Mitologia Grega

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Mitologia Grega

Comments

Presentation Transcript

Slide 1: 

A Mitologia Grega Trabalho realizado por: Carlos Dionísio, Nº5 João Solas, Nº12 Pedro Silva, Nº19 Tiago Salas, Nº26 Micah Milam, Nº30 7ºA Escola EB 2,3 Maria Veleda Trabalho para a disciplina de: Oferta de Escola Professora Ivone Gomes 10-3-2009

Introdução : 

Introdução Neste trabalho iremos falar sobre a Mitologia Grega. Vamos falar dos Deuses do Olimpo como Zeus, Ares ou Poseidon. De hérois, como Hércules. E também sobre alguns animais e criaturas mitológicas. Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer a Mitologia Grega.

Deuses do Olimpo : 

Deuses do Olimpo

Zeus : 

Zeus É o senhor do Olimpo. Destronou Cronos, o seu pai, para reinar no Olimpo . Representa a ordem e a vitória da humanidade sobre as forças selvagens da natureza. É ele quem distribui o bem e o mal e governa toda a humanidade. O seu símbolo é o trovão e a águia. Zeus devorou a sua primeira esposa, Métis, quando esta estava grávida de Atena, a deusa da sabedoria, com medo de que a criança viesse a ser um dia mais poderosa do que ele.

Poseidon : 

Poseidon Poseidon é o deus do mar, e o terceiro filho dos titãs Cronos e Réia e irmão de Zeus e Hades. O deus equivalente na mitologia romana é Neptuno. Também conhecido como deus dos terramotos e dos cavalos. O símbolo mais associado a ele é o tridente. Houve uma famosa disputa entre Poseidon e Atena para decidir qual dos dois seria o padroeiro de Atenas, ele atirou uma lança ao chão para criar a fonte da Acrópole. Entretanto, Atena conseguiu superá-lo criando a oliveira.

Hades : 

Hades Hades, na mitologia grega é o deus do submundo e das riquezas dos mortos. O nome “Hades” era usado frequentemente para designar tanto o deus quanto o reino que governava, nos subterrâneos da Terra. Ele é também conhecido por ter raptado a deusa Perséfone filha de Deméter. É interessante observar que, ao contrário de seus irmãos Zeus e Poseidon, que tiveram dezenas de filhos, Hades teve apenas uma filha, Macária, sendo poucas as tradições nas quais ele teve mais filhos.

Apolo : 

Apolo Segundo a mitologia grega e romana, é o deus do Sol e da luz, da música, da verdade e da profecia, da música, da poesia e das Artes e ainda o protector das musas. É irmão gémeo de Artemisa, filho de Zeus e Leto. Apolo representa a harmonia, a moderação, a ordem e a razão, em contraste complementar a Dioniso, o deus do êxtase e da desordem.

Ares : 

Ares Ares é o Deus da Guerra. O seu símbolo é o cão ou o abutre. Pai de Romulo e Remo, que fundaram Roma. Era mais venerado pelos romanos do que pelos gregos. Ele preocupava-se com a guerra e a batalha,e entrava rapidamente em lutas.Também era conhecido como Marte em Roma. Atena era meia-irmã de Ares.

Afrodite : 

Afrodite Afrodite era a deusa grega da beleza e do amor. Originária do Chipre, o seu culto estendeu-se a Esparta, Corinto e Atenas. Foi identificada como Vénus pelos romanos. As suas festas eram chamadas de afrodisíacas e eram celebradas por toda a Grécia, especialmente em Atenas e Corinto.

Atena : 

Atena Atena é a deusa grega da sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa. Frequentemente é associada a um escudo de guerra, à coruja da sabedoria ou à oliveira. Durante uma guerra, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça, e Hefesto, o deus fogo, deu-lhe uma machadada na cabeça, de onde Atena saiu já adulta. Atena tornou-se a deusa mais poderosa, ensinou aos homens todas as actividades, como a caça, a pesca, o uso de arco e flecha, costurar e dançar .

Dioniso : 

Dioniso Dioniso, Dionisos ou Dionísio era o deus grego equivalente ao deus romano Baco. Deus das festas, do vinho, do lazer, da desordem e do prazer. Filho de Zeus e da princesa Semele, foi o único deus filho de uma mortal. Dioniso pode ser representado sentado sobre um tonel, com uma taça na mão, a transbordar de vinho generoso, onde ele absorve a embriaguez que o torna cambaleante. Eram-lhe consagrados: a pega, o bode e a lebre.

Hera : 

Hera Hera era a deusa grega equivalente a Juno, na mitologia romana. Deusa do casamento, irmã e esposa de Zeus. Retratada como ciumenta e agressiva, odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Hércules quando este era apenas um bebé. O único filho de Zeus que ela não odiava, antes pelo contrário, adorava, era Hermes e sua mãe Maia, porque ficou surpresa com a sua inteligência.

Hefesto : 

Hefesto Hefesto ou Hefaísto, era um deus da mitologia grega, filho de Hera e Zeus, conhecido como Vulcano na mitologia romana. Era a divindade do fogo, dos metais e da metalurgia, conhecido como o ferreiro divino. Hefesto foi responsável, entre outras obras, pela égide, escudo usado por Zeus em sua batalha contra os titãs. Construiu para si um magnífico e brilhante palácio de bronze, equipado com muitos servos mecânicos. Das suas forjas saiu Pandora, primeira mulher mortal.

Deméter : 

Deméter Deméter ou Demetra, "deusa mãe" ou talvez “mãe da distribuição” é o nome de Ceres na mitologia romana. Uma das doze divindades do Olimpo, é filha de Cronos e Réia. É deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações.

Hermes : 

Hermes Hermes, na mitologia grega, era o deus correspondente a Mercúrio na mitologia romana, e também era mensageiro, intérprete da vontade dos deuses. Era um dos 12 deuses do Olimpo. Filho de Zeus e de Maia, nasceu na Arcádia, revelando logo extraordinária inteligência. Uma vez, conseguiu livrar-se das fraldas e foi à Tessália, onde roubou parte do rebanho guardado pelo seu irmão Apolo, escondendo o gado numa caverna. A seguir voltou para o berço, como se nada tivesse acontecido.

Artemisa : 

Artemisa Na Grécia, Artemisa era uma deusa ligada inicialmente à vida selvagem e à caça. Durante os períodos Arcaico e Clássico, era considerada filha de Zeus e de Leto, irmã gémea de Apolo; mais tarde, associou-se também à luz da lua e à magia. Em Roma, Diana tomava o lugar da Artemisa, frequentemente confundida com Selene ou Hécate, também deusas lunares. O templo de Ártemis em Éfeso foi uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Alguns dosGrandesHeróis Gregos : 

Alguns dosGrandesHeróis Gregos

Hércules : 

Hércules Hércules era o nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.

Aquiles : 

Aquiles Aquiles é um semi-deus da mitologia grega, considerado o guerreiro mortal mais forte e talentoso que já existiu. O centauro Quíron encarregou-se da educação do jovem. Alimentou-o com mel de abelhas, com medula de ursos e de javalis e com vísceras de leões. Ao mesmo tempo, iniciou-o na vida rude, em contacto com a natureza; exercitou-o na caça, no adestramento dos cavalos, na medicina, na música e, sobretudo, obrigou-o a praticar a virtude.

Ulisses : 

Ulisses Ulisses, foi nas mitologias grega e romana um personagem da Ilíada e da Odisséia, de Homero. É a personagem principal dessa última obra, e uma figura à parte na narrativa da Guerra de Tróia. É um dos mais ardilosos guerreiros de toda a epopéia grega, mesmo depois da guerra, quando do seu longo retorno ao seu reino, Ítaca, uma das numerosas ilhas gregas. Herói grego, Odisseu era rei de Ítaca e filho de Laerte e Anticleia.

Heitor : 

Heitor Heitor era, na mitologia grega, um príncipe de Tróia e um dos maiores guerreiros na Guerra de Tróia, suplantado apenas por Aquiles. Era filho de Príamo e de Hécuba. Com sua esposa, Andrómaca, foi pai de Astíanax. Como o seu pai foi incapaz de combater, durante o cerco de Tróia feito pelos Aqueus, devido à sua avançada idade, Heitor foi nomeado general das tropas troianas.

Teseu : 

Teseu Teseu foi um grande herói ateniense cujo nome significa: "o homem forte por excelência". Teseu derrotou o Minotauro, monstro que habitava o célebre labirinto mantido pelo rei Minos, na ilha de Creta. Depois de sua morte, os atenienses, foram a Ciros buscar as suas cinzas e ergueram-lhe um templo magnífico.

Animais e CriaturasMitológicas : 

Animais e CriaturasMitológicas

Centauro : 

Centauro Centauro era um animal fabuloso, metade homem e metade cavalo, que habitavam as planícies da Arcádia e da Tessália. Seu mito foi, possivelmente, inspirado nas tribos semi-selvagens que viviam nas zonas mais agrestes da Grécia. Minotauro Em represália, Poseidon despertou na rainha Pasífae uma doentia paixão pelo animal. Da união, nasceu o Minotauro, ser monstruoso com corpo de homem e cabeça de touro. Logo após o seu nascimento, o Minotauro foi levado ao labirinto, construído pelo arquiteto e inventor Dédalo e de onde ninguém conseguia sair.

Medusa : 

Medusa A Medusa tinha poderes tão extraordinários que mesmo morta podia petrificar quem olhasse para a sua cabeça. Um bocado do seu cabelo afugentava qualquer exército invasor e o seu sangue tinha o dom de matar e de ressuscitar as pessoas. Ciclopes Os Ciclopes, que quer dizer "olho redondo", eram gigantes imortais com um só olho no meio da testa que, segundo o hino de Calímaco, trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando os raios usados por Zeus. Os ciclopes podem ser divididos em dois grupos: os ciclopes antigos e os ciclopes jovens.

Conclusão : 

Conclusão Assim conclui-se que: Os deuses: Tinham grande influência e importância na sociedade da Grécia Antiga; Zeus era o deus dos deuses e tinha o poder supremo; Os gregos acreditavam que cada deus tinha uma função específica que os ajudavam na sua vida.

Slide 27: 

Os Heróis: Têm o titulo pelos feitos que fizeram e não pelo poder que têm, como no caso dos Deuses; Muitos deles deram origem a grandes histórias, como a Odisseia de Homero, que escreveu a história de Ulisses. As criaturas mitológicas: Há muitas histórias que os relatam sendo inimigos dos Heróis; São fusões entre humanos e animais; Viviam, assim como os Deuses, no imaginário do povo grego.

Bibliografia : 

Bibliografia http://pt.wikipedia.org/ Cristina Maia; Isabel Paulos Brandão; Manuela Carvalho – Viva a História! 7, 1ª Parte – Porto Editora

authorStream Live Help