Lição_05 - DEPRESSÃO

Views:
 
Category: Education
     
 

Presentation Description

Aula sobre depressão, ministrada pela Psicologa Késia

Comments

Presentation Transcript

PowerPoint Presentation:

05 Depressão

PowerPoint Presentation:

bíblica base Salmo 42.1-11 "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim , por ti, ó Deus, suspira a minha alma."

Introdução:

Introdução Quando um crente percebe que está entrando em depressão, logo aparecem os “doutores” para dar receitas de cura, ou os “advogados” que montam os processos, geralmente contra o indivíduo, julgando as causas daquela situação. Na vida desse cristão, começa a procura por pecados encobertos, a ânsia por uma fé gigantesca e a busca desesperada por um momento de trégua daquela angústia tão profunda .

1. Entendendo a depressão:

1. Entendendo a depressão Podemos definir depressão como “uma tristeza profunda, melancolia involuntária, que coloca o indivíduo em estado de prostração emocional, paralisando a iniciativa para todo tipo de atividade, para tomada de decisões, com a perda de perspectivas para o amanhã” ( “As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite” - Sl 42.3).

2. Causas da depressão:

2. Causas da depressão Devemos considerar que somos corpo, alma e espírito, e dessa forma pontuar que um problema físico pode causar um problema emocional, e vice-versa. Um problema espiritual também pode desencadear problemas físicos e emocionais. Enfim, reagimos às questões da vida de muitas maneiras, e a depressão pode ser uma delas.

2. Causas da depressão:

2. Causas da depressão Em relação ao pecado (afastamento de Deus), a Palavra nos mostra que a alegria da salvação e a paz que a comunhão com Deus nos traz é perdida: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio” ( Sl 32.3 e 4); “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos... Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo ;... Restitui-me a alegria da tua salvação” ( Sl 51.4, 7 e 12).

3. Identificando a depressão:

3. Identificando a depressão Depressão por esgotamento físico, emocional e espiritual – Elias (1Rs 19.1-18 ) Depressão por problema físico – Ana ( 1Sm 1.1-18 ) Depressão por causa do pecado – Davi ( 2Sm 11.1-13,15 e 24; Sl 32.1-5)

4. Depressão e o tratamento de Deus:

4. Depressão e o tratamento de Deus Deus tratou a vida emocional de Elias, ouvindo suas queixas (v.13-14 ). Na vida de Ana, depois que o sacerdote ouviu a razão de sua angústia e passou a conhecer o motivo daquela situação, Deus o usou para dar a ela uma palavra que abençoou seu coração e lhe restaurou a esperança (v.17-18 ). Davi tomou uma atitude de arrependimento e confissão diante de Deus (2Sm 12.13).

Conclusão:

Conclusão Precisamos estar atentos, como bons mordomos do templo do Espírito, aos sinais de cansaço e esgotamento que muitas vezes se manifestam em nosso organismo, e considerarmos a necessidade de um descanso, uma melhor administração do tempo.

authorStream Live Help