Eliana e Laura 4ºA Aspetos da Costa

Views:
 
Category: Entertainment
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Aspetos da Costa:

Aspetos da Costa

Cabo:

Cabo Em geografia, um cabo é um acidente geográfico formado por uma massa de terra que se estende por um oceano ou mar que lhe está adjacente. Um cabo em geral tem mais importância que um promontório, e muitas vezes exerce influência sobre correntes costeiras e outras características oceanográficas de seu meio. Um cabo, portanto, é uma península estreita. É sinônimo de promontório .

Arriba:

Arriba Uma arriba ou costa alta é um contacto direto do mar com a parede rochosa. Coincide com os locais de rocha dura (como por exemplo granito, xisto e calcário), sendo mais alta quando o material dominante é o calcário.

Praia:

Praia Uma praia é uma formação geológica composta por partículas soltas de mineral ou rocha na forma de areia, cascalho, seixo ou calhaus ao longo da margem de um corpo de água, ou seja, uma costa, quer do mar, de um rio ou de um lago.

Duna:

Duna Em geografia física, duna é uma montanha de areia criada a partir de processos eólicos (relacionados ao vento). Dunas descobertas são sujeitas à movimentação e mudanças de tamanho, pela ação do vento. O vale entre as dunas é chamado slick , ou seja, dunas são montes de areia formadas pelo vento e pelo mar. Quando o vento sopra, leva a areia e com o tempo viram dunas. Dunas não precisam ser necessariamente grandes, muitas delas são bem pequenas.

Baía:

Baía Em Geografia, uma baía é uma porção de mar ou oceano rodeada por terra, em oposição a um cabo. O golfo é uma baía de grandes dimensões como o golfo de Sidra. As baías detiveram e detêm importância econômica e estratégica uma vez que são, normalmente, locais ideais para construção de portos e docas. Reentrância da costa litorânea por onde o mar avança para o interior do continente.

Promontório:

Promontório Um promontório é uma massa de terra proeminente salientes do térreo ou descansando em um corpo de água (como é o caso, falamos da península ou fora ). A maioria dos promontórios são formadas a partir de uma crista de dura de rocha tem sido capaz de resistir às forças erosivas que previamente removeu a rocha mais macia de cada lado da formação. Eles também podem ser a porção superior do solo, que permanece entre duas riso ou dois vales , que formam uma confluência . Ao longo da história, muitas fortalezas e castelos foram construídos sobre promontórios devido às suas propriedades naturais de defesa.

Estuário:

Estuário Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura . As zonas entremarres são geralmente constituídas de vazas (lama) ou ostreiras e outras zona cobertas de sapais e pântanos que são ótimas zonas para o desenvolvimento de espécies aquáticas .

Portos:

Portos Um porto é uma área, abrigada das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, mar, lago ou rio, destinada ao atrancamento de barcos e navios, e com o pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de carga e ao estoque temporário destas, bem como instalações para o movimento de pessoas e carga ao redor do setor portuário, e, em alguns casos, terminais especialmente designados para acomodação de passageiros.

Trabalho realizado por::

Trabalho realizado por: Eliana Isabel Pereira Calheta 4ºA Laura Rodrigues Ferreira 4ºA

authorStream Live Help