Grandes navegacoes

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

No description available.

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

Expansão marítima europeia Prof. Eddye

Slide 2: 

Que fatores permitiram a descoberta da América? Como eram as viagens marítimas nos séculos XV e XVI? Por que Portugal e Espanha foram os primeiros reinos a enfrentarem o Oceano Atlântico? Qual a importância do contato entre os europeus e os árabes para a conquista de terras além mar? ? ? ? ? ?

Slide 3: 

Até o século XIII o mundo para os europeus limitava-se ao seu continente Só isso é o mundo?

Slide 4: 

Aos 17 anos viajou com o pai e o tio, mercadores, em uma viagem de 24 anos ao Extremo Oriente

Slide 5: 

Os relatos de viagem de Marco Pólo trouxeram importantes informações sobre o Oriente.

Slide 6: 

O comércio com as Índias e o contato com os árabes trouxe a Europa... astrolábio bússola sextante

Slide 7: 

Esses instrumentos náuticos contribuíram para as grandes navegações!!

Slide 8: 

Além dos novos instrumentos náuticos... Que fatores contribuíram para a Expansão Marítima Europeia?

Slide 9: 

Fatores que contribuíram para a Expansão Marítima

Slide 10: 

Quais eram os interesses nas grandes navegações?

Slide 11: 

Interesses nas grandes navegações

Slide 12: 

O imaginário europeu O mundo é quadrado! Cuidado com os monstros marinhos! Ahhh ! olha o abismo!

Slide 13: 

Monstros marinhos Portais que levam ao inferno

Slide 15: 

Expansão marítima portuguesa

Slide 16: 

Portugal foi a primeira nação a realizar a expansão marítima. Por que Portugal?

Slide 17: 

Fatores que contribuíram para o pioneirismo português O rei manda!! Burguesia rica!! Portugal sem guerras...

Slide 18: 

Principais viagens portuguesas

Slide 19: 

1415 1434 1445 1487 1498 1499/1500 Principais viagens portuguesas

Slide 20: 

Expansão marítima espanhola

Slide 21: 

As viagens marítimas espanholas só começaram em 1492 após a expulsão dos árabes. A Espanha se tornou um Estado Nacional em 1469, com o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão.

Slide 22: 

Em 1492, o português Cristovão Colombo ofereceu seus serviços aos reis da Espanha. Colombo acreditava que, navegando para oeste, atingiria o Oriente. O navegante recebeu três navios e, sem saber chegou a um novo continente: a América.

Slide 24: 

Portugal e Espanha, buscando evitar conflitos sobre os territórios descobertos ou a descobrir, resolveram assinar um acordo -proposto pelo papa Alexandre VI - em 1493: um meridiano passando 100 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, dividindo as terras entre Portugal e Espanha. Portugal não aceitou o acordo e no ano de 1494 foi assinado o Tratado de Tordesilhas. O tratado de Tordesilhas não foi reconhecido pelas demais nações européias. As rivalidades Ibérica

Slide 25: 

Navegações Tardias Inglaterra, França e Holanda. O atraso na centralização política justifica a demora destas nações na expansão marítima. Além disso, A Inglaterra e França envolveram-se na Guerra dos Cem Anos(1337-1453). Somente após estes conflitos internos é que ingleses, durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603 ); e franceses, durante o reinado de Francisco I iniciaram a expansão marítima.

Slide 26: 

A Holanda tem seu processo de centralização política atrasado por ser um feudo espanhol. Somente com o enfraquecimento da Espanha e com o processo de sua independência é que os holandeses iniciaram a expansão marítima. Navegações Tardias Inglaterra, França e Holanda.

Slide 27: 

Qual foi o resultado das grandes navegações?

Slide 28: 

CONSEQÜÊNCIAS As Grandes navegações contribuíram para uma radical transformação da visão da história da humanidade. Houve uma ampliação do conhecimento humano sobre a geografia da Terra e uma verdadeira Revolução Comercial, a partir da unificação dos mercados europeus, asiáticos, africanos e americanos. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

Slide 29: 

O contato comercial entre todas as partes do mundo (Europa, Ásia, África e América ) torna possível uma história em escala mundial, favorecendo uma ampliação dos conhecimento geográficos e o contato entre culturas diferentes.

Slide 30: 

A expansão marítima européia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV.