUSTIFICATIVA Contém os motivos teóricos e práticos que determinaram a escolha do tema: Deve apresentar: Os motivos que determinaram a escolha; A importância de realizar o estudo; As contribuições que o estudo trará para a área.

JUSTIFICATIVA : 

JUSTIFICATIVA De acordo com ..., o conceito ou característica ... é... Sendo assim, justifica-se a escolha de tema ... Para ... Porque... Estudos realizados por ... Demonstraram que ... Dessa forma se faz importante estudar sobre ... Portanto, este estudo contribuirá para a literatura com novas informações, especificamente da realidade teresinense. Também contribuirá para a sociedade porque ... Elementos que fazem da presente proposta de pesquisa relevante.

Hipótese : 

Hipótese A função: propor explicações para certos fatos e ao mesmo tempo orientar a busca de outras informações.

Variável : 

Variável Refere-se a tudo aquilo que pode assumir diferentes valores ou diferentes aspectos, segundo os casos particulares ou às circunstâncias.

A fundamentação teórica : 

A fundamentação teórica Os elementos que a constituem. Deve-se observar os seguintes pontos: A relação com o objeto de estudo, NBR 10520, clássicos e atualidade.

A metodologia : 

A metodologia contém o delineamento da pesquisa, a caracterização do universo; plano de amostragem ou de população; indica a estratégia de coleta, análise, interpretação dos dados e apuração; anuncia as perspectivas de resultados; prevê riscos e benefícios não desprezando as questões éticas ( Termo de consentimento livre e esclarecido TCLE).

A metodologia : 

A metodologia Em revisão de literatura também é possível delinear a pesquisa? Como? A revisão de literatura é menos importante que um estudo experimental? Qual das duas são mais importantes: a pesquisa teórica ou pura ou a pesquisa empírica ou prática?

Orçamento : 

Orçamento Corresponde aos recursos materiais e humanos demandados pela pesquisa. Devem ser especificados em quantidade e custos.

Cronograma : 

Cronograma indica em quanto tempo será executada a pesquisa; deve-se mencionar detalhadamente as atividades a serem desenvolvidas em cada etapa da pesquisa.

Referências : 

Referências NBR 6023. Referência bibliográfica. Referência.

Aspectos gráficos conforme a NBR 15287 : 

Aspectos gráficos conforme a NBR 15287 Elementos pré-textuais: Capa (opcional) Folha de rosto (obrigatório) Listas (opcional) Sumário (obrigatório)

Aspectos gráficos conforme a NBR 15287 : 

Aspectos gráficos conforme a NBR 15287 Elementos textuais: Introdução ou justificativa; O problema; As hipóteses; Os objetivos; O referencial teórico; A metodologia; O orçamento e o cronograma.

Aspectos gráficos conforme a NBR 15287 : 

Aspectos gráficos conforme a NBR 15287 Elementos pó-textuais: Referências (obrigatório); Glossário (opcional); Apêndice ( opcional); Anexo (opcional); Índice (opcional); Capa final.